Cloud computing: o que é e como implementar na sua empresa

Para obter resultados modernos de alto desempenho, você precisa investir em tecnologias modernas. O cloud computing, ou computação em nuvem, é a tecnologia que permite o uso de recursos da computação por meio da Internet. 

O conceito ainda é uma confusão para você? Quer saber mais sobre ele e aproveitar as suas incríveis vantagens? Então continue a leitura desse post!

O que é cloud computing e como funciona?

O termo cloud computing, ou computação na nuvem, é realmente muito popular no mundo da tecnologia e até fora dele. Depois da pandemia, quando muitas empresas passaram a optar pelo trabalho remoto, tudo passou a acontecer na nuvem.

Mesmo agora, quando as empresas voltam ao presencial ou optam pelo regime híbrido, o cloud computing continua muito útil. De acordo com pesquisas da Gartner, empresa de consultoria, até 2025 pelo menos 85% das organizações possivelmente estarão usando a computação em nuvem.

Finalmente, cloud computing, ou computação na nuvem, é um modelo de serviços de computação em que os recursos são disponibilizados através da internet. Em vez de executar programas ou armazenar dados em um computador, a computação em nuvem permite que essas tarefas sejam realizadas em servidores remotos, acessíveis por qualquer usuário que tenha internet.

A computação em nuvem oferece diversas vantagens, como escalabilidade, acesso remoto de qualquer lugar, redução de custos operacionais físicos, maior flexibilidade e segurança. 

Quais são os principais modelos de serviço de cloud computing? 

O cloud computing tem sido amplamente adotado por empresas de todos os portes e setores para impulsionar resultados, melhorar a eficiência e a agilidade das operações. Conheça os principais modelos desse serviço:

1. IaaS (Infraestrutura como Serviço)

No IaaS, a infraestrutura de TI é fornecida pela nuvem, como servidores virtuais, armazenamento e rede. Os usuários podem gerenciar essas funcionalidades de acordo com suas necessidades. O IaaS permite que os negócios gastem com a compra de equipamentos para uma infraestrutura física trabalhosa, ganhando escalabilidade e agilidade nas operações de TI.

São exemplos o Amazon Web Services (AWS) e Microsoft Azure.

2. PaaS (Plataforma como Serviço)

Como uma plataforma de desenvolvimento fornecida pela nuvem, os desenvolvedores podem criar, testar e implantar aplicações com agilidade e eficiência. O PaaS fornece infraestrutura de desenvolvimento, como servidores, bancos de dados e linguagens de programação.

São exemplos Heroku, Google App Engine e Microsoft Azure App Service.

3. SaaS (Software como Serviço)

Aqui, os aplicativos são oferecidos como um serviço pela nuvem. Os usuários podem acessar e usar os aplicativos através de um navegador, sem sequer instalá-los. Os exemplos populares de SaaS provavelmente são os mais conhecidos, como serviços de e-mail baseados em nuvem e plataformas que permitem a colaboração, com o Zoho Workplace.

Benefícios da computação em nuvem para empresas

O modelo tradicional de computação representa um gasto significativo para usuários e empresas que hoje precisam investir em downloads, sistemas, hardwares e softwares diariamente.

A computação em nuvem se tornou tão popular por causa da sua habilidade em suprir as necessidades aceleradas do mercado atual, democratizando informações e melhorando a experiência profissional e pessoal diária. Confira mais vantagens do cloud computing:

1. Redução de custos operacionais

Ao invés de ter que investir em infraestrutura física, com grandes servidores e data centers, as empresas podem usar os serviços em nuvem oferecidos por outras corporações. 

Afinal, a infraestrutura física necessária para suprir os seus processos pode ser gigante, custosa, e deve ser monitorada 24 horas. Com o cloud computing, você paga de acordo com a demanda, eliminando os gastos com compras de hardware e software, instalação e manutenção.

2. Escalabilidade e flexibilidade

Os provedores cloud computing oferecem infraestrutura escalável e flexível, contratada sob demanda, com recursos que podem ser adicionados ou removidos conforme necessário. Assim, permite que as empresas paguem pelo que usam de fato, de acordo com as suas próprias necessidades.

3. Maior eficiência e produtividade

A computação em nuvem ajuda a aumentar a eficiência e a produtividade. Influencia na agilidade dos processos, já que os serviços em nuvem podem ser acessados de qualquer dispositivo com conexão à Internet, de qualquer lugar. 

Assim, pode aumentar a flexibilidade e a produtividade dos funcionários. Também podem automatizar tarefas, liberando os colaboradores do manual e repetitivo para atividades mais estratégicas e criativas. 

Podem ser integrados a outros sistemas, cruzando dados e impulsionando a colaboração e a eficiência.

Preocupações de segurança em cloud computing

A computação em nuvem é uma tecnologia versátil que pode ser usada para muitos propósitos. É escalável, flexível, uma solução muito atraente para a maioria das empresas.

Os serviços em nuvem são protegidos por uma variedade de medidas de segurança, pois as empresas precisam proteger seus dados. Abaixo, listamos algumas preocupações desse tema.

1. Proteção de dados e privacidade

O aumento do risco de ataques cibernéticos gerou a necessidade de padrões mais elevados de segurança. Com um serviço cloud computing com recursos de segurança mais recentes, seus dados e arquivos ficam seguros tanto em repouso quanto durante a transmissão, também protegidos por criptografia para manter total privacidade.

A maioria dos data centers de armazenamento em nuvem são constantemente monitorados e atualizados. Além disso, a computação em nuvem oferece a opção de recuperar dados diante de imprevistos.

2. Gerenciamento de acesso e autenticação

Ao utilizar a computação em nuvem, as empresas podem se beneficiar de medidas de segurança como gerenciamento de acesso e a autenticação de dois fatores, uma camada adicional de proteção para seus dados.

Esse conjunto de políticas e práticas controlam quem tem acesso a quaisquer recursos na nuvem, protege os dados e os sistemas contra qualquer usuário não autorizado. Você irá monitorar a identificação, verificação e concessão de acesso aos colaboradores.

3. Conformidade regulatória

As empresas fornecedoras da computação na nuvem devem seguir as leis e regulamentos aplicáveis. A conformidade regulatória protege os dados contra acesso não autorizado, danos, multas e outras penalidades.

Algumas das leis mais comuns são a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), regulamento brasileiro que cuida do tratamento de dados pessoais. Observe também outras normas, como o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), da União Europeia.

Foque nas medidas de segurança necessárias para cumprir os requisitos regulatórios, documentando e verificando se o serviço contratado se mantém testando essa segurança para garantir que esteja funcionando corretamente.

A conformidade regulatória é uma parte importante, com práticas recomendadas para proteção de informações sigilosas e dos próprios sistemas contra acesso não autorizado.

Conheça os serviços em nuvem do Zoho Workplace 

Agora que você entende o conceito de cloud computing, antes de pensar sobre o melhor servidor, reflita sobre as necessidades do seu negócio. A plataforma Zoho Workplace tem todas as ferramentas que você precisa para suprir serviços fundamentais no dia a dia das operações:

1. Zoho Workdrive

O Zoho Workdrive é uma ótima solução para cloud computing! O serviço oferece armazenamento em nuvem absolutamente seguro e escalável. Com ele, os colaboradores podem acessar e compartilhar arquivos de qualquer lugar, com alta possibilidade de colaboração em equipe. 

O Zoho Workdrive possui recursos avançados de segurança, como controle de acesso, criptografia e mais, permitindo que os gestores de TI gerenciem permissões e outras restrições de acesso, gerenciamento e compartilhamento de arquivos, garantindo a segurança dos dados.

2. Zoho Office suite

O Zoho Office suite é a solução de cloud computing que você precisa para assegurar as melhores ferramentas de produtividade para a sua equipe. Nele, os usuários têm acesso a processamento de texto, planilhas, apresentações e mais, tudo na nuvem.

Crie e edite documentos em tempo real, colabore entre equipes e departamentos. O Zoho Office suite é integrado com outras ferramentas do Zoho Workplace, proporcionando troca de dados, integração e eficiência.

3. Zoho Meeting

O Zoho Meeting é a solução de cloud computing com recursos completos de videoconferência e webconferência em nuvem. Realize reuniões online com até 100 participantes, compartilhe a tela, use chat em tempo real, grave as reuniões e mais. 

Conecte-se e colabore com profissionais e clientes de qualquer lugar, otimizando e agilizando a comunicação diária.

4. Zoho Connect

O Zoho Connect é a solução de intranet corporativa em nuvem mais eficiente para gestores de TI e toda a empresa. A plataforma permite a colaboração em nuvem com comunicação, compartilhamento de conhecimento e trabalho em equipe.

Com o Connect, você pode criar grupos de trabalho, compartilhar dados, discutir projetos, criar lembretes, planos e fluxos de com dependência entre tarefas, colaborar em tempo real e muito mais. 

5. Zoho Mail

O Zoho Mail é o melhor e-mail em nuvem para a colaboração de equipes, pois oferece um serviço seguro e confiável. Com o Zoho Mail, os usuários têm acesso fácil a mensagens, calendários e contatos em qualquer dispositivo, ficando sempre conectados.

Além disso, o Zoho Mail possui recursos avançados de proteção contra spam e vírus, garantindo ampla segurança nas comunicações.

6. Zoho Cliq

O Zoho Cliq é a sua plataforma de comunicação em nuvem: colabore em tempo real entre equipes, envie mensagens instantâneas, faça chamadas de voz e vídeo, compartilhe arquivos e muito mais.

O Zoho Cliq oferece uma comunicação ágil e fácil, além de integrações com outras ferramentas e acesso eficiente a informações empresariais.

Gostou das soluções e quer contar com as melhores ferramentas de cloud computing? Conheça o Zoho Workplace!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas