CRM: o que é e como utilizar

O CRM de vendas é uma tática que coloca o cliente como foco do processo de negócio.

Você deve ter ouvido falar de CRM. Afinal, essa é uma das estratégias de vendas mais importantes da atualidade!

Empresas de todos os tamanhos podem se beneficiar com a adoção do CRM. Esta é uma estratégia escalável e muito eficaz.

Mas, CRM o que é afinal? Como esse conceito o ajuda e como implementá-lo em sua empresa?

O CRM é um dos fatores mais importantes em uma série de estratégias, pode melhorar o desempenho da sua empresa e alcançar a automação de marketing!

Estratégias de economia de tempo que ajudarão sua equipe a atingir seus objetivos são apenas um dos muitos benefícios

Mas, CRM o que é?  

CRM é uma sigla que significa Customer Relationship Management. Em português, o termo usado é gerenciamento de relacionamento com o cliente.

O objetivo da estratégia de CRM é fazer do cliente o foco do processo. Desta forma, você pode entender seus comportamentos e necessidades, prever soluções e atendê-los da melhor forma.

Este modelo de gestão pode incluir estratégias de marketing, vendas e serviços.

É muito importante não confundir a gestão de relacionamento com o cliente como uma estratégia de gestão global com ferramentas que promovem sua aplicação. Discutiremos ambos em detalhes posteriormente neste artigo, então não se preocupe!

A seguir, vamos entender melhor o CRM.

Qual é a utilidade de um CRM?  

Você ainda pode estar se perguntando: CRM o que é? Pra que serve?

O CRM é responsável por coletar, armazenar e analisar informações relevantes sobre o comportamento de consumo do cliente.

Esse monitoramento ajuda a identificar problemas potenciais e torna as necessidades do cliente mais claras. Dessa forma, você pode implementar a solução com mais facilidade e se esforçar para fornecer sempre a melhor solução.

Além disso, por meio do consumo cruzado de dados, os clientes podem ser agrupados em perfis específicos. Isso ajuda a segmentar o marketing e implementar estratégias mais eficazes para cada grupo.

Pense em todas as possibilidades: ofertas e promoções personalizadas, análise de padrões de fidelização, e etc.!

Motivos para Software de CRM de Vendas  

Agora você tem uma compreensão melhor do que é CRM ou gerenciamento de relacionamento com o cliente, chegou a hora de começar a pensar em ferramentas que possam ajudar a colocar essa estratégia em prática!

Usar o software de CRM para vendas pode tornar seus negócios diários mais fáceis.

Como você sabe, hoje, sem o software certo, é quase impossível melhorar a gestão do seu negócio. Afinal, mesmo em uma empresa em crescimento, há uma grande quantidade de dados a serem rastreados.

Consulte os seguintes pontos que ilustram a importância de um software CRM:

Estratégia  

O aspecto estratégico do software de CRM pode ser entendido como uma combinação dos outros três aspectos que descrevemos. Isso porque, ao analisar e monitorar os dados de todas as áreas e melhorar a eficiência operacional, você pode formular a melhor estratégia para o futuro da sua empresa.

Não há crescimento saudável sem um plano. Portanto, usar o software de CRM pode fazer toda a diferença para o seu negócio.

Operação  

Não é segredo que o uso de software especializado pode tornar o trabalho de seus funcionários mais prático. No nível operacional, o software CRM pode otimizar os processos de vendas e atendimento ao cliente.

A implantação do sistema de CRM beneficia também o pós-venda, suporte e help desk.

O CRM economiza tempo e favorece o trabalho em equipe, sendo uma boa opção para empresas que desejam aumentar a organização e consequentemente aumentar a produtividade do departamento de operações.

Colaboração  

Por também ter como objetivo integrar e dispersar informações, o software de CRM também é uma ótima alternativa para tornar os processos mais rápidos e eficientes. Isso é alcançado por meio da natureza colaborativa do método.

As informações vêm de todos os pontos de interação com os clientes e se espalham por toda a empresa.

Analítica  

Como o CRM coleta dados de forma sistemática e completa, é possível criar relatórios para análise. Isso facilita a segmentação de clientes e a detecção de problemas mais eficazes, bem como o acompanhamento pessoal.

Este aspecto do sistema CRM permite um monitoramento próximo do relacionamento com o cliente. Por meio da modelagem de dados, não é difícil fazer uma análise cruzada e otimizar a maneira como sua empresa lida com os clientes.

O melhor é que por serem organizados e sistematizados, os softwares de CRM são extensíveis. Em outras palavras, esse método pode acompanhar o crescimento da sua empresa.

O que uma ferramenta para CRM precisa ter  

Passamos então para o último ponto deste artigo de CRM para manter o crescimento. Para isso é necessário escolher qual ferramenta deseja utilizar para isso, esse problema pode causar muitos problemas.

Por esse motivo, separamos algumas dicas para ajudá-lo a fazer essa escolha. Abaixo, você pode ver tudo o que sua ferramenta de CRM precisa para fornecer resultados reais:

Sistemas de aquisição do conhecimento  

O sistema de aquisição de conhecimento é responsável por analisar os dados coletados pelo sistema interativo.

As empresas podem usá-los para segmentar públicos, criar relatórios, mapear os relacionamentos cliente-empresa e para muitos outros fins.

Sistemas de interação  

Um sistema interativo é um sistema que permite o diálogo entre uma empresa e seus clientes. Alguns exemplos são os canais de atendimento ao cliente e os sistemas de recepção de caixa (PDVs).

Esses componentes do sistema de CRM são responsáveis pela coleta de dados a serem analisados e monitorados.

Integração com outros sistemas  

Uma ferramenta de CRM completa pode se comunicar com vários departamentos da empresa.

Para isso, precisa ter funções integradas, assim é possível tirar proveito dos dados que coletamos uns dos outros. Essa integração permite uma visão global do negócio.

Usabilidade e adequação aos processos  

Em uma boa ferramenta de CRM, nada é mais importante do que adaptá-la aos processos da sua empresa.

Você precisa ter uma opção personalizável que seja fácil de usar e possa se adaptar ao fluxo de trabalho de sua equipe sem problemas.

Este é o caso de nossas ferramentas de CRM. Tem como objetivo promover ao máximo o trabalho diário dos colaboradores, economizar tempo por meio da automação e otimizar a coleta, análise e monitoramento de dados.

Agora que você sabe sobre CRM, o que é e como usar, pode testar nossa ferramenta de CRM gratuitamente.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas