Bigin para empreendedorismo digital

Saiba como o empreendedorismo digital está crescendo e como utilizar um sistema CRM para ampliar suas oportunidades de negócio. Boa leitura!

O empreendedorismo digital tem crescido muito nos últimos anos, com isso diversas ferramentas surgem no mercado para facilitar a  vida de novos empreendedores. Mas você sabe como utilizá-las ao seu favor?

Neste artigo preparamos algumas dicas sobre empreendedorismo digital e como o CRM Bigin pode te ajudar neste processo, uma vez que foi pensado para pequenas empresas. Confira!

Do que se trata o empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital é o ato de criar um negócio que opere digitalmente, principalmente na Internet. Para trabalhar na área é necessário conhecer bem o ambiente digital e descobrir como fazer negócios no campo.

Os empreendedores digitais referem-se a pessoas que usam a Internet para criar novos negócios por meio da inovação, e também podem ser chamados de “empreendedores da Internet”.

Assim como no empreendedorismo offline, quando se trata de empreendedorismo digital, a maioria das pessoas busca ser lucrativa e trabalhar em condições de trabalho mais flexíveis e simples. Ao contrário das startups offline, as startups digitais normalmente exigem investimentos iniciais menores e não exigem estruturas físicas complexas para operar.

Os negócios digitais podem ser e-commerce, marketplaces, portais de cursos, serviços oferecidos online, blogs com conteúdo e muito mais.

De onde surgiu o conceito de empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital não é um conceito novo. Ele veio junto com a internet nos anos 70.

No entanto, quanto mais a tecnologia avança, mais ela se desenvolve. Até algum tempo atrás, era impensável comprar um produto pelo computador e receber em casa, certo?

Neste momento, algumas pessoas gostam dessa forma de comprar, e os empreendedores digitais estão acompanhando de perto essa tendência comportamental.

Por que você deve se tornar um empreendedor digital?

Se você está pensando em se tornar um empreendedor digital e ainda não está convencido, que tal alguns motivos para te ajudar a decidir?

Bem, a primeira é que você terá sua independência. E, além de agendar seu próprio horário, você pode trabalhar de qualquer lugar. Em outras palavras, não há falta de flexibilidade.

Além disso, você pode decidir expandir seu negócio - ao fazê-lo crescer, você pode ganhar mais dinheiro. Vale ressaltar que você estará entrando em um mercado promissor, o digital.

Afinal, mesmo as empresas físicas precisam se adaptar a essa nova situação para serem bem-sucedidas. Então, você começou e há uma grande chance, não acha?

4 razões para começar no empreendedorismo digital

O conceito de empreendedorismo digital está se tornando cada vez mais popular no país, e há bons motivos para levar as pessoas a se aventurarem nesses negócios. Por esse motivo, separamos boas razões para se tornar um empreendedor digital:

1. Possibilidade de alcançar muitas pessoas

À medida que mais e mais pessoas estão conectadas, fica mais fácil para o seu negócio alcançar pessoas diferentes e ganhar visibilidade nacional e globalmente. Notícias na Internet viajam rápido!

Enquanto em um negócio tradicional seu desempenho será muito limitado devido a questões como barreiras geográficas e dificuldades de acesso, por exemplo na internet, empreendedorismo digital aliado a boas práticas de marketing e publicidade, você pode fazer com que pessoas de diferentes partes do mundo conheçam seu negócio e comprem dele.

2. Negociações mais flexíveis

Negociar e manter uma empresa dinâmica é muito mais simples em um ambiente virtual. Isso porque a necessidade de reuniões presenciais é eliminada, todas as transações são instantâneas e, na maioria das vezes, não há problemas com horário comercial, disponibilidade do vendedor etc.

Tudo é mais rápido e simples, e essa flexibilidade e dinamismo beneficia empresários e clientes, que hoje valorizam a simplicidade e a rapidez na negociação.

3. Aplicações financeiras reduzidas e mais rentáveis

Estruturas físicas complexas, inúmeros investimentos em funcionários, equipamentos, móveis, etc... Não serão mais necessários! Para começar no empreendedorismo digital, às vezes tudo o que você precisa é você mesmo e um computador.

Claro, depende do tipo de negócio que você pretende criar e do orçamento inicial disponível. No entanto, em alguns casos, isso é totalmente possível e mais do que suficiente.

Além disso, em uma empresa digital, a maioria dos custos incorridos com dispositivos físicos, como aqueles associados à manutenção da equipe, espaço, viagens para realizar reuniões e afins, estão ausentes.

4. Expansão do ambiente digital e facilidade de acesso a internet.

À medida que a Internet continua se expandindo e o acesso virtual a partir de dispositivos como smartphones e tablets se torna mais fácil, esse ambiente é propício não apenas para a divulgação de produtos e serviços, mas também para a integração de uma empresa totalmente digital.

Qual o perfil de um empreendedor digital?

Você já sabe que existem muitas vantagens em ser um empreendedor digital, certo?

Mas o trabalho também exige um conjunto de habilidades. Habilidades em ferramentas virtuais são necessárias. Sem isso, é difícil fazer o trabalho.

Ainda é necessário conhecimento gerencial e financeiro, pois você será responsável por toda essa parte. Além disso, você deve conhecer seu mercado como todo mundo e ficar de olho em todas as mudanças e tendências.

Quais são o tipos de empreendedorismo digital

O empreendedorismo digital oferece a possibilidade de atuar em inúmeros nichos de mercado diferentes, mesmo para quem nunca usou a internet. Dessa forma, o empresário deve escolher um ramo com o qual mais se identifique, fazendo todas as variações e peculiaridades desejadas.

Confira alguns dos diferentes tipos de startups digitais no mercado:

  • Influenciador Digital

Esse tipo de empreendedorismo digital está surgindo e se tornou um dos principais meios de comércio virtual do mercado. Um influenciador digital é alguém que ganha muitos seguidores em uma rede social produzindo conteúdo virtualmente (seja ele qual for). Dessa forma, sua postagem terá muito engajamento e se tornará viral facilmente, atingindo milhares de pessoas várias vezes.

Por sua capacidade de influenciar os hábitos e o comportamento dos seguidores por meio de suas postagens, eles são procurados por empresas que desejam divulgar seus produtos e serviços. Dessa forma, receba o pagamento e feche a parceria.

Outro método de monetização usado por influenciadores digitais é o Google AdSense (plataforma de anúncios). Com isso, sua receita é proporcional ao número de visualizações que a página ou o vídeo recebe.

  • Infoprodutos

Infoprodutos são produtos digitais vendidos virtualmente, focados em fornecer informações. Os produtos de informação podem ser cursos online, e-books, podcasts, webinars, revistas eletrônicas, etc. Muitas vezes, eles são baseados no conhecimento de seus proprietários/membros e fornecem conteúdo que aborda as preocupações e necessidades das pessoas.

Os infoprodutos de marketing oferecem aos empreendedores uma série de vantagens, dentre as quais se destaca a escalabilidade. Houve algumas vezes em que um empreendedor produziu conteúdo em um determinado ponto e o vendeu para um número ilimitado de pessoas ao longo do tempo. Como cursos em vídeo, e-books, cursos, etc.

  • Programas de afiliação

Um programa de afiliação é uma estratégia de marketing baseada no princípio de promover produtos ou serviços digitais de terceiros. Por meio de blogs próprios, plataformas próprias ou redes sociais, os indivíduos promovem a solução e são pagos toda vez que ocorre uma venda após sua divulgação.

Esse tipo de negócio é muito lucrativo, não só para profissionais que veem valor no trabalho publicitário, mas também para produtos ou serviços que exigem esse tipo de marketing para vender. Alguns dos principais exemplos de programas de afiliados são a Monetizze, Amazon Associados, Hotmart e Lomadee.

  • E-commerce

Uma loja virtual, ou "e-commerce" para abreviar, é um negócio online que vende produtos ou serviços. Muitas pessoas erroneamente definem o comércio eletrônico como uma "loja virtual". No entanto, basta vender pela internet – por exemplo, usando Instagram, WhatsApp ou alguma outra plataforma de vendas – o que já pode ser considerado e-commerce.

Ao contrário da maioria dos negócios virtuais, o e-commerce vende produtos que não são consumidos na Internet, mas sim fisicamente. Esse tipo de negócio requer muito menos funcionários do que uma loja física. Por outro lado, requer estoque, entrega, produção, investimento em marketing e logística usando determinadas plataformas.

Para que tudo funcione bem, é necessário ter a plataforma certa que centralize e faça toda gestão de forma automatizada. Com isso em mente, torna-se necessário investir em um bom CRM. Veja como a plataforma pode ser útil na sequência.

Saiba como um CRM pode te ajudar no empreendedorismo digital

Com o CRM, as pequenas empresas relacionadas ao empreendedorismo digital podem definir estratégias de vendas mais seguras e evitar a perda de clientes. Isso porque o sistema subsidia a análise dos dados dos clientes.

Saiba onde o cliente está no funil de vendas. Os relatórios são úteis para as equipes de vendas e marketing, bem como para outras áreas. O CRM fornece dados como preferências de produtos do cliente, a época do ano em que eles costumam comprar e muito mais.

Além disso, o CRM ajuda a aumentar a produtividade da empresa, pois mostra os objetivos e as lacunas do processo. Por exemplo, que tal o pedido de um cliente? Foi atendido ou saiu da entrega? O sistema otimiza e agiliza procedimentos e gestão. O resultado final é a satisfação e fidelização do cliente.

Mas afinal, o que é um CRM

Já sabemos que CRM é a abreviação de "Customer Relationship Management". No entanto, a definição de CRM vai além: é a gestão 360 graus de vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contato.

Estamos na era dos clientes, na era da transformação digital e na era das novas tecnologias. Nesse caso, o relacionamento também mudou, resultando em um novo conceito, também conhecido como experiência do cliente. O conceito de CRM significa foco no cliente. É estratégia, é processo, são ferramentas e técnicas.

As plataformas de CRM são uma das tecnologias empresariais mais importantes e inovadoras disponíveis para as empresas. Porque? A maneira como eles usam as informações do cliente para gerenciar clientes, leads e oportunidades de vendas em um só lugar.

Qual a diferença entre CRM e ERP?

Agora que você já entendeu melhor o que é CRM, você pode ter a seguinte dúvida: Qual a diferença entre CRM e ERP? Esta é uma pergunta comum, pois o software ERP também é bem conhecido.

Mas o propósito do CRM e do ERP é diferente. O CRM lida com processos de negócios para melhorar o relacionamento com o cliente, metas de vendas e relacionamento com o cliente. O ERP, por outro lado, é uma ferramenta mais ampla que foca na otimização dos processos operacionais de uma empresa com o objetivo de aumentar a eficiência, a produtividade e a redução de custos.

Nada é melhor do que outro software. A decisão entre usar CRM ou ERP (ou mesmo ambos) depende das necessidades do seu negócio. Por isso, antes de escolher uma ferramenta, é preciso diagnosticar a empresa e entender quais são os gargalos.

Conheça os benefícios de usar um CRM

O software de CRM com o cliente oferece muitas vantagens para o relacionamento entre empreendedores e clientes para aumentar o número de vendas. A seguir, veremos alguns dos principais benefícios de ter esse sistema.

Integração com e-mail e softwares

Esta ferramenta pode ajudá-lo a encontrar novos compradores. Quando integrado ao seu e-mail, você pode enviar mensagens com diferentes temas e verificar quais atraem mais contatos. Com isso, você pode descobrir quais ofertas cada cliente tem mais interesse, direcionando assim e-mails personalizados com base nos desejos do comprador.

Além do mais, você pode integrar outras ferramentas que já utiliza, como aplicativos do Google — Drive, Calendário, Contatos, Mapas —, Excel, Trello, Asana, Chats, Tag Plus e muitos outros.

