5 lições no local de trabalho que aprendemos com a pandemia COVID-19

A pandemia COVID-19 transformou quase todas as políticas de trabalho tradicionais. Confira 5 lições que aprendemos durante esse período. Boa leitura!

Desde o primeiro dia, a pandemia COVID-19 transformou quase todas as facetas das políticas de trabalho tradicionais. Por exemplo, o trabalho remoto costumava ser um privilégio de prestígio que apenas as empresas de ponta ofereciam aos seus funcionários confiáveis e experientes. A maioria das organizações pensava que os funcionários não seriam produtivos sem interações pessoais e monitoramento constante. Da mesma forma, algumas organizações tinham o conceito errado de que oferecer horários de trabalho flexíveis reduziria a quantidade de trabalho que os funcionários realizariam.

No entanto, a pandemia COVID-19 provou que essas concepções estavam equivocadas.

A pandemia mostrou aos líderes empresariais que os funcionários não precisam estar na mesma sala que seus gerentes para trabalhar com eficácia – elevando a importância da confiança, transparência, empatia, compaixão, bem-estar dos funcionários, inteligência emocional e moral no local de trabalho. Algumas das práticas que adotamos durante a quarentena devem ser transportadas para o mundo pós-pandemia para estabelecer um ambiente de trabalho progressivo que coloque as pessoas antes dos lucros.

5 lições sobre o local de trabalho da pandemia COVID-19 que devem guiar a todos nós também no mundo pós-pandemia:

O bem-estar do funcionário é tão importante quanto a sua produtividade  

A pandemia aumentou o bem-estar no local de trabalho para funcionários e empregadores. Quando a pandemia COVID-19 começou, todos os aspectos de nossas vidas diárias mudaram completamente. Desde adotar o trabalho remoto e ficar em casa até ajudar as crianças a estudar e lidar com novas preocupações sobre segurança, nosso novo normal coletivo atingiu duramente a todos. É por isso que mais organizações mudaram seu foco para o bem-estar dos funcionários para ajudá-los a combater o estresse causado pela pandemia e, ao mesmo tempo, trabalhar com eficácia. Desde aulas de ioga, meditação e condicionamento físico até a facilitação de sessões de terapia para saúde mental, as organizações tentaram de tudo. Esses programas de bem-estar ajudaram os funcionários a se manterem sãos e produtivos!

Continuar as iniciativas de bem-estar dos colaboradores, mesmo após a pandemia, seria uma vantagem para funcionários e empregadores. Os programas de bem-estar promovem um ambiente de trabalho positivo. Quando os funcionários são saudáveis emocionalmente, fisicamente e mentalmente, isso pode reduzir significativamente o absenteísmo dos funcionários causado por doença e esgotamento. O bem-estar é um dos fatores mais importantes que permitem que os funcionários sejam produtivos. Na verdade, de acordo com um relatório da Câmara de Comércio dos Estados Unidos, investir em programas de bem-estar pode gerar um ROI entre US $ 1,50 e US $ 3 por dólar.

Compaixão e empatia devem ser uma parte essencial da gestão de funcionários    

Os funcionários não querem mais trabalhar para organizações que os fazem trabalhar em troca de esgotamento. Durante a pandemia, as organizações tomaram medidas conscientes para ouvir o que os funcionários estavam passando e fazer tudo ao seu alcance para ajudar. Por exemplo, alguns funcionários lutavam para manter os filhos envolvidos em casa enquanto trabalhavam, então algumas empresas organizaram acampamentos e outras atividades para manter os filhos dos funcionários ocupados enquanto eles se concentravam no trabalho.

Outras empresas organizaram atividades virtuais com sua equipe porque seus funcionários se sentiam isolados devido ao trabalho remoto. Apoiar as necessidades de seus funcionários apenas aumentará sua moral e os motivará a trabalhar melhor para sua organização! A comunicação gentil e compassiva torna o funcionário mais envolvido como parte de sua equipe.

Ferramentas técnicas são necessárias para capacitar os funcionários a trabalhar em qualquer lugar    

A pandemia ajudou os empregadores a perceber a importância do uso de ferramentas de tecnologia baseadas em nuvem. Apegar-se a sistemas legados que não aumentam de acordo com suas necessidades, dificultando o trabalho, pode impedir o crescimento de sua organização. Infelizmente, a maioria das organizações aprendeu isso da maneira mais difícil durante o início da pandemia e teve que implementar ferramentas de tecnologia durante a noite. Somente com a tecnologia adequada os funcionários podem trabalhar de forma eficaz em diferentes locais.

Mesmo depois da pandemia, o ideal é continuar utilizando ferramentas de tecnologia baseadas em nuvem que estão disponíveis para todos. Elas devem automatizar processos manuais, reduzir a papelada, ajudar os funcionários a colaborar com seus colegas e torná-los produtivos, ao mesmo tempo que proporcionam uma experiência personalizada. Ter esses tipos de ferramentas de tecnologia aumenta a confiança dos funcionários em sua organização e os deixa satisfeitos com seu trabalho!

Horários de trabalho flexíveis podem não ser agradáveis, mas são essenciais  

Antes da pandemia, apenas algumas organizações operavam fora dos horários tradicionais das 8h às 18h para permitir que os funcionários trabalhassem a qualquer hora, desde que concluíssem suas tarefas. Após a pandemia, com a adoção do trabalho remoto, a maioria das organizações permitiu que os funcionários trabalhassem em um horário que lhes fosse mais conveniente para encontrar um melhor equilíbrio entre seus compromissos pessoais e profissionais. Apoiar práticas flexíveis pós-pandemia pode mostrar seu interesse em melhorar as condições de vida de seus funcionários e, ao mesmo tempo, atrair a geração mais jovem de funcionários que buscam maior flexibilidade no local de trabalho.

Construir uma força de trabalho resiliente é indispensável  

Quando a pandemia aconteceu pela primeira vez, as organizações tiveram muito pouco tempo para ajustar suas operações e preparar seus funcionários. A mudança repentina teve um grande impacto no bem-estar dos funcionários, deixando-os estressados e ansiosos. É por isso que é essencial promover a resiliência em seus funcionários e mantê-los preparados para enfrentar desafios e interrupções semelhantes que podem ocorrer no futuro.

O que podemos concluir acerca das lições no local de trabalho?

A pandemia COVID-19 mudou fundamentalmente todos os aspectos de como os funcionários trabalham. Mostrou às organizações a importância de colocar os funcionários e seus interesses antes de qualquer coisa. As organizações devem priorizar o bem-estar dos funcionários, ser compassivas e empáticas em sua gestão e fornecer aos colaboradores o apoio de que precisam para prosperar no mundo pandêmico.

Esperamos que este post tenha lhe dado uma ideia sobre algumas lições importantes sobre o local de trabalho ensinadas pela pandemia!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas