Entenda como CRM online pode te ajudar

O CRM online, também chamado de CRM Cloud, como o nome sugere, está na computação em nuvem. Isso significa que ele não está instalado no computador e não exige que sua empresa tenha pessoal de TI dedicado para manter a solução.

Por essa característica, o CRM online também é denominado software como serviço (SaaS), afinal, toda a infraestrutura é gerenciada de maneira remota por uma equipe especializada em soluções.

Uma vantagem significativa desse tipo de CRM é que a equipe só precisa acessar a página de login a qualquer momento por meio de um navegador, em qualquer dispositivo ou por meio de um aplicativo.

Confira a lista de vantagens do CRM online:

  • O acesso está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana;

  • Pode ser acessado de qualquer lugar por meio de dispositivos móveis;

  • O investimento inicial é insignificante (especialmente quando comparado com CRM On-Premise);

  • Não requer manutenção do servidor e as atualizações são automáticas;

  • Acompanhamento de segurança do desenvolvimento da empresa.

Confira neste artigo as principais funcionalidades de uma plataforma de CRM online!

Qual a função de uma plataforma de CRM Online?  

Como destacado acima, uma plataforma de CRM online também pode ser considerada uma plataforma SaaS, sigla para Software as a Service, em português o conceito é conhecido como “Software como um Serviço”.

Trata-se aqui de uma forte tendência no mundo empresarial, por conta disso, merece toda sua atenção.

Uma plataforma SaaS é baseada em assinatura, é um modelo de serviço voltado para a comercialização e distribuição de softwares, que também pode ser encontrado no mercado com as seguintes denominações: “softwares baseados na web”, “softwares sob demanda” ou “softwares hospedados.

Neste formato, a agilidade é o ponto mais forte.

Por conta disso, a implementação não é um fator preocupante, basta fazer o pagamento de uma plataforma que condiz com as exigências do seu negócio e tem-se disponíveis as funcionalidades desejadas.

Entre as funções de uma plataforma de CRM estão:

  • Rastrear status ativamente e gerenciar as informações dos clientes;

  • Conectar toda a sua equipe em qualquer dispositivo;

  • Capturar de forma inteligente os e-mails dos clientes;

  • Simplificar tarefas repetitivas. Por consequência, facilitar o acompanhamento de leads mais potentes;

  • Fornecer recomendações e insights instantâneos;
  • Expandir e personalizar de acordo com o desenvolvimento do seu negócio.

CRM Online (CRM Cloud Computing): entenda sua aplicação no mercado  

Já que abordamos o CRM Online sendo resultado dos avanços em tecnologias como cloud computing, nada mais justo que tratarmos deste conceito:

Cloud computing é o fornecimento de recursos de computação a partir de uma rede segura de servidores remotos hospedados na internet, trazendo à tona uma alternativa de fácil acesso e manutenção ao antigo modelo de execução de softwares plataformas e aplicativos, além de armazenamento e processamento de dados, em computadores pessoais ou servidores locais.

O mercado de Tecnologia da Informação está numa constante crescente. Embora este dado não seja mais novidade, é preciso reconhecer seu aspecto promissor para empresas modernas.

Somente em 2018, o mercado cresceu acima da média global: 9,8%, superando os 6,7% globais e ultrapassando a expectativa de 4,1%, de acordo com dados da ABES (Associação Brasileira de Empresas de Software) publicados na Computer World.

O destaque no setor está no histórico das micro e pequenas empresas de software, que somam 95,5% do mercado de SaaS (Software as a Service).

Considerando a pandemia, antes desse processo mundial, a projeção era de que o uso da inteligência artificial (IA) crescesse 46,2% e que o mercado de cloud computing seguisse crescendo 35,5% ao ano. No entanto, as expectativas são ainda maiores dentro do ‘’novo normal’’.

O mercado de software na nuvem e IA é o futuro da tecnologia. Ou seja, através dessas estratégias será possível sair na frente da concorrência e ter mais chances de conquistar a liderança no segmento de atuação.

Uma das consequências da disseminação da computação em nuvem foi a acessibilidade dos  conceitos apresentados, sobretudo às pequenas e médias empresas.

A redução de custos, por exemplo, foi um dos aspectos que mais contempla as empresas modernas e, uma consequência do uso de tecnologias.

Como escolher uma ferramenta de CRM online?  

Além de definir o CRM como metodologia, também pode ser entendido como um conjunto de softwares que automatizam as funções de contato com o cliente.

Em outras palavras, são ferramentas para armazenar e relacionar informações sobre consumidores modernos, suas atividades e suas interações com a empresa.

Existem muitas opções no mercado de sistemas CRM, e você pode chegar a 4 pontos para ajudá-lo a escolher qual implementar em sua empresa.

  1. Determine critérios: definir quais características são necessárias que o sistema tenha auxilia no corte e seleção de possíveis CRMs. Perguntas como: qual o idioma da ferramenta?, quanto o orçamento permite gastar na ferramenta?, de quais recursos preciso? podem te nortear nessa hora.

  2. CRM no dia a dia: diferentes equipes, geralmente, precisam de diferentes informações. Então como cada equipe utilizará o CRM e quais as prioridades de cada time são alguns fatores que influenciam na decisão final.

  3. Reconhecimento de mercado: aposte em sistemas reconhecidos e testados para evitar problemas futuros.

  4. Teste algumas opções: com uma lista de duas a três ferramentas, teste elas para ver qual melhor se encaixa nas necessidades da empresa e das equipes. Por fim, é só escolher e implementar a melhor opção.

O Zoho CRM é capaz de simplificar importantes funções de uma empresa em um único sistema.

Portanto, pode ter tantos requisitos quanto comunicação multicanal, produtividade de vendas, base de conhecimento de CRM, personalização de produtos e integração de terceiros.

Mais importante, esse recurso oferece muitas funções para atender às necessidades de pequenas e grandes empresas.

Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando e receba mais conteúdos como este.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas