Estratégias para aumentar a produtividade

Estratégias para aumentar a produtividade - ZOHO

Diante de um mundo globalizado, produzir mais produtos em menos tempo tornou-se um problema de sobrevivência.

Além de uma competição de estabilidade de mercado que atravessa barreiras geográficas, os consumidores estão cada vez mais exigentes (existência, segurança, valor, etc.) pelas marcas que consomem.

Para isso, os líderes desenvolveram estratégias confiáveis sobre como aumentar a produtividade e a motivação dos funcionários.

Além de salários atraentes, esse é o sonho de muitos candidatos e profissionais, e a maioria das empresas adota planos de benefícios para agradá-los.

Dicas para aumentar a produtividade

Podemos enfatizar discursos motivacionais, planos de incentivos e vários tipos de bônus que beneficiam a marca do empregador.

Para tanto, é imprescindível contar com uma competente equipe de recursos humanos, cuja responsabilidade não seja apenas a organização de documentos e de pessoal de gestão.

A empresa deve fornecer produtos e serviços melhores do que os concorrentes. A boa gestão deve garantir a superioridade em relação às outras equipes.

Não é uma tarefa fácil se destacar com uma estratégia eficaz, mas também não é um monstro.

Abaixo, desenvolvemos um plano de ação para aumentar a produtividade da sua empresa. Confira!

1. Faça um recrutamento com qualidade  

Para começar, é necessário haver candidatos qualificados para o desempenho das funções e garantir que (futuros) profissionais prestem o melhor serviço para a empresa.

Não tenha medo de explorar os requisitos básicos das vagas que aparecerem. Existem:

  • formação;

  • experiência;

  • comportamento adequado para a vaga.

Use o tempo necessário, a expertise de recursos humanos e os melhores canais para encontrar os profissionais mais adequados.

O investimento em treinamento também é responsável por uma grande proporção dos indicadores de produtividade dos funcionários existentes e futuros.

Ter uma equipe que acompanha o tempo, é inovadora e bem desenvolvida é o primeiro segredo para melhorar a produtividade da empresa.

2. Estude, defina e execute suas metas e objetivos  

Na verdade, é crucial para a empresa manter metas e objetivos claros. Atualmente, existem várias ferramentas que podem ajudar a resolver esse problema.

Confira alguns deles:

  • OKRS (Objectives and Key Results): sigla em inglês para “objetivos e resultados-chave”. Trata-se de um sistema relacionado à cultura de foco em resultados e permite que os objetivos sejam traduzidos em metas mensuráveis;

  • S.M.A.R.T.: traduzido do inglês, significa “inteligente/esperto”. Metodologia prática voltada para a criação de processos, projetos ou negócios que envolve as seguintes características: “específica”, “mensurável”, “atingível” e “relevante”;

  • BSC (Balanced Score Card): em português, quer dizer “Indicadores Balanceados de Desempenho” e nomeia uma ferramenta utilizada para a gestão estratégica em empresas, cuja aplicação se dá especialmente para a mensuração do desempenho, análise dos objetivos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas.

Promova os objetivos da empresa, lembrando também de levar em consideração a personalidade de cada departamento.

O uso de quadros de avisos, a automação de e-mails, intranets e outras ferramentas podem facilitar a comunicação, principalmente quando o número de funcionários é grande.

Desta forma, os colaboradores irão compreender as suas funções e poderem melhorar a eficiência do seu trabalho ao mesmo tempo que mergulham na empresa.

3. Estabeleça os papéis e responsabilidades com clareza  

As pessoas não são sábias e sábias. Mas geralmente, a perda de produtividade é o resultado do fracasso das tarefas e responsabilidades da equipe.

Essa divisão deve ser feita de forma clara e detalhada entre equipes e entre indivíduos.

4. Proporcione comunicação e cultura produtivas  

A comunicação é um ponto chave na gestão e geralmente não recebe a devida atenção.

O gestor é responsável por supervisionar sua equipe e garantir que todos os colaboradores atendam às expectativas, metas e prioridades estabelecidas.

Quando esses pontos não são atendidos, a liderança deve comunicá-los de maneira tática e sutil.

Para saber como fazê-lo, os líderes precisam saber aplicar feedback contínuo e permitir que os funcionários expressem seus posicionamentos com liberdade.

  • Tenha um canal de comunicação entre todos os colaboradores para sanar eventuais dúvidas;

  • Corrija os erros, sejam eles por tentativas de inovação ou desatenção;

  • Esclareça sempre para não causar insegurança no profissional e insatisfação da liderança.

Os funcionários devem sentir que são os donos do negócio e têm liberdade para fazer sugestões e tentar melhorar suas operações.

Erros de gestão também podem ocorrer e não devem ser escondidos “debaixo do tapete”: os líderes devem ser vistos como modelos para os funcionários, mas não é por isso que as pessoas esperam que eles sejam perfeitos.

Assumir seus próprios erros deixará os membros da equipe mais confiantes.

Ouça a opinião dos colaboradores durante o processo de admissão, principalmente durante o processo de demissão.

É o momento em que as pessoas que saem da equipe se sentem mais à vontade e têm a oportunidade de expor pontos que normalmente não são divulgados por estarem relacionados à liderança e ao relacionamento, aumentando assim a produtividade.

5. Organize e humanize o ambiente de trabalho  

Independentemente da função, ninguém merece trabalhar em um lugar sujo, bagunçado e barulhento.

Confira alguns pontos que devem ser populares no ambiente de trabalho para aumentar a produtividade:

  • ser limpo, saudável e agradável;

  • oferecer salários e benefícios compatíveis com o mercado;

  • permitir uma comunicação transparente entre líderes e colaboradores;

  • respeitar as regras de educação, convivência e boas maneiras;

  • promover o desenvolvimento profissional de seus colaboradores;

  • conceder espaços de liberdade e diversão aos colaboradores.

6. Motive e reconheça seus colaboradores  

Não é fácil descobrir o que motiva a todos, mas você sabia que funcionários proativos e felizes produzirão mais e melhores produtos?

Portanto, obter a aprovação de líderes diretos e colegas geralmente é um combustível, superando a maioria das outras ações para aumentar a produtividade da empresa.

O reconhecimento pode se refletir em dois aspectos:

  • Financeiro: com aumentos de salários, bônus e gratificações;

  • Não financeiro: com reconhecimento verbal, oportunidades de crescimento e aprendizado.

7. Revise processos internos  

Uma empresa organizada que pode controlar os processos internos pode aumentar a produtividade no local de trabalho e facilitar o bom funcionamento do negócio.

Por outro lado, estruturas caóticas e ineficientes prejudicam o desempenho e a motivação dos funcionários.

A revisão desses processos pode ajudar a identificar obstáculos, falhas de planejamento, taxas de retrabalho, sem falar na burocracia geralmente desnecessária.

Tecnologias como o 5S ajudam a manter as empresas organizadas e facilitam o acesso aos materiais necessários sem perder tempo procurando.

Além de remover obstáculos no processo de aprovação e garantir que a tomada de decisão seja apoiada pelo responsável, a modelagem desses processos pode ajudar a estabelecer padrões mais eficazes.

8. Invista em tecnologia e ferramentas  

Ferramentas e tecnologias que agilizam processos, reduzem burocracia desnecessária e automatizam tarefas manuais são consideradas importantes aliadas da produtividade.

Além de procedimentos que integram processos e sistemas da empresa para auxiliar a gestão de recursos humanos, muitos são os recursos para facilitar a comunicação.

É claro que, ao implementar um novo sistema, às vezes se perde tempo e recursos, o que afeta indiretamente a produtividade da equipe.

Por isso, hoje, existem alguns aplicativos que podem ser utilizados para gerenciamento sem a necessidade de tempo de implementação.

Eles cooperam para manter e, em alguns casos, aumentar a produtividade.

Continue nos acompanhando e assine newsletter!

Publicações relacionadas