O que é CRM e Quais suas Aplicações – Guia Definitivo Zoho

O que é CRM Zoho

O conceito de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) é bem conhecido entre  empresas, sua principal função é auxiliar gestores de corporações de todos os portes.

Veja de forma lúdica: O que é CRM

Pode-se dizer que vai muito além de uma plataforma ou software, mas trata de todo o processo de gerenciamento e análise das interações com o cliente. Com esse recurso, você pode prever ações, otimizar a lucratividade, aumentar as vendas e personalizar as atividades de captura de leads.

Neste artigo, o tema CRM é explorado para que, com base no entendimento dos conceitos e definições envolvidos no tema, a melhor estratégia possa ser aplicada para gerenciar as operações de relacionamento com o cliente.

Hoje em dia, os recursos de software que permitem centralizar os dados do cliente em uma única plataforma são essenciais para facilitar o acesso e a colaboração entre os membros da equipe e ajudar a gerar percepções mais sólidas, especialmente em um mercado altamente competitivo.

O que é CRM? Definição e conceitos de CRM   

Embora a sigla CRM seja usada para “gerenciamento de relacionamento com o cliente”, sua definição vai muito além da exclusividade da área de vendas.

Outros departamentos como marketing, atendimento ao cliente e todos os pontos de contato são afetados pelo CRM. Por meio do sistema de gestão, é possível monitorar melhor as transações e definir clientes potenciais, ou seja, clientes que podem trazer retornos adicionais

O sistema de CRM é conhecido por gerenciar o atendimento ao cliente, armazenar documentos e informações em um só lugar, e sua utilização tornou-se condição necessária para o crescimento da empresa.

É de se admirar que este é um recurso que não só melhora a comunicação entre a equipe e seus clientes. O CRM ajuda a automatizar as atividades de vendas e marketing, processos de negócios e fornece relatórios em tempo real e compartilhamento de documentos.

Consumidores modernos exigem bom relacionamento de compra  

A nova era, como o presente e o futuro, exige novas melhorias para atender a novos mercados.

Como todos sabemos, estamos na era digital. Portanto, ou como resultado, os consumidores modernos exigem que suas necessidades sejam atendidas de forma eficaz. Isso significa que um bom serviço é fornecido em todas as fases da negociação.

A transformação digital revela a aplicação de novas tecnologias no ambiente de trabalho. Dessa forma, o relacionamento com os clientes também mudou, resultando em um novo conceito: a experiência do cliente.

Portanto, o conceito de CRM é centrado no cliente e não apenas na fase de vendas, por isso é considerado uma estratégia que envolve o uso de ferramentas e tecnologias digitais.

Não é à toa que a plataforma de CRM ocupa a posição de topo da tecnologia empresarial mais importante e inovadora à disposição das empresas modernas (sejam pequenas, médias ou grandes empresas).

Mas afinal, por que o CRM é tão relevante?   

A melhor resposta concentra-se no fato de que as informações dos clientes estão centradas em um único lugar, sendo assim um facilitador para gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas em um único local.

Qual é o papel do CRM?  

O CRM pode armazenar informações e dados importantes usados para gerenciar os clientes, como: números de telefone, nomes, endereços, e-mails, CNPJ / CPF, ligações e histórico de transações.

Atendendo ao desejo dos novos consumidores por serviços de qualidade, através da gestão de todas as comunicações com os clientes, podem ser prestados serviços personalizados, bem como um amplo conhecimento do processo de venda.

A implementação do sistema de CRM pode não só melhorar o relacionamento com os clientes, mas também proporcionar uma variedade de vantagens para as empresas modernas.

Por exemplo, melhorando a produtividade, otimizando atividades, visualização clara de dados para a criação de relatórios e estratégias, acesso a relatórios personalizados, melhoria da comunicação interna entre departamentos, marketing e automação de vendas, etc.

Importância e benefícios do CRM   

Toda empresa, independente do porte, precisa entender como o mercado se adapta. Por exemplo, a utilização do CRM pode maximizar os resultados de um negócio inserido em um mercado cada vez mais competitivo e exigente.

Portanto, ao se livrar dos processos desatualizados e integrar a automação dos processos de vendas às práticas diárias, as empresas poderão progredir nas melhores condições existentes.

A plataforma de CRM pode “limpar a casa”, ou seja, organizar clientes e contatos de forma acessível em tempo real, agilizar e simplificar o processo de vendas, além de reduzir o trabalho manual para essas tarefas específicas.

O processo digital envolve a eliminação de lembretes em notas adesivas amarelas ou imersão em planilhas.

Usar o CRM permite que sua equipe de vendas entenda de forma rápida e fácil os clientes em potencial: cada membro da equipe, não importa onde estejam, não importa o que você esteja fazendo ( em casa ou pessoalmente), você está sempre lidando com as informações mais recentes sobre os clientes e suas interações com a empresa.

Gestão de relacionamento com o cliente e Vendas  

Quando se trata de CRM para vendas, ele faz parte de um sistema de gestão projetado para ajudar sua empresa a vender mais produtos em menos tempo.

Por meio de soluções inteligentes, o CRM realiza tarefas simples de maneira automatizada para que sua equipe possa se concentrar nas etapas importantes da conversão de vendas.

O funil de vendas é o processo de conclusão de uma transação, desde o momento da captura até a conversão final. Por isso, o CRM é muito importante para as empresas modernas.

Deve-se reconhecer que a eficácia do funil de vendas requer o controle e o registro de informações relevantes do cliente.

Para sua equipe de vendas, CRM significa uma solução que pode ajudar a gerenciar canais e otimizar todo o processo de captura de oportunidades, negociação e conclusão de vendas.

Não há intermediário negativo neste processo, como a perda de contatos armazenados em planilhas. Tudo pode ser feito de forma rápida, metódica e claramente definida.

Quais são os tipos de CRM?   

Basicamente, pode-se dizer que as empresas que se conectam especificamente ao CRM têm duas opções: CRM na nuvem e CRM local.

Como resultado, duas variantes principais surgiram para “atrapalhar” a tomada de decisões: necessidades de negócios e orçamentos.

CRM Local  

CRM On-Premise, também conhecido como CRM Local, é um tipo de CRM armazenado no servidor físico da empresa.

Neste caso, a empresa deve estar preparada para as mudanças que vierem a ser necessárias, por isso é necessário ter uma equipe de TI própria.

O software CRM é implantado no servidor ou computador utilizado para tal manutenção. A principal vantagem do CRM On-Premise é que a equipe de TI pode controlar melhor o servidor.

No entanto, a lista de desvantagens pode ser mais longa, por exemplo:

  • Custos elevados de configuração e instalação inicial;

  • Necessidade de contratação de equipe de TI para gerenciamento do servidor e manutenção;

  • Difícil de expandir e as atualizações do sistema podem ser caras.

CRM na Nuvem  

O CRM na nuvem, também chamado de CRM Cloud, como o nome sugere, está na computação em nuvem.

Portanto, pode ser chamado de CRM online. Você pode perceber apenas por essas informações que, ao contrário do CRM Local, ele não está instalado no computador e não exige que sua empresa tenha uma equipe de TI dedicada para manter a solução.

Portanto, o CRM online também é chamado de software como serviço (SaaS), afinal toda a infraestrutura é gerenciada remotamente por uma equipe especializada em soluções.

A facilidade de uso desse tipo de CRM é óbvia, na verdade, sua equipe só precisa acessar a página de login a qualquer momento, por meio de um navegador em qualquer dispositivo ou por meio de um aplicativo.

Uma desvantagem desse tipo de CRM é que ele depende de uma conexão com a Internet, mas pode sincronizar com dados offline (muito benéfico para equipes remotas).

Confira a lista de vantagens do CRM na Nuvem:

    • O acesso está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana;

    • Os funcionários podem se conectar de qualquer lugar por meio de dispositivos móveis;

    • O investimento inicial é insignificante (especialmente quando comparado com CRM On-Premise);

    • Nenhuma manutenção de servidor é necessária e o sistema é atualizado automaticamente;

    • Capaz de monitorar com segurança o desenvolvimento da empresa.

Qual é o papel da plataforma de CRM SaaS?  

SaaS significa software como serviço, e este conceito é denominado “software como serviço” em português.

Esta é uma tendência forte no mundo dos negócios, por isso merece toda a atenção.

A plataforma SaaS é baseada em subscrição, é um modelo de serviço orientado para a comercialização e distribuição de software, podendo também ser encontrados no mercado os seguintes nomes: “Web-based software”, “On-demand software” ou “Hosted software”.

Nesse formato, a agilidade é o ponto forte. Portanto, a implementação não é um fator preocupante, você só paga pela plataforma que atende às suas necessidades de negócios e tem os recursos de que precisa.

