CRM e ERP: principais diferenças e como escolher

CRM e ERP: principais diferenças e como escolher - Zohoe ERP, escolha o melhor para sua empresa - ZOHO

CRM e ERP são duas siglas em inglês para tratar de soluções em gestão para negócios modernos.

ERP significa, em inglês, Enterprise Resource Planning, isto é, Planejamento dos Recursos da Empresa. Dessa forma, esta estratégia está materializada no software, cuja aplicação é bastante ampla.

Geralmente, o recurso é dividido em módulos, e é a base para a gestão geral da organização, integrando informações de diversas áreas.

CRM, no entanto, significa Customer Relationship Management, ou seja, Gestão do Relacionamento com o Cliente.

Assim, trata-se de um software de aplicação menos ampla que o ERP, devido ao foco ser o relacionamento e acompanhamento das negociações com o cliente, contudo, tão importante quanto a primeira solução apresentada.

Confira neste artigo as principais diferenças do CRM e ERP e fique por dentro das melhores soluções para seu negócio!

CRM e ERP: diferenças entre os conceitos de gestão  

Ambos conceitos trata-se de soluções tecnológicas cujo objetivo é integrar e padronizar os processos da organização, otimizando a atuação de todos.

Um bom sistema de gestão é composto por diferentes módulos, que correspondem aos setores de uma empresa: administrativo, financeiro, contábil, gestão de pessoas, compras, etc.

O principal objetivo do planejamento de recursos empresariais é conectar o fluxo de informações da empresa, de forma que todos os departamentos possam obter informações estratégicas ao mesmo tempo, reduzindo a carga de trabalho de compartilhamento de dados e tornando mais flexível a tomada de decisões da empresa.

O objetivo do CRM é permitir que as empresas estabeleçam relacionamentos de longo prazo com os clientes, compreendê-los em profundidade e retê-los.

A plataforma de CRM permite que os gerentes entendam as preferências de cada um deles para que possam fornecer com precisão o que precisam no momento certo e na maioria das condições.

CRM e ERP: principais diferenças  

Agora que chegamos até aqui, é possível identificar diferenças nos objetivos entre CRM e ERP.

Se por um lado, o CRM está relacionado aos processos comerciais cujo intuito é melhorar o relacionamento com os clientes, o ERP tem como foco otimizar os processos operacionais da empresa, visando eficiência, produtividade e redução de custos.

Nesse sentido, escolher entre uma ou outra solução dependerá exclusivamente das necessidades do seu negócio.

CRM: controle e alinhamento na equipe comercial  

Caso a sua necessidade seja aumentar a capacidade de articulação de sua equipe de vendas na prospecção e conversão de leads, automatização de marketing e compreensão das demandas do cliente, não tenha dúvidas que o CRM é o recurso que você deve escolher.

Através dele será possível inserir um novo formato de trabalho para a sua equipe, muito mais ágil e dinâmico, permitindo a otimização do tempo para que os vendedores se dediquem a ouvir mais os clientes e entenderem suas necessidades.

A automação é outro fator de grande importância para quem opta pelo CRM.

Com esta solução, não existirá a necessidade de controles manuais e particulares da equipe comercial para assegurar que todas as informações pertinentes a cada cliente estejam centralizadas no mesmo lugar.

Isso possibilita que qualquer pessoa possa dar continuidade ao relacionamento com o cliente, mesmo que o vendedor responsável não esteja presente.

A segurança de informação é outro benefício do CRM, caso um vendedor da equipe comercial decida por sair da empresa, sua lista de clientes estará assegurada na plataforma de clientes do seu próprio negócio, e não com informações que poderiam fortalecer a gestão e controle de oportunidades.

Zoho CRM: encontre mais oportunidades!  

Um sistema de gestão de clientes e organizacional é muito importante, hoje, para todos os negócios, independentemente do seu tamanho.

Uma coisa é certa: quanto mais cedo houver a estruturação dos processos dentro da sua empresa, seja os de gestão ou de vendas, menos trabalho será necessário entrar na fila da adequação (do mercado) no futuro.

Além disso, ao iniciar sua atuação com uma boa infraestrutura, o resultado será o aumento da sua capacidade de atendimento, melhorando a qualidade do relacionamento com os clientes que chegam desde o início e poderá alçar voos mais longos, capazes de atrair mais oportunidades de mercado.

Automação de marketing e vendas  

A aplicação de marketing e automação de vendas varia de empresa para empresa. No entanto, escolher a ferramenta que melhor atenda às necessidades desses temas é uma grande responsabilidade de qualquer empresa moderna.

O Zoho CRM é o software ideal para sua empresa, por meio de uma plataforma automatizada, você pode interagir com seu público regularmente para gerar confiança e reconhecimento de marca.

Por meio do fluxo de trabalho, sua empresa pode desenvolver uma lista de mala direta direcionada com base nas informações que possui sobre seus contatos e atraí-los com o envio de conteúdo relevante.

Gostou do conteúdo?

Continue acompanhando o blog para receber, na íntegra, mais informações para seu negócio!

 

Publicações relacionadas