Alinhamento marketing e vendas

Ao integrar todos os dados e informações de clientes e processos, o CRM pode coordenar todas as equipes, principalmente marketing e vendas. Todos os colaboradores têm acesso ao sistema e podem utilizá-lo com segurança e rapidez. Essa integração também simplifica o dia a dia da equipe de vendas, que está na vanguarda e tem mais contato com os clientes.

Gestão do funil de vendas

O CRM também permite saber em que estágio do funil de vendas cada cliente se encontra, se ele é um prospect, um prospect qualificado, se já é um cliente ou se é a estrutura do funil de vendas.

Em plataformas como Zoho Bigin, o gerenciamento de funil é totalmente visual: tudo é organizado de forma simples e muito intuitiva. Por exemplo, para mover um cliente que passou do estágio de atração para o estágio de consideração, basta arrastar o bloco correspondente para um novo local no funil.

Vale ressaltar que um bom CRM é totalmente configurável. Deve permitir alterar os canais de venda para cada produto ou modelo de negócio, bem como adicionar diferentes colaboradores. Além disso, deve ser possível escolher quais dados salvar para cada situação, entre inúmeras outras possibilidades.

Portanto, não há necessidade de comprar novas ferramentas de gestão para cada necessidade, pois um CRM de alta qualidade é totalmente personalizável, seja sua empresa uma empresa de comércio eletrônico, uma startup usando o método de inside sales ou até mesmo uma loja de varejo.

Fortalecer relacionamento

Pequenos detalhes, como a chamada ou a adaptação da linguagem ao perfil do cliente, podem fortalecer os relacionamentos porque criam intimidade. Com um CRM, as interações podem ser analisadas, reclamações podem ser verificadas e seu serviço pode ser ainda mais personalizado.

Registro de atividades

Com essa ferramenta, também é possível registrar todas as interações com um cliente - quando foi a última ligação, ofertas feitas, reclamações e muito mais. Dessa forma, todo o histórico do relacionamento entre a empresa e o consumidor pode ser entendido, o que pode permitir que você entenda melhor seus clientes e, assim, escolha melhores estratégias para contatos posteriores.

Também evita que o cliente tenha que recontar toda a história e refazer a mesma solicitação a cada novo contato, pois mesmo para ligações feitas por outras pessoas, todas as informações anteriores já ficam registradas na plataforma.

Dessa forma, os operadores podem entender tudo o que aconteceu desde a primeira interação, proporcionando uma conexão mais agradável e mais oportunidades para fechar um negócio.

Oferece mais poder gerencial ao líder de vendas

O CRM é ótimo para gerar relatórios e analisar o desempenho de cada colaborador individualmente, para que um bom líder possa olhar mais de perto o desempenho de todos os seus clientes, o que ajuda a dar mais poder e selecionar melhor os termos dos pontos fortes de cada pessoa.

Reúna relatórios, analise dados e consiga desenvolver planos de ação, traçar metas e até mesmo cobrar ou elogiar resultados para maior controle de toda a equipe.

Não há dúvidas de que a partir do momento em que você aplica o CRM no seu dia a dia, é apenas uma questão de tempo até os resultados, afinal melhorar o relacionamento com os clientes, aumentar a média de ordens de serviço, melhorar a comunicação interna e potencializar as vendas os líderes certamente podem ajudar qualquer empresa a obter boas notas.

Relatórios

Uma grande vantagem é que você pode consultar relatórios. Isso facilita muito o planejamento, pois os dados relevantes são organizados, coletados e apresentados de forma clara, simplificando a tomada de decisões.

Por exemplo, você pode ver quantos e-mails ou telefonemas se convertem em compras. Armado com essas informações, você pode saber quantas chamadas ou mensagens você precisa ligar para clientes em potencial para atingir suas metas de vendas.

Melhora a comunicação da equipe comercial

O setor comercial é composto por várias áreas distintas, como o departamento de vendas e marketing, implementando um sistema que gere o armazenamento de todos os dados, o que não só facilita a montagem de estratégias, como também facilita a comunicação entre departamentos.

Os dados podem ser cruzados, as informações podem ser integradas e as informações de uma área podem ser trazidas para outra área, tornando tudo mais claro, mais profissional, melhorando a precisão dos cliques e tornando a comunicação interna mais eficaz.

Automação

Entre os muitos benefícios, o último que quero destacar é como a tecnologia ajuda a automatizar processos.

Todos os dias, funcionários de empresas perdem muito tempo em trâmites burocráticos. O desperdício cria uma bola de neve correspondente aos dias de trabalho perdidos quando o tempo acumulado do mês é considerado. O resultado é baixa produtividade e, portanto, perdas monetárias.

No entanto, o software de CRM resolve esse problema perfeitamente porque executa procedimentos na velocidade de um clique. Dessa forma, as atividades se tornam simples, ágeis e menos propensas a erros. Como resultado, os funcionários produzem mais e melhor, gerando maiores lucros para a empresa.

Além de tudo, você vai encontrar vários outros recursos, como acesso por celular ou tablet, previsão de vendas, calendário de atividades, notificações, formulários web, catálogo de produtos etc.

Potencializa o aumento do ticket médio

Com tantos dados valiosos coletados, é possível entender quanto seus consumidores estão gastando por mês, principalmente o ticket médio por pessoa, o que permite que os vendedores entendam seu comportamento e possam desenvolver estratégias para aumentar esse ticket.

Assim, antes de entrar em contato com os clientes novamente, os vendedores já sabem o que comprar mais, possíveis upgrades e como chegar lá da maneira certa e sempre poder oferecer mais.

Conheça o Zoho Bigin

Podemos definir o Zoho Bigin como um CRM simples que atende perfeitamente às pequenas empresas de empreendedorismo digital e gerenciar facilmente seus negócios. É um sistema que auxilia as empresas da melhor forma possível, desde a captação de contatos até o fechamento de negócios.

O Zoho Bigin ajuda você a visualizar o andamento dos negócios em seu funil de vendas, gerenciar dados de clientes e acompanhar todas as interações de forma multicanal (por exemplo, por e-mail, telefone, site, Twitter etc.)!

Todos os recursos de CRM necessários que uma pequena empresa precisa podem ser usados ​​e otimizados de maneira mais simples e intuitiva no Zoho Bigin para gerenciar melhor seus negócios.

Como usar o Bigin para fidelizar os clientes no empreendedorismo digital?

Para conseguir fidelizar clientes com a ajuda de um software de CRM, o primeiro passo é extrair informações que permitirão determinar quais recompensas serão consideradas importantes pelos consumidores - principalmente se você estiver oferecendo algo que não interessa ao seu público, ele não fará parte do seu programa de fidelidade.

O sistema de fidelidade mais popular são as milhas aéreas, mas agora existem programas de pontos que permitem que as pessoas troquem pontos ou milhas por produtos, viagens e até experiências (como andar de Ferrari ou saltar de paraquedas).

Analise quais incentivos você pode oferecer para fazer seus clientes pensarem duas vezes antes de comprar de um concorrente.

Primeiro, inicie um programa de fidelidade com pessoas que já são leais à sua empresa e, em seguida, implemente-o em todo o mercado. Quando você lança uma campanha com clientes existentes, eles poderão criticar, sugerir ou elogiar o programa e, se necessário, você terá outra oportunidade de revisar o programa. Isso também mostrará aos clientes atuais o quanto você os aprecia.

O segundo passo é ter regras bem definidas e claras sobre como o programa funcionará: qual é o presente, como as pessoas podem obtê-lo, quando os pontos expiram e assim por diante. Cuidado nessa fase, se você divulgar o programa e depois precisar alterar as regras, ele será desprezado pelos seus clientes.

O próximo passo é criar um sistema de recompensa progressiva. A ideia é fazer com que as pessoas comprem cada vez mais para que possam obter retornos cada vez melhores.

