5 tendências de vendas remotas que observamos no Zoho CRM

Já passaram alguns meses desde que diversos locais de trabalho em todo o mundo  passaram por uma transformação. Esse experimento de home office não planejado, apesar de não ser o que estávamos acostumados, foi bem-sucedido em sua maior parte, tornando-se a melhor alternativa para seguir os negócios.

A pandemia e a quarentena mudaram o cenário empresarial que conhecíamos para sempre. A partir de agora, vamos testemunhar a evolução das tendências de vendas e marketing, comportamento do consumidor e cultura do escritório nos próximos anos. E tudo começa com a adaptação de vendedores às novas formas de fazer negócios – o que afeta diretamente a Zoho, como fornecedora de CRM.

Nos últimos meses, observamos mudanças drásticas na maneira como os vendedores usaram o aplicativo móvel Zoho CRM. Essas mudanças nos deram uma visão do que está por vir e pensamos que seria útil compartilhar cinco tendências principais que podem moldar o futuro das suas vendas!

As estatísticas de uso de dispositivos móveis do Zoho CRM chegaram! Confira abaixo:

1.  Recusar o uso de mapas próximos e check-ins

Vamos começar com o óbvio. Os vendedores não estão viajando para encontrar clientes, e isso fica evidente. Durante o bloqueio, o número de check-ins feitos através do aplicativo móvel diminuiu em mais de 73% , e o uso de mapas próximos caiu quase 60% no geral. Ambos os recursos são essenciais para os representantes de vendas em campo, e o declínio em seu uso mostra o quanto o bloqueio afetou essa categoria de vendas.

Nem todo setor pode se contentar com o Zoom ou o Zoho Meetings – algumas empresas, como empresas imobiliárias, contam com reuniões físicas no local para fechar negócios. Mas o problema é que o comportamento do consumidor mudou. Mesmo depois que o bloqueio for suspenso, é provável que muitos clientes prefiram não ter interações físicas. Esse bloqueio forçou muitas empresas a voltarem à prancheta para repensar as vendas no mundo pós-pandemia.

 

2.  Aumento de atividades e notas

O declínio nas reuniões com clientes e no trânsito não impediu que os vendedores estivessem ocupados. Na verdade, trabalhar em casa aumentou a produtividade. Isso é indicado pelo aumento no número de atividades adicionadas – um aumento de 22% para ser mais preciso. Temos muito tempo livre em nossas mãos e muitos de nós estamos colocando em dia várias atividades que deixamos em segundo plano.

Além disso, o número de notas criadas aumentou mais de 29% , o que significa que os negócios estão mudando e os relacionamentos com os clientes estão sendo construídos, mesmo nestes tempos difíceis. Mas talvez a lição mais importante seja que os vendedores finalmente têm tempo para inserir dados, a parte mais entediante do trabalho. Essa é uma grande vitória em nosso livro.

 

3.  Aumento nas chamadas, diminuição nos e-mails   

Um dos aspectos menos desafiadores do trabalho de transição de casa tem que ser a comunicação. Ferramentas de colaboração não faltam e elas são robustas, escaláveis e móveis o suficiente para manter as conversas em andamento. Durante a quarentena, o número de chamadas efetuadas aumentou mais de 55% , preenchendo o quadro para a diminuição das interações físicas e conversas na sala de descanso.

Por outro lado, o uso de mail magnet caiu mais de 68% , o que mostra o estado atual do e-mail como um canal de comunicação. Os e-mails não perderão a relevância tão cedo, mas esse bloqueio nos fez acostumar com um certo estilo de vida em que o e-mail não se encaixa. É mais fácil enviar uma mensagem de texto ou ligar para alguém, sejam seus colegas de equipe ou clientes.

 

4.  Recusa no número de solicitações de aprovação feitas

Outra observação interessante foi que o número de pedidos de aprovação efetuados diminuiu 16% , apesar do aumento do número de atividades e chamadas adicionadas. Essa queda pode ser atribuída ao fato de que os funis de vendas têm menos itens agora e as equipes de vendas estão mais conectadas a seus gerentes. Como a comunicação sobre os negócios ocorre em tempo real, pode não haver necessidade de aprovações formais.

Por outro lado, como os vendedores estão fora do escritório, é esperado que eles tomem suas próprias decisões. Não é porque as aprovações significam menos, mas porque este é o momento de flexibilizar as vendas. Os leads não são exatamente excedentes, portanto, atrair novos clientes depende de um sistema adaptável que deixa os vendedores com seus próprios julgamentos.

 

5.  Diminuição no número de registros adicionados, aumento no número de atualizações feitas

A verdade é que os negócios não têm sido bons para muitas pessoas, e o número de novos registros adicionados durante o bloqueio reflete isso. No geral, houve uma queda de 28% e todos nós previmos isso. Este não é um bom momento para tomar decisões financeiras difíceis, e é especialmente mais difícil para empresas B2B. Mas isso também passará, dias melhores estão à nossa frente.

Como o número de registros adicionados diminuiu em mais de um quarto, você provavelmente esperasse que o número de atualizações feitas nos registros também caísse, mas isso não aconteceu. Na verdade, houve até um aumento no número de atualizações feitas nesses registros. E talvez, esse seja o lado positivo!

Isso mostra no que as empresas estão se concentrando: retenção de clientes. Este é o momento de as empresas se unirem e se ajudarem a superar esta crise financeira.

Ao construir relacionamentos melhores com os clientes agora, eles trarão recompensas assim que o mundo voltar a alguma forma de normalidade.

Aplicativo móvel do Zoho CRM para Trabalho Remoto

Durante o período de quarentena, o número médio de sessões e o tempo total da sessão aumentaram em geral, com certas anomalias em países selecionados dependendo da gravidade da quarentena imposta. É ótimo ver que o uso geral do aplicativo móvel aumentou. É um começo para a mudança global na forma como a ideia de trabalhar em casa é percebida.

O aplicativo móvel do Zoho CRM é um dos aplicativos de CRM mais bem avaliados na Google Play Store e iOS App Store. À medida que a cultura do trabalho remoto avança, ter um aplicativo de CRM poderoso em seu smartphone se tornará essencial para realizar o trabalho.

Clique aqui e confira tudo o que o aplicativo móvel Zoho CRM pode fazer para ajudá-lo a vender de maneira mais rápida e mais inteligente!

Publicações relacionadas