As funções da plataforma CRM incluem:

  • Além de gerenciar as informações do cliente, ele também rastreia ativamente o processo;

  • Conecte todas as suas equipes de negócios em qualquer dispositivo;

  • Capture e-mails de clientes de forma inteligente;

  • Simplifique tarefas repetitivas para que você possa rastrear clientes em potencial mais ativamente;

  • Fornece conselhos e percepções imediatas;
  • Use o desenvolvimento da sua empresa como um guia para expandir e personalizar.

O que é Cloud Computing? Conheça sua aplicação no mercado  

Conforme mencionado acima, o CRM online é resultado de avanços tecnológicos como a computação em nuvem, ou traduzido para o português, a computação em nuvem.

A computação em nuvem fornece recursos de computação de uma rede segura de servidores remotos hospedados na Internet, proporcionando uma alternativa de fácil acesso e manutenção ao antigo modelo de execução de plataformas de software e aplicativos e armazenamento e processamento de dados. Computador ou servidor local.

O mercado de tecnologia da informação continua crescendo. Embora esses dados não sejam tão novos, é preciso reconhecer suas perspectivas para as empresas modernas.

Segundo dados divulgados pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) no Mundo da Computação, só em 2018, o crescimento desse mercado superou a média global: 9,8%, superando as expectativas globais de 6,7% e 4,1%.

O destaque da área são as históricas micro e pequenas empresas de software, que representavam 95,5% do mercado de SaaS (software como serviço).

Considerando a pandemia, antes desse processo global, o uso de inteligência artificial (IA) deveria crescer 46,2%, e o mercado de computação em nuvem continuará crescendo a uma taxa anual de 35,5%.

No entanto, sob a “nova normalidade”, as expectativas são maiores.

O mercado de software em nuvem e inteligência artificial é o futuro da tecnologia. Ou seja, por meio dessas estratégias, será possível liderar a concorrência e ter mais oportunidades de ocupar uma posição de liderança nos segmentos de mercado em que atua.

Uma das consequências da disseminação da computação em nuvem é a acessibilidade dos conceitos apresentados, principalmente para pequenas e médias empresas.

Por exemplo, a redução de custos é uma das considerações da maioria das empresas modernas, e também é resultado do uso da tecnologia.

Computação em Nuvem para Logística 

O uso de softwares de gestão de estoque e ERP é um exemplo desse movimento de transformação do negócio, e tem permitido que várias empresas migrem para a nuvem. Na logística, sua importância é destaque.

Pode-se dizer que, atualmente, a eficiência do processo logístico está intimamente ligada aos investimentos em tecnologia e inovação que as empresas estão dispostas a fazer.

Esses conceitos permitem que os gerentes se concentrem em seus investimentos reais de crescimento.

Na logística, a preocupação em garantir que todas as etapas sejam concluídas sem falhas é realidade, o que também explica a acirrada competição do mercado e a demanda dos consumidores por uma entrega mais ágil.

Portanto, ignorar o papel da tecnologia na logística para o sucesso da empresa pode ser um fator prejudicial à imagem e aos resultados financeiros.

CRM x Outros softwares de logística (ERP)  

Primeiramente, é fundamental diferenciar ambos conceitos:

ERP corresponde a Enterprise Resource Planning, trata-se de um recurso que está baseado em soluções informatizadas de gestão de processos organizacionais, sobretudo processos financeiros como contas a pagar, emissão de notas fiscais e planejamento.

Se por um lado, o CRM tem como objetivo melhorar a performance da equipe de vendas, tornar possível entender melhor a jornada do consumidor e, assim, melhorar o relacionamento com clientes e leads, o ERP tem outras finalidades.

O principal objetivo do ERP é conectar os fluxos de informação da empresa, tornando os processos mais fluidos e eficientes, eliminando os gargalos burocráticos e padronizando  processos, a integração das informações também é outra característica chave. Por consequência, garante maior qualidade no atendimento ao cliente.

O ERP, bastante conhecido por ser uma integração eficaz na logística, permite gerenciar todas as áreas de um negócio através de um sistema integrado.

Neste sistema estão concentrados todos os processos e informações sobre: faturamento, financeiro, compras, estoque, RH, fiscal, projetos, produção e outras áreas.

Fato é que, o uso de um software SaaS permite a integração com outras ferramentas específicas de cada área e fazer uma gestão ainda mais eficiente.

Zoho CRM: melhore o gerenciamento de clientes por meio de vários canais

O Zoho CRM oferece suporte a várias funções e serviços, que são surpreendentes porque vão muito além do gerenciamento de relacionamento tradicional.