O importante é inventar algum tipo de presente que seja mais atingível e depois torná-lo mais difícil. Isso os incentivará a comprar pela primeira vez e, quando receberem seu primeiro presente ou benefício, seus clientes saberão que o programa funciona e, portanto, serão incentivados a comprar mais.

É importante treinar seus funcionários para que eles entendam as regras, divulguem o plano e orientem os clientes na dúvida. Sua equipe deve ser a primeira a adotar e promover o programa de fidelidade - ou seus próprios funcionários podem prejudicar seus clientes.

Por que escolher o Zoho Bigin?

O software CRM é um software que ajuda as empresas a agregar e analisar as informações dos clientes para melhorar o relacionamento com os clientes. Quando falamos de CRM, estamos falando de uma ferramenta de vendas de alto impacto para o empreendedorismo digital.

Mas mesmo sendo tão benéfico, muitas pequenas e médias empresas questionam sua eficácia em relação aos seus negócios, pois as vendas continuam altas e o número de clientes é controlado.

A verdade é que usar um CRM para uma pequena empresa como o Zoho Bigin pode crescer tanto quanto para uma grande corporação. Afinal, esse sistema contribui diretamente para a integração e o fluxo de desenvolvimento dos negócios da empresa.

Para ajudá-lo a entender por que você deve usar uma ferramenta de CRM para sua pequena empresa, selecionamos 3 benefícios essenciais do Zoho Bigin para sua empresa:

  • Diferencial competitivo

As ferramentas de CRM são projetadas para construir e nutrir relacionamentos duradouros com os clientes. A ferramenta olha para a jornada do cliente e tem um impacto decisivo nas vendas, além de promover a fidelização do cliente à marca. Clientes fiéis são tudo nos negócios, certo?

As pequenas empresas podem desempenhar um papel importante na construção de relacionamentos com os clientes, distinguindo-se pela boa comunicação em toda a jornada do cliente (pré-compra, durante a compra e pós-compra) e pela confiança em um tratamento personalizado.

Usar o CRM desde o início do seu negócio te coloca já à frente dos seus concorrentes, torna sua empresa mais atrativa e gera mais negócios. Além disso, o CRM ajuda você a solidificar seu negócio e deixar sua marca no mercado.

  • Maior crescimento

Crescer no mercado é o objetivo de toda pequena empresa. Esse objetivo é alcançado de forma mais prática e fácil por meio dos recursos disponibilizados pelas ferramentas de CRM. Usar o Zoho Bigin é um investimento que pode expandir seus negócios a longo prazo.

Essa ferramenta traz inovação à sua dinâmica de trabalho, ao mesmo tempo em que permite que você tenha um entendimento mais profundo da relação do seu cliente com o seu produto. A partir da análise de dados fornecida pelo Zoho Bigin, estratégias mais confiáveis ​​e eficazes podem ser combinadas para conquistar clientes.

O Zoho Bigin não apenas ajuda a empresa a permanecer no caminho certo, mas também orienta um caminho mais sustentável e duradouro.

  • Mais organização

Como você provavelmente já sabe, planilhas e post-its nem sempre funcionam. Às vezes, esse método de trabalho não pode ser mantido rápido e eficiente.

Nesse sentido, as ferramentas de CRM te tiram dessa pilha de documentos, te dando um ambiente mais organizado, simples e intuitivo para acessar todas as métricas relevantes da empresa, acompanhar a jornada de cada cliente, e muitas outras coisas que não são possíveis colocar em um papel.

Ter uma organização assim em uma pequena empresa é fundamental desde o início para evitar que a gestão desses elementos se perca à medida que o volume de informações e clientes cresce. Além disso, esta organização é necessária para moldar uma boa dinâmica de gestão de vendas no futuro.

Agora que você já sabe o que é um CRM e como ele pode beneficiar no empreendedorismo digital, ficou mais fácil decidir se vai implementar essa ferramenta na sua marca!

Caso tenha interesse, você pode testar a ferramenta Zoho Bigin gratuitamente. Acesse e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas