Formas de usar CRM colaborativo

Formas de usar CRM colaborativo - Zoho

O CRM colaborativo tem como principal objetivo promover a colaboração entre todas as áreas de uma empresa. Ou seja, na prática, ele faz com que elas trabalhem de maneira integrada.

Setores de vendas, suporte, marketing e atendimento, por exemplo, podem trocar informações acerca dos clientes e de negociações com maior agilidade.

Por consequência, haverá um impacto direto na produtividade das equipes de vendas, resultando no elevado resultado de satisfação dos clientes.

O CRM colaborativo tem como premissa o seguinte entendimento: quanto mais fluido for o fluxo de informação, mais fácil será atender às necessidades de cada cliente.

Neste artigo, confira as formas de usar um CRM colaborativo e o impacto da automação de marketing e vendas no seu negócio!

Principais formas de usar um CRM colaborativo  

O CRM colaborativo é bastante identificado quando o setor de marketing qualifica os melhores prospects e passa esses leads às equipes de vendas, assim, a função deste setor é converter esses leads em clientes.

Ele também corresponde aos negócios modernos quando,por exemplo, um atendente de pós-venda pode receber uma reclamação sobre um produto e, através do CRM colaborativo, consegue descobrir quem foi o vendedor responsável pela venda daquele produto.

No fim, um CRM colaborativo ajuda a alinhar Marketing e Vendas.

Entenda a importância da automação de marketing  

Em síntese, ter um software, mas saber manuseá-lo bem pode ser arriscado, ainda assim é uma excelente estratégia de marketing com objetivos e metas é fundamental o sucesso.

Para que tudo saia nos conformes, o programa de automação de marketing deve contar com várias funcionalidades que não se limitem apenas ao E-mail Marketing e Redes Sociais, mas que abranjam o marketing digital como um todo.

Se tratando de redes sociais (CRM 2.0), dependendo do seu público-alvo, sua empresa vai precisar estar presente em praticamente em todas, manter a frequência constante de publicações e medir os resultados das ações nesses canais.

Ao invés de acessar e analisar uma por uma, você pode utilizar a ferramenta de automação para programar as publicações em mais de uma rede ao mesmo tempo e ter acesso a relatórios que mostram a performance de cada uma em um único lugar.

Já as ações de E-mail Marketing, por exemplo, na maioria das vezes exigem conhecimento de HTML e códigos que podem ser difíceis de configurar, por isso a importância da automação.

Conquista de novos leads  

Quanto à conquista de novos leads é possível por meio da entrega de materiais ricos, por exemplo, ter um software para criar a landing page em que seja disponibilizado materiais que as pessoas possam baixar após preencherem um formulário e, assim, se tornarem leads da sua marca.

Não para por aí! As ações feitas com essas leads é que vão determinar as chances de conversões em clientes, por isso é necessário ter uma boa estratégia.

Um dos primeiros passos é criar um fluxo de nutrição para enviar e-mails com dicas e posteriormente, ofertas da sua empresa.

Com um CRM colaborativo, esse trabalho pode ser feito de forma automática, sem ter que ter uma pessoa dedicada a enviar esses e-mails manualmente.

Você também consegue acompanhar o nível de engajamento de cada um desses leads antes de passar para equipe comercial que tem como finalidade convertê-las em clientes.

Como fazer automação de marketing e vendas com CRM colaborativo  

Para começar é necessário criar um dashboard de acompanhamento, em outras palavras, é preciso ter uma checklist das tarefas fundamentais para construir os seus fluxos de automação e conteúdos de apoio.

Como em qualquer planejamento de marketing, tudo deve estar embasado em objetivos e ter as metas definidas para alcançá-los.

Em seguida liste todos os conteúdos que você tem, tanto artigos, quanto e-books, infográficos, e afins, de acordo com o funil de vendas definido para sua persona.

Para isso, é válido ressaltar que a jornada de compras é dividida por:
  • Topo do funil: estágio em que a pessoa descobre estar com algum tipo de problema.

  • Meio do funil: fase em que ela procura dicas que possam ajudar a resolver esse problema.

  • Fundo do funil: procura quem oferece a solução definitiva para esse problema.

Quando os visitantes estiverem interagindo mais com os seus conteúdos no topo do funil é sinal de que ela ainda está descobrindo que possui um problema e, caso ela se torne um lead, é o momento ideal para abordá-lo a ponto de entender quais são suas maiores dores.

O fluxo de nutrição consiste em enviar uma sequência de e-mails com conteúdos relacionados aos materiais que a lead tem baixado ou acessado nos últimos dias.

Sendo assim, não basta enviar qualquer conteúdo, você precisa segmentar os leads em grupos e enviar e-mails diferentes a cada um para que possam proporcionar um engajamento e interesse maior quando chegar o momento de compra.

Zoho CRM: ferramenta de automação  

Para conseguir aplicar a automação de marketing e gerar bons resultados, é preciso escolher a ferramenta que melhor atenda a sua empresa.

O Zoho CRM é o software ideal para a sua empresa, fazendo a automação na plataforma é possível interagir com o seu público regularmente, gerando confiança e reconhecimento da marca.

Com os fluxos de trabalho, sua empresa poderá ter uma lista de correspondência segmentada com base nas informações que têm sobre seus contatos e envolvê-los enviando conteúdo relevante.

Fazer a automação de marketing e vendas com o Zoho é a garantia de sucesso para otimização dos processos e relacionamento com seus clientes.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog e receba mais dicas sobre gestão de clientes.

Publicações relacionadas