Conheça os tipos de CRM no mercado

tipos de CRM no mercado - ZOHO

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que significa Gestão de Relacionamento com o Cliente em português. Existem alguns tipos de CRM e separamos para explicar cada um deles neste artigo.

Embora geralmente associado a software, o CRM vai além. Quando falamos em gestão de relacionamento com o cliente, estamos falando de um conjunto de estratégias e práticas de marketing e vendas que visam construir a fidelidade do cliente.

E como reter clientes por meio do CRM? Por meio dessa gestão, é possível entender as questões que envolvem os clientes e suas interações com a empresa.

Por isso, o CRM foca em entender os anseios e necessidades dos clientes, a fim de agregar valor a eles por meio de um contato mais próximo, para melhor atender às suas necessidades. O resultado são clientes mais felizes e fidelidade mais bem-sucedida.

Para que os clientes  fiquem satisfeitos, o CRM também está relacionado à melhoria da eficiência da equipe de vendas, pois, ao customizar uma cotação ideal para o perfil do seu cliente, pode trazer mais rentabilidade ao negócio e aumentar o número de vendas.

Portanto, software, ferramentas ou plataformas de CRM são sistemas criados para facilitar a gestão de clientes em uma empresa.

A ferramenta de CRM mantém um grande banco de dados que contém informações relevantes sobre clientes e outras pessoas interessadas em seus produtos e serviços, clientes em potencial e como eles se comunicam com a empresa.

O software então armazena, organiza e cruza dados, gera informações importantes e facilita a gestão de equipes para que sua empresa possa oferecer aos clientes resultados cada vez mais positivos e usufruir de todos os benefícios que um sistema de CRM deve proporcionar.

Saiba quais são os 4 tipos de CRM   

O CRM é muito versátil e pode ser implementado em empresas de qualquer porte, departamento ou segmento de mercado.

Existem muitos tipos de CRM que especificam sua aplicação como 4 funções diferentes: operações, análise, colaboração e estratégia.

Veja o que é cada tipo de CRM e como ele é aplicado:

1. CRM Estratégico  

O CRM estratégico é responsável por cooperar com outros tipos de CRM para rastrear metas e objetivos para alcançar uma tomada de decisão mais eficiente.

O CRM estratégico mapeia oportunidades e ameaças para estabelecer melhores ações de marketing, melhores previsões de vendas e aprimorar o desenvolvimento da força de vendas.

Pontos fortes e fracos também são identificados para melhorar a gestão e o desempenho.

2. CRM Operacional  

O CRM operacional é um dos tipos de CRM mais comuns e relevantes em qualquer negócio. Ele é responsável por capturar dados e criar e manter canais de contato com o cliente através dele.

O Operations CRM é responsável pela gestão das vendas, o que é muito importante para o setor empresarial.

Ele mantém registros históricos detalhados de clientes e funis de vendas e é usado para melhorar o desempenho da equipe de vendas.

O fácil acesso às informações, como interações anteriores, pode ajudar a desenvolver maneiras mais confiáveis no customer success.

3. CRM Colaborativo  

O CRM colaborativo compartilha informações, integra vendas, marketing, suporte e atendimento ao cliente e melhora a retenção e a fidelidade do cliente.

O acesso integrado às informações permite que a equipe de marketing compreenda melhor os consumidores e identifique clientes em potencial para a equipe de vendas, melhorando assim o relacionamento com os clientes.

4. CRM Analítico  

A função do CRM analítico é basicamente analisar dados e informações do cliente.

Os dados capturados pelo CRM operacional são verificados e analisados, e as informações geradas podem identificar e obter insights sobre quem é o consumidor.

Com a ajuda do CRM analítico, os clientes podem ser segmentados e as previsões de vendas podem ser feitas com base em seus dados para fazer cotações personalizadas e identificar novas oportunidades.

Como escolher o CRM para sua empresa?  

O CRM mais eficaz é aquele que é consistente com a estratégia de cada empresa, por isso é importante entender o tipo de CRM para entender qual é o melhor para atender aos objetivos de negócios.

Hoje, o uso da tecnologia é a base, e a plataforma de CRM é muito útil para todos os tipos de CRM, toda a jornada do cliente e todos os canais de contato.

Precisa de ajuda para determinar o tipo de CRM certo para sua empresa?

Onde encontrar o melhor CRM para sua empresa  

Com a Zoho, você pode implementar sua estratégia de CRM de forma muito simples!

Somos especialistas em gestão de relacionamento com o cliente e usamos a tecnologia para oferecer a melhor experiência de compra.

Integramos os seus serviços em diversos sistemas, com segurança, responsabilidade e experiência a este respeito.

Com o sistema telefônico integrado sem hardware, você pode fazer e receber chamadas, comprar números de telefone para seus funcionários e melhorar significativamente a maneira como você alcança clientes existentes e potenciais.

Você também pode optar por criar vários processos com estágios totalmente personalizáveis e permitir que pequenas empresas realizem suas várias ações de cliente no CRM.

A visualização de fluxo de Bigin permite que os usuários visualizem as informações de seus clientes da maneira mais atraente e as estendam a toda a jornada do cliente.

Cuidamos de toda a jornada de relacionamento com o cliente por meio de gestão profissional, serviços de manutenção e suporte, bem como operações de serviço.

A Zoho Bigin é o CRM para pequenas empresas mais completo do mercado.

Entre em contato com nossa equipe e conheça tudo o que oferecemos para otimizar seu negócio! Saiba tudo sobre CRM e muito mais em nosso blog.

Publicações relacionadas