Entenda os benefícios do trabalho remoto e como gerenciar a equipe

Entenda os benefícios do trabalho remoto e como gerenciar a equipe - Zoho

Após o surto da Covid-19 em 2020, empresas em todo o mundo precisam encontrar maneiras de tornar o trabalho possível em face de crises inesperadas. Naquela época, surgiu um novo modelo, antes ainda pouco utilizado: o home office. Neste artigo mostraremos os benefícios do trabalho remoto e como gerenciar a equipe.

Mas aqueles que pensam que o trabalho remoto decorre apenas das necessidades da pandemia estão errados. Com o surgimento de uma nova geração de colaboradores (principalmente millennials e Geração Z), implementar um modelo de trabalho que possibilite atividades em casa pode trazer múltiplos benefícios do trabalho remoto para sua empresa.

É por isso que neste artigo reunimos todas as informações que você precisa saber sobre o Ministério do Interior, suas vantagens e dicas para implementar este modelo em sua organização.

Como funciona o Home Office?

O home office – também conhecido como trabalho remoto – é uma forma de permitir que os funcionários realizem atividades de qualquer lugar. Embora o termo se refira à ideia de trabalhar em casa, desde que os funcionários tenham tecnologia e espaço adequados para sua atuação, as atividades podem ser realizadas em diferentes locais, como escritórios de coworking, cafés e bibliotecas.

Embora tenha sido uma das tendências impulsionadas pela pandemia, nos últimos anos, a demanda por implantação de escritórios em casa cresceu devido às várias vantagens que pode trazer para a produtividade dos funcionários.

Os Tipos de Trabalho Remoto

Embora esta seja uma tendência muito popular recentemente, por se tratar de um modelo recente, ainda existem muitas dúvidas sobre os diferentes tipos de home office.

Portanto, entender essas diferenças é essencial para que você faça a melhor escolha e obtenha resultados que se enquadrem na cultura da sua empresa.

100% Remoto

No modo totalmente remoto, os funcionários realizam todas as atividades por meio do home office. Essa forma ocorre principalmente em empresas de tecnologia, permitindo que funcionários de diferentes partes do mundo trabalhem de forma conectada na mesma organização.

Modalidade Híbrida

Na modalidade híbrida, o funcionário tem a oportunidade de trabalhar no home office e no espaço de sua empresa. Existem diferentes formatos para trabalhos mistos e a escolha do modelo a ser utilizado deve estar de acordo com o perfil da sua organização.

Parcialmente Remoto

Por fim, alguns modelos remotos permitem que os funcionários optem por trabalhar remotamente ou pessoalmente, sem a necessidade de pré-determinar os procedimentos de rotina. Ou seja, é uma forma mais flexível, para não causar impactos negativos é necessário fortalecer a cultura e o propósito da empresa.

Mas afinal, quais os benefícios do trabalho remoto?

O trabalho remoto pode trazer muitos benefícios para os funcionários, tais como:

● menos estresse e mais tranquilidade, porque não precisam enfrentar o trânsito até o escritório;

● autonomia, porque têm mais liberdade para administrar seus horários e entregas;

● além de qualidade de vida, porque podem comer melhor e passar mais tempo com suas famílias.

Quanto à empresa, após a implantação das práticas de home office, várias outras vantagens podem ser observadas. Confira alguns desses benefícios do trabalho remoto abaixo:

● Redução da taxa de turnover

● Fortalecimento do Employer Branding

● Economia de Recursos

● Aumento do Engajamento

Como aplicar o trabalho remoto na sua empresa?

As empresas e os funcionários devem trabalhar juntos para tornar o trabalho remoto tão produtivo quanto o trabalho no local. Uma série de ações pode ser realizada para promover isso, como:

Guia de boas práticas de home office

Nada melhor do que potenciar a comunicação interna, disponibilizando à equipa materiais específicos para se adaptarem melhor a esta realidade. É essa estratégia que foi implementada pelo DOT Digital Group, uma das maiores empresas de educação corporativa online do país, para ajudar seus funcionários a lidar com a transição para um escritório doméstico assumido pela Covid-19.

Posto de trabalho adequado

A ergonomia é fundamental para manter a saúde e a produtividade dos trabalhadores. Além de oferecer outros itens mais confortáveis ​​(como porta-laptops, banquinhos, etc.), um conjunto de cadeiras e mesas também é necessário para garantir uma postura adequada.

Estabeleça metas

Uma equipe orientada para objetivos pode produzir melhores resultados. Portanto, é importante que os colaboradores cumpram os prazos e metas estabelecidas para suas entregas, para que possam administrar melhor a autonomia proporcionada pela home office.

Cultura do feedback

Em ambientes onde as pessoas estão distantes, o feedback torna-se mais importante porque promove a intimidade entre as equipes. Afinal, os funcionários que entendem seu desempenho e obtêm feedback de suas atividades serão mais incentivados a continuar a melhorar. Por isso, invista em ferramentas e dinâmicas que forneçam feedback para sua equipe de colaboradores.

Para facilitar o processo, o Workplace é uma excelente ferramenta para que sua empresa faça o gerenciamento de equipe adequado. Faça o teste gratuito da nossa plataforma!

Publicações relacionadas