CRM Operacional: o que é e como usar

CRM Operacional: o que é e como usar - Zoho

O CRM operacional é voltado para o cotidiano da operação de uma empresa.

Através dele é possível que o vendedor tenha  acesso às informações mais relevantes sobre o cliente e, assim, decidir sobre qual a melhor maneira de abordá-lo e persuadi-lo a fechar negócio e encontrar boas oportunidades em sua empresa.

Confira como usar o CRM operacional da maneira correta

O principal objetivo deste tipo de CRM é melhorar a comunicação com os clientes, a partir da apresentação de funcionalidades de follow-up e de captação de feedback.

Na prática, o uso de todos os CRM, independentemente do seu foco, pode trazer excelentes oportunidades para seu negócio.

O que é CRM operacional? Como aplicá-lo ao meu negócio?   

Por um lado, CRM significa gestão de relacionamento com clientes, atuando de modo a priorizar a interação da empresa com seu público alvo.

O CRM operacional pode ser visto como uma subdivisão desse sistema maior, envolvendo as atividades de contato direto com os consumidores.

Por isso, pode-se dizer que engloba áreas como centrais de atendimento que recebem reclamações ou elogios e os vendedores de campos.

Quando o setor operacional é bem implementado, é possível criar planilhas com os endereços de contato dos clientes, acessar seus históricos de compra, verificar possíveis problemas que eles tenham vivenciado com a empresa e, também, a solução que aceitaram, verificar o andamento de pedidos atuais, entre outros quesitos.

CRM operacional: automação de processos  

O CRM operacional traz como grande vantagem a possibilidade de se trabalhar com a automação de processos:

  • Planilhas conectadas entre os setores da empresas;

  • Alguns serviços que fazem uso de chatbot para questões simples;

  • Atendimento funcionando 24 horas por dia (todos os dias da semana);

  • Lembretes enviados de maneira programada para vendedores.

Ou seja, quanto mais tecnologia for incorporada ao processo, maior a capacidade da empresa de captar informações e repassá-la à sua equipe com rapidez, resolvendo as necessidades dos clientes de maneira mais produtiva.

O CRM, no geral, é utilizado para gerenciar e analisar as interações com seus clientes, antecipar suas necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade e aumentar as vendas e a desenvolver campanhas mais assertivas de captação de novos clientes.

O CRM cumpre a função de armazenar informações de clientes atuais e potenciais, a partir de dados como:

  • Nome;

  • Endereço;

  • Número de telefone;

  • Entre outras infos.

Por outro lado, também cumpre a função de reter atividades e pontos de contato com a empresa, incluindo:

  • Visitas a sites;

  • Ligações telefônicas;

  • E-mails;

  • e outras interações.

No entanto, o CRM não age apenas para um retorno de lista de contatos, mas também reúne e integra dados valiosos para preparar e atualizar a equipe que está à disposição de sua empresa com informações pessoais dos clientes, histórico e preferência de compras.

Listamos as melhores soluções de um CRM para você não perder mais tempo! Com o CRM você vai conseguir:

  • Rastrear de forma ativa, além de gerenciar as informações dos clientes;

  • Conectar toda a sua equipe em qualquer dispositivo;

  • Capturar de modo inteligente os e-mails dos clientes;

  • Simplificar tarefas repetitivas para que você consiga realizar um acompanhamento de leads mais efetivamente;

  • Fornecer recomendações e insights instantâneos;

  • Expandir e personalizar de acordo com o crescimento da sua empresa.

Feche mais negócios, mantenha mais clientes e comece a ver o movimento de expansão de sua empresa!

Aliás, não esqueça que o CRM proporciona a você mais facilidade e rapidez, afinal, suas conversas são sempre pessoais, relevantes e atualizadas quando a informação é armazenada em um só lugar.

Quando ter um CRM?  

Na prática, o uso do CRM pode agregar valor ao seu negócio. Confira abaixo 8 situações que destacam a necessidade de sua empresa ter um CRM:

  1. Sua empresa possui equipes que trabalham juntas, mesmo quando não estão fisicamente juntas;

  2. Suas equipes de vendas está sempre em movimento, seja viajando ou em outras tarefas de seu negócio que são aliadas à vendas;

  3. Você não consegue encontrar de forma rápido os dados de clientes para tomar decisões na hora;

  4. Você sente que as negociações estão passando rapidamente por você pelas falhas de gerenciamento em planilhas e cadernetas;

  5. Você tem um compilado de aplicativos que você chama de CRM, porém eles não estão realmente conectados a um único banco de dados ou “sistema de registros”, logo, você não ganha tempo;

  6. Sua empresa está em constante crescimento, mais rápido do que você está preparado;

  7. Você está por dentro de que a experiência do cliente de sua empresa está deixando a desejar ou você está perdendo mais clientes do que gostaria por causa de problemas de serviços;

  8. Você ou a seção de TI de sua empresa está sobrecarregada com solicitações de manutenção.

Para que sejam reservados bons resultados para seu negócio, o mais recomendado é adotar estratégias, metodologias, softwares ou qualquer outro recurso que possa facilitar essa gestão.

Esses sistemas possuem a função de automatizar o recurso, e assim você pode construir um relacionamento de modo mais otimizado com o seu cliente.

Lembre-se, as principais funções de um CRM estão em torno de:

 

  • Colher informações: local em que é possível inserir informações do seu cliente, como dados pessoais, preferências entre outras. No decorrer do processo de vendas, é possível extrair os dados comerciais.

  • Integrar: se você optar, todas as informações obtidas ficarão armazenadas na nuvem. O sistema praticamente funciona como um banco de dados.

  • Diminuir os erros: com um sistema de CRM, é muito difícil que você tenha problemas com panes ou erros, que geralmente acontecem com softwares.

  • Automação dos setores de Vendas (comercial) e Marketing – ao optar pela automação e integração dos times de seu negócio, certamente irá desdobrar em maior eficiência nas ações e abordagens, além disso, facilita o acompanhamento do ciclo do cliente, você irá reduzir custos, aumentar a produtividade e compreender melhor os leads.

Gostou do conteúdo?

Continue acompanhando o blog e receba mais dicas para aplicar o CRM corretamente.

Publicações relacionadas