5 habilidades que todo gerente de equipe deve ter

5 habilidades que todo gerente de equipe deve ter - zoho

Neste artigo, confira as principais habilidades que um gerente de equipe deve ter para obter melhores resultados em equipe. Boa leitura!

Um gerente de equipe que tem como objetivo atingir a eficiência, precisa de várias características e habilidades importantes. Sem eles, pode ser difícil reunir seus funcionários para trabalhar em direção a objetivos comuns e ter o melhor desempenho – o que pode ser desastroso tanto para sua organização quanto para sua carreira.

Seja você um aspirante a gerente, um líder recém-nomeado sem muita experiência ou um executivo experiente que teve dificuldade em supervisionar sua equipe, desenvolver essas habilidades críticas será crucial para seu sucesso.

O que faz um gerente de equipe?

A gestão de equipe é a capacidade do gerente ou da própria organização de aplicar a liderança em um grupo de pessoas na realização de uma tarefa ou objetivo comum. O gerenciamento eficaz da equipe envolve apoiar, comunicar e elevar os membros da equipe para que eles desempenhem o melhor de suas habilidades e continuem a crescer como profissionais.

O que institui uma gestão de equipe eficiente, pode distinguir-se dependendo do local de trabalho e das pessoas. Alguns gerentes se identificam melhor com uma abordagem autoritária, enquanto outros propõem administrar suas equipes de maneira mais tranquila. Alguns participantes da equipe também podem responder de forma distinta aos tipos de gestão. Compreender seu próprio estilo de liderança e o que funciona melhor com sua equipe é uma parte significativa da gestão de equipe.

5 habilidades indispensáveis para todo gerente de equipe

1. Concentre-se em servir em vez de gerenciar

Apesar de parecer contraintuitivo, os gerentes mais eficientes se retém em servir ao invés de gerenciar suas equipes. Como gerente, você deve sempre ter em mente os melhores interesses dos membros de sua equipe e deve se esforçar para ajudá-los e apoiá-los a alcançar as metas individuais e da equipe.

Além disso, um bom gerente lidera por meio de ações, em vez de apenas dar ordens e delegar tarefas. Se você deseja que sua equipe atue profissionalmente e entregue um trabalho excelente, você deve agir de acordo e dar o exemplo.

2. Nem sempre assuma que você está certo

Se você quer se destacar como gerente, precisa estar aberto para receber novas informações, pois o aprendizado deve ser contínuo. Embora como gerente você possa ocupar uma posição mais sênior do que os membros da equipe que você gerencia, você deve manter a mente aberta sobre o que seus funcionários podem lhe ensinar diariamente. Além de aprender com sua equipe, você também deve manter-se atualizado com as últimas tendências e desenvolvimentos e investir em seu próprio desenvolvimento profissional contínuo.

Exemplo: durante a reunião com membros da sua equipe, você dará sua opinião sobre algum contratempo técnico que algum de seus clientes está passando. Seu técnico sênior responde à sua análise com um ponto de vista divergente. Ao invés de acreditar de prontidão que seu ponto de vista está correto, você pratica a escuta para só  depois ter uma discussão sobre o tema.

3. Faça da transparência uma prioridade

Um local de trabalho transparente pode ajudar os funcionários a se sentirem mais conectados e incentivar a criatividade e a responsabilidade. Praticar a transparência por meio de uma comunicação aberta e consistente permite que os membros de sua equipe tenham uma sensação de respeito que é importante para a satisfação e produtividade geral no trabalho. Isso também pode ajudar os membros de sua equipe a ter mais confiança quando se trata de contribuir com ideias e soluções para o local de trabalho, o que pode beneficiar todos os envolvidos.

Exemplo: em vez de distribuir as tarefas da equipe individualmente, use um sistema de gerenciamento de projetos para atribuir e exibir tarefas e metas gerais para um projeto específico. Quando os membros da equipe podem ver claramente seu papel em um projeto e saber exatamente quais são suas responsabilidades, é mais provável que eles se responsabilizem por produzir um trabalho de qualidade.

4. Defina limites

Embora você queira tratar sua equipe com gentileza e respeito, também é importante estabelecer limites e afirmar sua autoridade às vezes. Os membros da equipe devem saber que seu trabalho é garantir que seu trabalho seja feito com eficiência e que, quando necessário, você tomará medidas disciplinares. Deve haver uma compreensão muito clara das responsabilidades e funções dentro do espaço de trabalho para desencorajar os membros da equipe de desafiar limites pouco claros.

Exemplo: um cliente informou que um de seus técnicos não está atendendo regularmente às tarefas de manutenção necessárias, conforme o contrato de serviço. Em vez de enviar um e-mail para informar ao seu técnico que ele precisa atualizar as tarefas de manutenção, você se encontra com ele pessoalmente para delinear claramente suas expectativas e discutir o desempenho insatisfatório recente do funcionário. Ao se encontrar pessoalmente, você mostra ao membro de sua equipe que leva o desempenho dele a sério e que não cumprir as atribuições de trabalho não será tolerado.

5. Forneça um espaço de trabalho positivo

Embora o mundo dos negócios seja um lugar sério que muitas vezes envolve margens de lucro, avaliações de risco e avaliações de desempenho, estudos mostraram que um pouco de humor e leveza no escritório podem ter um efeito notavelmente positivo na produtividade. Se possível, organize saídas de trabalho divertidas ou anime o ambiente do escritório com algumas plantas e cores vivas. Mesmo que você apenas traga um buquê de flores para o trabalho ou conte uma piada de vez em quando, isso pode alegrar o dia de sua equipe e promover uma cultura de felicidade dentro do espaço de trabalho.

Exemplo: a moral no escritório está um pouco baixa depois de perder uma grande conta. Você decide aliviar o clima contratando um massagista móvel para dar a todos uma massagem no ombro e no pescoço. Quando todos estiverem um pouco mais relaxados, sirva rosquinhas e café para discutir as lições aprendidas e como a equipe pode melhorar a prestação de serviços no futuro.

Um bom gerente de equipe incentiva e cultiva o crescimento de sua equipe!

Você deve apoiar e nutrir sua equipe, fazendo valer sua função de gerente. Seus colaboradores devem saber quais são seus objetivos, o desenvolvimento pessoal de cada um, deixando claro que todos receberão apoio. Isso significa que você deve estar sempre procurando maneiras de desenvolver e enriquecer sua equipe, como dar oportunidades para participar de workshops e conferências e manter-se atualizado por meio de treinamento e certificação.

Além de incentivar seus funcionários a expandir continuamente seus conhecimentos, você também pode nutri-los e motivá-los por meio de feedback positivo para um bom trabalho ou melhoria no desempenho. No entanto, você também deve fornecer críticas construtivas às vezes, pois isso pode ajudar os membros da equipe em seu desenvolvimento profissional.

Gostou do conteúdo e quer melhorar o relacionamento com sua equipe para alcançar mais vendas?

A Zoho garante resultados para o seu negócio através da automação, que agrega valor à sua equipe e clientes. Conheça nossas soluções!

Publicações relacionadas