Como medir os indicadores de produtividade

Como medir os indicadores de produtividade - ZOHO

Indicadores de Produtividade são ferramentas que podem facilitar o processo de avaliação do desempenho da empresa.  Boa leitura!

Os indicadores de produtividade são ferramentas que podem facilitar o processo de avaliação do desempenho da empresa.

Assim, por exemplo, é possível ir além de uma análise baseada apenas no lucro bruto.

Existem várias maneiras de medir os indicadores de produtividade. Portanto, é importante conhecer cada um deles para melhor acompanhar a empresa.

O que são indicadores de produtividade?

Os indicadores de produtividade são ferramentas que podem ser usadas para avaliar o desempenho de uma empresa por unidades de trabalho e/ou capital utilizado.

Em outras palavras, eles podem medir a capacidade de produção de um trabalhador ou máquina em um determinado momento.

Esse tipo de indicador abre a possibilidade de avaliação das empresas em um nível geral e específico.

Em outras palavras, ele pode avaliar sua produção em um determinado período de tempo e a produção de cada funcionário.

Essas avaliações são um tipo de KPI (Key Performance Indicator).

Os indicadores de desempenho podem não só avaliar a empresa pelos resultados financeiros que ela produz, mas também avaliar a empresa pela qualidade e capacidade.

Quais são os indicadores de produtividade?

Existem muitas formas de indicadores de produtividade. Cada empresário pode utilizar aqueles que melhor facilitem a sua análise do negócio.

Principalmente dividido:

  • Indicador de lucratividade;

  • Indicador de capacidade;

  • Indicador de qualidade;

  • Indicador de turnover;

  • Indicador de competitividade;

  • Indicador estratégico.

Indicador de lucratividade

Este indicador pode ser o mais usado no indicador KPI. No entanto, isso é mais do que apenas verificar se o lucro líquido da empresa aumentou ou diminuiu.

Embora um aumento no lucro líquido indique um aumento na produtividade geral da empresa, é importante entender a origem desse crescimento.

Portanto, esta análise pode ser aplicada individualmente por trabalhador ou por departamento. Desta forma, você poderá conhecer os motivos das mudanças no desempenho da empresa.

Indicador de capacidade

O índice de produtividade pode analisar a produtividade dos funcionários da empresa em um determinado período de tempo. Este indicador permite traçar metas e limites dentro da empresa.

Por exemplo, se uma máquina operada por um trabalhador pode produzir 500 itens por dia, pode haver um parâmetro relacionado aos limites de produção.

Além disso, a medida ajudará no processo de modernização da máquina caso seja necessário, em última instância, ampliar a produção.

Indicador de qualidade

A gestão da qualidade dos produtos finais da empresa é muito importante para qualquer empresa.

Se a qualidade do produto do consumidor final diminui, então o aumento no nível de produção não é interessante para o comerciante.

Portanto, o índice de qualidade pode verificar se a produção foi aumentada mantendo a qualidade do produto.

Em outras palavras, se os lucros aumentarem, mas a qualidade diminuir, isso terá um impacto negativo no futuro. Dessa forma, essa análise facilita a localização de pontos que precisam ser melhorados.

Indicador de turnover  

Outro indicador importante que ajuda a melhorar a produtividade da empresa é a taxa de rotatividade de funcionários.

A alta rotatividade prejudicará o nível de produção e a qualidade da empresa.

Isso porque os novos funcionários sempre precisam de um certo tempo para aprender o trabalho e concluí-lo no melhor nível.

Portanto, uma boa gestão de pessoas também é essencial para o nível de produtividade da empresa.

Indicador de competitividade

Neste indicador, você pode comparar empresas relacionadas com outras empresas do mesmo setor.

Nesse caso, a principal medida de análise é a participação de mercado da empresa. Este indicador também pode analisar a possibilidade de aumentar sua participação no mercado.

Seja pelo aumento da demanda, seja pela ocupação de participação de outras empresas.

Indicador estratégico 

Os indicadores estratégicos são muito importantes para definir metas e monitorá-las ao longo do tempo.

Dessa forma, os indicadores estratégicos permitem que os empreendedores analisem a relação entre os resultados e o planejamento ao longo do tempo.

Vantagens de utilizar indicadores de produtividade   

Existem tantos benefícios neste tema, tantos quanto você pode imaginar.

Em primeiro lugar, esses indicadores fornecem uma visão mais precisa para o gerente, para garantir que ele saiba o que está acontecendo dentro da empresa e entre os clientes.

Confira a lista de outros benefícios do uso de indicadores de produtividade abaixo!

Decisões diárias assertivas     

Todos os dias, o gerente e sua equipe precisam tomar decisões importantes. Por exemplo, onde investir o tempo de trabalho?

As decisões erradas podem afetar a empresa, bem como os clientes e outras partes interessadas no negócio.

Os indicadores de produtividade permitem que os gestores façam análises com mais precisão, melhorando a qualidade das decisões diárias.

Melhor acompanhamento das equipes     

A gestão da equipe depende do acompanhamento. Se você entende os resultados atuais de seus funcionários, pode orientá-los melhor por meio de feedback ou treinamento.

Novamente, os indicadores são úteis. Eles permitem avaliar a entrega da equipe, os recursos envolvidos em cada processo e o “gargalo” que precisa ser corrigido.

Melhor definição de metas    

As metas são como bússolas e podem ajudar a orientar profissionais e equipes. No entanto, bons objetivos precisam ser mensuráveis, ou seja, com base em números.

Nesse caso, os indicadores de produtividade são essenciais porque são a base para o estabelecimento de metas para melhorar o que está sendo feito. Se você não conhece seus KPIs, pode ser difícil definir metas.

Visão global para o resultado  

Normalmente, dentro da empresa, falta orientação para resultados. Isso significa que talentos e equipes se perdem no processo e na burocracia, enquanto os resultados ficam em segundo plano.

Felizmente, o monitoramento de indicadores passa uma mensagem clara: bons resultados são essenciais e todos devem buscá-los.

Agora que você já sabe o que é, a importância e vantagens, é só aplicar no seu negócio. Uma boa ferramenta CRM pode te ajudar nesse processo.

Publicações relacionadas