Zoho CRM é o mais completo software de gestão de relacionamento com o cliente (CRM), no qual você pode desenvolver aplicativos personalizados e customizados, etc. Sua função principal é administrar seu relacionamento com os clientes sem falhas.

O Zoho CRM ajuda a simplificar as funções de vendas, marketing, suporte ao cliente e gerenciamento de produtos de todo o seu negócio ou organização em um único sistema.

Portanto, pode ter tantos requisitos quanto comunicação multicanal, produtividade de vendas, base de conhecimento de CRM, personalização de produtos e integração de terceiros.

Mais importante, esse recurso oferece muitas funções para atender às necessidades de pequenas e grandes empresas.

A facilidade de uso do Zoho CRM é um grande diferencial e seu layout intuitivo é incomparável.

Simples assim: basta configurar sua conta inserindo dados pessoais e detalhes comerciais. Personalize o software de acordo com suas necessidades.

Edições Zoho CRM   

De acordo com as necessidades do seu negócio, é possível escolher edições de conta Zoho CRM, como:

  • Free Edition

  • Edição Padrão

  • Professional Edition

  • Enterprise Edition

Cada negócio tem suas necessidades específicas, portanto, essas versões possuem características próprias para que os gestores possam escolher a versão que mais atenda às suas necessidades.

As versões são baseadas em diferentes requisitos de negócios. Existe um limite para o número de registros que podem ser adicionados na versão gratuita e na versão padrão.

Eles incluem registros nos módulos de oportunidade, cliente, contato, oportunidade e atividade.

Grandes empresas com uma grande base de clientes podem preferir as versões profissional e empresarial, onde você pode adicionar registros ilimitados.

Terminologia do Zoho CRM   

Em todos os ambientes de negócios, palavras como “clientes em potencial”, “campanhas”, “faturas”, entre outras, são repetidas todos os dias.

Para facilitar o entendimento desses termos, listamos as principais definições que aparecem de vez em quando no Zoho CRM:

Leads

Leads são contatos não qualificados ou oportunidades de vendas.

Leia também: Dicas Profissionais para Gerar Leads mais qualificados

Dentro da empresa, trata-se de informações sobre representantes de indivíduos ou organizações em feiras, seminários, publicidade e outras atividades de marketing.

Nesse sentido, leads qualificados serão o produto do processo de acompanhamento efetivo do representante de vendas, pois serão posteriormente convertidos em clientes, contatos e potenciais (oportunidades) no Zoho CRM.

Este canal é fundamental para aproveitar ao máximo o seu tempo.

Contas

No canal de Contas estarão as empresas ou departamentos de uma empresa com a qual você possui negócios.

No Zoho CRM, contatos individuais ou múltiplos podem ser associados a uma conta. 

Quando fala-se sobre o cenário B2B (um negócio de venda de produtos ou de serviços a outra empresa), a atuação deste setor tende a desempenhar um papel importante em manter o controle das informações importantes da empresa.

Contatos

Contatos são pessoas da organização, sua empresa tem negócios e está em busca de oportunidades de negócios.

Alguns desses contatos podem pertencer a diferentes departamentos da empresa ou podem pertencer a vários contatos da mesma empresa.

Os contatos de CRM geralmente são convertidos em clientes em potencial qualificados, importando-os de uma lista existente ou adicionando-os a interesses separadamente com base em suas relações comerciais com empresas afiliadas.

Potenciais

O potencial é o negócio com a organização (B2B) ou com a pessoa (B2C), ou seja, o negócio que traz renda real para sua organização.

O potencial evolui de diferentes estágios de vendas, como Prospecção, Qualificação, Análise das Necessidades, Proposta de Valor, entre outros.

Ganhe ou perca antes que realmente se torne um negócio. São clientes em potencial que representam potencial de vendas, que na verdade podem se transformar em oportunidades.

Previsões

Como o nome sugere, este canal enfoca os insights factuais necessários para decisões de negócios inteligentes e previsão de vendas futuras.

Eles podem fornecer uma visão personalizada do seu negócio em tempo real, com o objetivo de monitorar e aprimorar o processo de vendas da sua organização empresarial.

Campanhas

O canal Campanhas é responsável por fornecer uma plataforma para organizar e registrar o custo total das ações de marketing.

No Zoho CRM, você vai colaborar para marcar vários estágios, importar contatos de destino e associar todas as tarefas, eventos e chamadas relacionadas a um evento específico.

Ele também fornece uma visão detalhada de todas as atividades de marketing relacionadas a um único cliente.

Soluções

As soluções do Zoho CRM envolvem recursos que permitem resolver problemas repetitivos que os clientes costumam enfrentar.

Livros de preços

O catálogo de preços no Zoho CRM é o canal pelo qual os clientes vendem produtos a preços acordados. Nesta seção, você pode acompanhar as negociações com mais eficácia.

De acordo com os termos pactuados inseridos no canal, o preço pode variar mesmo para clientes diferentes.

O preço unitário (o preço determinado pelo fabricante para o produto) e o preço de lista (o preço do vendedor) são informações que podem ser cotadas no catálogo de preços. Outro ponto interessante é que a faixa de desconto pode ser definida.

Fornecedores

Neste canal, uma base detalhada é criada e armazenada no fornecedor. No Zoho CRM, esse recurso pode entender melhor os vendedores ou fornecedores para compras futuras.

Cotações

Este canal inclui um acordo legal entre o cliente e o fornecedor, cujo objetivo é entregar os produtos necessários a um preço acordado dentro de um prazo especificado.

Dentro da organização, nenhuma operação manual é necessária e, com apenas um clique, você pode facilmente converter uma cotação em um pedido de venda ou fatura.

Ordens de venda

Depois que a venda for confirmada, um pedido de venda será gerado. Isso acontece no momento em que um cliente envia um pedido de compra com base em sua cotação.

Conforme mencionado acima, com o Zoho CRM, você pode facilmente converter cotações em pedidos de vendas com apenas um clique.

Ordens de compra

A lei exige ordens de compra. São os documentos de fechamento de veiculação usados para adquirir produtos ou serviços de fornecedores.

Cada produto pode ter um nível de reabastecimento diferente para acionar a criação de um novo pedido.

Faturas

Essas são as emissões dos fornecedores aos clientes.

Os recibos podem ser convertidos em pedidos de vendas ou faturas com apenas alguns cliques.

Módulo

No Zoho CRM, levando em consideração o seu sistema, as informações são divididas em grupos ou departamentos com base na similaridade. Cada departamento com dados semelhantes carrega o nome de “módulo”.

Portanto, é correto declarar o módulo como: leads, contatos, potenciais, cotações, etc. Existem dois tipos principais de módulos – módulos padrão e módulos personalizados.

Registro

Pense no “registro” como o nome comum para qualquer entrada feita no módulo. Por exemplo, se houver dez clientes potenciais no módulo de clientes potenciais, cada cliente potencial é um registro.

Se houver 10 contatos no módulo de contato, cada contato é um registro e a dinâmica iremos explicar a seguir.

Zoho CRM: automação de marketing e vendas  

O uso do CRM pode trazer resultados positivos para a estratégia de marketing.

Para aplicar a solução da melhor forma, os programas de automação de marketing devem ter múltiplas funções, que não se limitam ao e-mail marketing e mídias sociais, mas abrangem todo o marketing digital.

No que diz respeito às redes sociais, considerando as diferenças de públicos-alvo, sua empresa pode ter grandes oportunidades em quase todas as redes sociais.

Portanto, é necessário manter uma frequência de liberação constante e medir os resultados das ações nesses canais.

O uso de ferramentas automatizadas é essencial para desistir do acesso e análise um por um. Seu uso permite agendar lançamentos em redes diferentes ao mesmo tempo.

Além disso, o relato apontou o desempenho de cada pessoa, e a entrevista foi realizada em um único local.

Conquista de novos leads  

Conquistar novos clientes em potencial é um ramo da ação inteligente. É por isso que é tão importante fornecer materiais completos.

Por exemplo, usar um software para criar páginas de destino para fornecer esses materiais pode tornar as pessoas favorecidas ao visitar seu site.

Nesse caso, eles podem baixar seu conteúdo após preencher o formulário e se tornarem potenciais clientes de sua marca.

Não para por aí! As ações realizadas sobre esses clientes potenciais determinarão as oportunidades de conversão em clientes, por isso é necessário desenvolver uma boa estratégia.

Portanto, um passo importante para atingir esse objetivo é criar um fluxo nutricional, enviar e-mails com dicas e, em seguida, enviar ofertas.

Usar as ferramentas certas de marketing e automação de vendas reduz o tempo necessário para desenvolver este trabalho e também elimina a possibilidade de mau funcionamento que pode ocorrer durante o envio manual de emails.

Antes de passar para a equipe de vendas, você pode acompanhar com precisão o envolvimento de cada cliente potencial.

Uma das principais metas de vendas que podem ser alcançadas é convertê-los em clientes.

Como funciona a automação de marketing?   

Alcançar a automação de marketing é um processo específico, que varia de empresa para empresa e, portanto, varia.

No entanto, em geral, para começar, você precisa criar um painel de controle, ou seja, você precisa ter uma lista de tarefas básicas para construir processos automatizados e conteúdo de suporte.

Como acontece com qualquer plano de marketing, tudo deve ser baseado em metas e ter metas claras para atingir essas metas.

Em seguida, liste todo o conteúdo que você possui, incluindo artigos, e-books, infográficos etc., com base no funil de vendas definido para sua função.

Por esse motivo, é importante ressaltar que a jornada de compras se divide em:
  • Topo do funil: o estágio em que as pessoas descobrem que têm algum tipo de problema.

  • No meio do funil: ela está procurando habilidades que possam ajudar a resolver esse problema.

  • Fundo do funil: encontre alguém que possa fornecer a solução definitiva para esse problema.

Quando o visitante interage mais com seu conteúdo na parte superior do funil, isso mostra que ele ainda tem problemas e, se se tornar um cliente em potencial, é o momento ideal para abordá-lo para entender seu problema, ou seja, seu sofrimento.

CRM e Pós-venda  

O pós-venda também é uma parte fundamental do relacionamento com os clientes.

Nesse estágio, todas as estratégias que visam melhorar a experiência após conversão também serão coletadas.

O uso do CRM torna o pós-venda mais preciso, por exemplo, é possível customizar os serviços e solucionar problemas antes que eles ocorram.

A implementação de uma plataforma de CRM pode integrar todas as etapas necessárias de pré-vendas, vendas e pós-vendas, sendo também uma forma de melhorar o atendimento ao cliente e o suporte multicanal.

O resultado é uma chance maior de concluir mais transações e garantir uma boa experiência.

Empresas usam CRM: será que realmente preciso?   

É comum que, mesmo após este manual completo sobre CRM, ainda existam dúvidas sobre a importância de inserir esta solução nas empresas.

Para facilitar tais reflexões, confira abaixo a lista de setores que são mais favorecidos com o uso de CRM:

CRM para Indústrias  

O processo de digitalização das indústrias é uma realidade incontestável.

Negócios dos mais variados segmentos, cada uma com seus desafios e especificidades, estão incorporando estratégias oriundas de tecnologia da informação e inteligência artificial.

A adoção de tecnologias digitais tem sido responsável por profundas mudanças nos processos internos de empresas, sendo utilizadas para diversos fins positivos para negócios.

Nada é estático. A transformação digital da indústria brasileira ainda tem um longo caminho a percorrer, mas para empresas que já aplicaram o conceito de Indústria 4.0 – conceito que define a aplicação de tecnologias emergentes na indústria – os resultados dos últimos anos têm se mostrado interessantes, especialmente no contexto pandêmico.

E todo esse processo é conduzido pela experiência do cliente.

Por consideração a todos os desafios que estão colocados, o Zoho CRM coloca-se no mercado a fim de pensar nos detalhes de cada indústria para ajudá-las a crescer, se desenvolver e melhorar o relacionamento com o cliente.

CRM para Pequenas Empresas  

A aplicação do CRM a pequenas empresas também é muito importante. Essa situação comprova que a gestão do relacionamento com o cliente não se limita às grandes empresas.

A lógica é simples. Todas as empresas que têm clientes podem se beneficiar do CRM. Para pequenas empresas, observe: uma pequena base de clientes não significa que o controle é garantido.

Afinal, em termos de memória e organização da equipe, pode-se dizer que é sempre necessário cuidado para evitar o mau funcionamento.

Usar o CRM integrado pode auxiliar na redução de tempo para resolver casos e problemas de clientes, como também torna a equipe mais harmoniosa.

Por outro lado, pode trazer mais fidelidade e recomendações. Uma equipe unida de solução de problemas geralmente leva a resultados mais positivos!

A melhor experiência do cliente começa com o alinhamento de todas as suas equipes e com a certificação de que elas poderão manter o foco no cliente, em todas as etapas de relacionamento.

O Zoho CRM fornece o conjunto de soluções adequadas (e recomendadas) para empresas modernas.

Espero que tenham gostado do material, até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas