5 benefícios de um local de trabalho híbrido

Muitas organizações permitiram que seus funcionários trabalhassem de casa no ano passado para reduzir a disseminação do COVID-19 e manter a equipe segura. Alguns colaboradores parecem gostar do trabalho remoto por causa dos benefícios flexíveis que vêm com ele, enquanto outros não gostam do isolamento e da falta de interação no local de trabalho.

Para atender às necessidades de todos os funcionários, mais organizações estão adotando um modelo de local de trabalho híbrido, que é uma combinação de trabalho presencial e remoto. Sob este modelo, os funcionários que desejam trabalhar em casa podem continuar com o home office, enquanto a empresa oferece o local de trabalho presencial para os funcionários que preferem trabalhar no escritório. Em algumas organizações, os funcionários podem até alternar entre os dois modelos.

Se você está considerando o trabalho híbrido para a sua organização, confira alguns dos benefícios que ele oferece:

 

Maior flexibilidade

 

Um dos principais benefícios do trabalho híbrido é a capacidade de permitir que os funcionários trabalhem de onde for mais conveniente. Isso os capacita a ter maior controle sobre sua vida profissional e a encontrar um melhor equilíbrio entre suas responsabilidades profissionais e pessoais. Por exemplo, funcionários que têm filhos ou idosos em casa podem considerar o trabalho remoto útil, enquanto outros podem achar difícil estabelecer uma linha entre o trabalho e a vida pessoal enquanto trabalham de casa, e preferem trabalhar no escritório. A adoção de um modelo de local de trabalho híbrido permite acomodar os dois grupos de funcionários, o que pode aumentar significativamente a satisfação dos mesmos e ajudar a salvar sua força de trabalho do esgotamento. É difícil exagerar a importância da flexibilidade para os colaboradores – em um estudo recente, 97% dos funcionários pesquisados achavam que a flexibilidade no trabalho poderia influenciar positivamente sua qualidade de vida. Em outro, mais de 25% dos entrevistados disseram que aceitariam um corte de 10-20% no salário em troca de condições de trabalho flexíveis.

 

Pool de talentos mais amplo

 

Com um modelo de local de trabalho híbrido, você pode tornar a localização de sua força de trabalho independente, o que permite buscar talentos de qualquer parte do mundo. Ter acesso a talentos globais significa ser capaz de ampliar sua pesquisa e recrutar os candidatos mais talentosos de qualquer lugar! Quando usado de forma eficaz, pode levar suas iniciativas de diversidade, igualdade e inclusão para o próximo nível e melhorar sua imagem corporativa entre seus candidatos e clientes. Funcionários de origens diversas com experiências diferentes também podem trazer ideias diferentes e melhores decisões para a mesa. Um estudo do Boston Consulting Group mostrou que equipes diversificadas geram 19% mais receita do que equipes não diversificadas.

 

Redução da propagação do vírus

 

Um local de trabalho híbrido pode ser uma excelente maneira de manter seus funcionários seguros e reduzir a propagação de COVID e outros vírus. Quando todos os seus funcionários não precisam trabalhar no escritório, as medidas de distanciamento social podem ser implementadas de forma mais eficaz. É mais fácil capacitar seus funcionários internos a seguir as precauções de segurança, como usar máscaras e desinfetantes para as mãos, quando o escritório está comparativamente menos lotado. Ainda assim, alguns de seus funcionários podem não estar prontos para retornar ao local de trabalho devido à questões de segurança. Eles podem hesitar em usar o transporte público ou trabalhar em espaços fechados. Com um modelo de local de trabalho híbrido, você pode respeitar as preocupações deles e permitir que trabalhem remotamente pelo tempo que desejarem.

 

Aumento de produtividade

 

Um ambiente de trabalho confortável pode elevar o humor de seus funcionários e torná-los mais produtivos. Como um local de trabalho híbrido permite que os funcionários trabalhem de onde preferirem, isso pode ajudá-los a trazer o que têm de melhor para o trabalho. Em uma pesquisa recente conduzida pelo The Harris Poll em nome da Sungard Availability Services, 78% dos trabalhadores remotos pesquisados disseram que seriam mais produtivos se pudessem escolher trabalhar remotamente ou em um escritório, conforme necessário. A liderança também pode ser aprimorada por um modelo híbrido de local de trabalho. Quando as equipes são distribuídas, os líderes têm mais probabilidade de medir a produtividade pelo trabalho que seus funcionários estão fazendo, em vez de pelas horas que passam sentados. Essa avaliação significativa, associada a uma maior autonomia e menos microgerenciamento, pode contribuir muito para tornar os funcionários produtivos.

 

Redução do impacto ambiental

 

Um local de trabalho híbrido pode reduzir potencialmente a pegada de carbono de sua organização, pois seus funcionários alternam entre trabalhar no escritório e em casa. Trabalhar em casa reduz a poluição causada pelo deslocamento diário do escritório e pode reduzir o consumo de energia, a geração de resíduos e os suprimentos utilizados em seu escritório físico. No entanto, isso depende muito de como você adapta seu local de trabalho ao modelo híbrido. Por exemplo, para reduzir o consumo de energia, você pode optar por consolidar seus funcionários internos em determinados andares do prédio, tendo o cuidado de não aglomerá-los ou aumentar o risco de transmissão de doenças.

 

 

Concluindo…
 

O trabalho híbrido pode ser a virada de jogo que a sua empresa precisa, pois fornece aos seus funcionários um dos benefícios mais esperados do local de trabalho: a flexibilidade!

Esse modelo de trabalho ajuda a sua organização a manter uma cultura de trabalho que coloca as pessoas antes dos lucros – além de ser uma ótima maneira de estabelecer um ambiente de trabalho seguro, produtivo e ecologicamente correto! #ZohoDicas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas