Cloud computing: o que é e como implementar na sua empresa

Para obter resultados de alto desempenho condizentes com o mercado atual, você precisa investir em tecnologias modernas. O cloud computing, ou computação em nuvem, é a tecnologia que permite o uso de recursos da computação por meio da Internet, de forma totalmente remota.

Não se preocupe, se esse termo ainda é uma confusão para você, esse post é o guia certo para te ajudar. Quer saber mais sobre o cloud computing e aproveitar as suas incríveis vantagens? Então continue a leitura!

O que é cloud computing?  

Cloud computing, ou computação na nuvem, é um modelo de serviços de computação em que os recursos são disponibilizados através da internet, hospedando programas e informações.

Ou seja, em vez de executar programas ou armazenar dados em um computador físico, a computação em nuvem permite que essas tarefas sejam realizadas em servidores remotos, acessíveis por qualquer usuário que tenha internet, por meio de qualquer computador, tablet ou smartphone.

O termo cloud computing, ou computação na nuvem, é realmente muito popular no mundo da tecnologia e até fora dele. Afinal, principalmente depois da pandemia, quando muitas empresas passaram a optar pelo trabalho remoto, tudo passou a acontecer na nuvem.

Mesmo agora, quando as empresas voltam ao presencial ou optam pelo regime híbrido, o cloud computing continua muito útil. De acordo com pesquisa da Gartner, empresa de consultoria, até 2025, pelo menos 85% das organizações possivelmente estarão usando a computação em nuvem.

Para que serve a cloud computing?  

A técnica tem várias finalidades e benefícios, fornecendo acesso a recursos computacionais, como armazenamento de dados, poder de processamento e softwares para que empresas funcionem, tudo por meio da Internet.

A computação em nuvem também oferece escalabilidade, acesso remoto de qualquer lugar, maior flexibilidade, segurança e redução de custos operacionais físicos, já que elimina os gastos com compras de hardware e software, instalações, consertos e mais. Também há economia de espaço, já que tudo acontece online.

Grandes quantidades de dados passam a ser armazenados de forma acessível, bem como processados para executar as mais diversas operações. Esse processamento pode ser escalado conforme necessário para a empresa, segundo as suas demandas.

A computação em nuvem facilita a colaboração entre equipes distribuídas geograficamente, evita a manutenção constante de hardwares, além de manter um backup automatizado.

Quais são os principais modelos de serviço de cloud computing?   

O cloud computing tem sido amplamente adotado por empresas de todos os portes e setores para impulsionar resultados, melhorar a eficiência e a agilidade das operações. Conheça os principais modelos desse serviço:

1. IaaS (Infraestrutura como Serviço)  

No IaaS, a infraestrutura de TI é fornecida pela nuvem, como servidores virtuais, armazenamento e rede. Os usuários podem gerenciar essas funcionalidades de acordo com suas necessidades.

O IaaS evita que os negócios gastem com a compra de equipamentos para uma infraestrutura física trabalhosa, ganhando escalabilidade e agilidade nas operações de TI.

2. PaaS (Plataforma como Serviço)  

Como uma plataforma de desenvolvimento fornecida pela nuvem, os desenvolvedores podem criar, testar e implantar aplicações com agilidade e eficiência. O PaaS fornece infraestrutura de desenvolvimento, como servidores, bancos de dados e linguagens de programação.

3. SaaS (Software como Serviço)  

Aqui, os aplicativos são oferecidos como um serviço pela nuvem. Os usuários podem acessar e usar os aplicativos através de um navegador, sem sequer instalá-los. Os exemplos populares de SaaS provavelmente são os mais conhecidos, como serviços de e-mail baseados em nuvem e plataformas que permitem a colaboração, com o Zoho Workplace.

Benefícios da computação em nuvem para empresas  

O modelo tradicional de computação representa um gasto significativo para usuários e empresas que hoje precisam investir em downloads, sistemas, hardwares e softwares diariamente.

A computação em nuvem se tornou tão popular por causa da sua habilidade em suprir as necessidades aceleradas do mercado atual, democratizando informações e melhorando a experiência profissional e pessoal diária. Confira mais vantagens do cloud computing:

1. Redução de custos operacionais  

Ao invés de ter que investir em infraestrutura física, com grandes servidores e data centers, as empresas podem usar os serviços em nuvem oferecidos por outras corporações.

Afinal, a infraestrutura física necessária para suprir os seus processos pode ser gigante, custosa, e deve ser monitorada 24 horas. Com o cloud computing, você paga de acordo com a demanda, eliminando os gastos com compras de hardware e software, instalação e manutenção.

2. Escalabilidade e flexibilidade  

Os provedores cloud computing oferecem infraestrutura escalável e flexível, contratada sob demanda, com recursos que podem ser adicionados ou removidos conforme necessário. Assim, permite que as empresas paguem pelo que usam de fato, de acordo com as suas próprias necessidades.

3. Maior eficiência e produtividade  

A computação em nuvem ajuda a aumentar a eficiência e a produtividade, influenciando na agilidade dos processos, já que os serviços em nuvem podem ser acessados de qualquer dispositivo com conexão à Internet, de qualquer lugar.

Assim, pode aumentar a flexibilidade e a produtividade dos funcionários. Ainda é possível automatizar tarefas, liberando os colaboradores das demandas manuais e repetitivas para atividades mais estratégicas e criativas.

Os recursos podem ser integrados a outros sistemas, cruzando dados e impulsionando a colaboração e a eficiência.

É o caso do Case de Sucesso do Grupo FT Segurança, uma empresa com 31 anos de mercado. A corporação passou a economizar 30% em custos de e-mail com a mudança para a solução em nuvem Zoho Mail. Como explica o Vagner Onesco, gerente técnico e comercial do grupo FT:

"O Grupo FT precisava evoluir na modernização dos seus sistemas, principalmente levando a maioria dos serviços para uma solução em cloud. O nosso serviço anterior de e-mail, que era um dos pontos mais críticos da empresa, funcionava com um provedor interno, gerando custos baixos, mas dificuldades na eficiência.

A gente tinha problemas na entrega, na segurança, com Spams, servidores de e-mail rejeitavam os nossos e-mails... O que começou a gerar problemas que precisávamos solucionar. Porém, não conseguíamos evoluir para uma solução de mercado, pois os custos inviabilizavam.

Seguramos esse investimento por alguns anos, mas fizemos testes e pesquisas, conversando com empresas e usuários, até entrarmos em contato com o pessoal da Zoho. Fomos muito bem atendidos, conseguimos testar a solução dentro do nosso ambiente, com as nossas características... E viabilizamos o negócio numa relação de confiabilidade.

O processo de migração durou apenas um final de semana. O time de suporte do Zoho Mail foi fundamental para que tivéssemos o sucesso nesse processo."

Confira o vídeo completo do Case e entenda mais sobre os benefícios dessa migração!

Preocupações de segurança em cloud computing  

A computação em nuvem é uma tecnologia versátil que pode ser usada para muitos propósitos. É escalável, flexível, uma solução muito atraente para a maioria das empresas.

Por isso, os serviços em nuvem também são protegidos por uma variedade de medidas de segurança no armazenamento de dados. Abaixo, listamos algumas preocupações desse tema.

1. Proteção de dados e privacidade  

O aumento do risco de ataques cibernéticos gerou a necessidade de padrões mais elevados de segurança. Com um serviço de cloud computing com recursos de segurança mais recentes, seus dados e arquivos ficam seguros tanto em repouso quanto durante a transmissão, protegidos por criptografia para manter total privacidade.

Os data centers de armazenamento em nuvem eficientes são constantemente monitorados e atualizados. Além disso, a computação em nuvem oferece a opção de recuperar dados diante de imprevistos, evitando prejuízos.

2. Gerenciamento de acesso e autenticação  

Ao utilizar a computação em nuvem, as empresas podem se beneficiar de medidas de segurança como gerenciamento de acesso e a autenticação de dois fatores, uma camada adicional de proteção para seus dados.

Esse conjunto de políticas e práticas controlam quem tem acesso a quaisquer recursos na nuvem, protegendo os dados e os sistemas contra usuários não autorizados. Você irá monitorar a identificação, verificação, concessão e permissão dada aos colaboradores.

3. Conformidade regulatória  

As empresas fornecedoras da computação na nuvem devem seguir as leis e regulamentos aplicáveis. A conformidade regulatória protege os dados contra acesso não autorizado ou danos, enquanto evita multas e outras penalidades para a sua empresa.

Algumas das leis mais comuns são a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), regulamento brasileiro que cuida do tratamento de dados pessoais. Observe também outras normas, como o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), da União Europeia.

Foque nas medidas de segurança necessárias para cumprir os requisitos regulatórios, documentando e verificando se o serviço contratado se mantém testando essa segurança para garantir que esteja funcionando corretamente, implementando auditorias.

A conformidade regulatória é uma parte fundamental, com práticas recomendadas para proteção de informações sigilosas e para manutenção da reputação da sua empresa.

Conheça os serviços em nuvem do Zoho Workplace   

Agora que você entende o conceito de cloud computing, antes de pensar sobre o melhor servidor, reflita sobre as necessidades do seu negócio. A plataforma Zoho Workplace tem todas as ferramentas que você precisa para suprir serviços fundamentais no dia a dia das operações:

1. Zoho Workdrive  

O Zoho Workdrive é uma ótima solução para cloud computing! O serviço oferece armazenamento em nuvem absolutamente seguro e escalável.

Com ele, os colaboradores podem acessar e compartilhar arquivos de qualquer lugar, com alta possibilidade de colaboração em equipe. É possível até mesmo gerar relatórios sobre os acessos e criar pastas unicamente para alguns grupos.

O Zoho Workdrive possui recursos avançados de segurança, como controle de acesso, criptografia, auditorias, conformidade e mais, permitindo que os gestores de TI gerenciem permissões e outras restrições de acesso, gestão e compartilhamento de arquivos, garantindo a segurança dos dados.

Você poderá até mesmo utilizar Inteligência Artificial para gerar imagens ou textos, Zia AI ajuda você a gerar conteúdo e imagens na plataforma WorkDrive. Esteja você trabalhando em uma postagem de blog, artigo, em mídia social ou apresentação, podemos te ajudar a melhorar a qualidade e a eficiência da criação de conteúdo.

2. Pacote office completo

O Zoho Office suite é a solução de cloud computing que você precisa para assegurar as melhores ferramentas de produtividade para a sua equipe - o pacote Office completo. Nele, os usuários têm acesso a processamento de texto, planilhas, apresentações e mais, tudo na nuvem.

Crie e edite documentos em tempo real no Zoho Writer, colabore entre equipes e departamentos, crie apresentações no Zoho Show e planilhas avançados no Zoho Sheet.

O Zoho Office suite é integrado com outras ferramentas do Zoho Workplace, proporcionando troca de dados, alinhamento eficiência.

3. Zoho Meeting  

O Zoho Meeting é a solução de cloud computing com recursos completos de videoconferência e webconferência em nuvem. Realize reuniões online com até 100 participantes, compartilhe a tela, use chat em tempo real, grave as reuniões e mais.

Conecte-se e colabore com profissionais e clientes de qualquer lugar, otimizando e agilizando a comunicação diária.

4. Zoho Connect  

O Zoho Connect é a solução de intranet corporativa em nuvem mais eficiente para gestores de TI e toda a empresa. A plataforma permite a colaboração em nuvem com comunicação, compartilhamento de conhecimento e trabalho em equipe.

Com o Connect, você pode criar aplicativos específicos para fluxos de trabalho, montar grupos, compartilhar dados, manter um board com as atividades, discutir projetos, criar lembretes, gerar planos e fluxos com dependência entre tarefas, colaborar em tempo real e muito mais.

Nele, você também poderá aplicar a estratégia de gamificação com a sua equipe. O Zoho Connect te ajuda a monitorar o desempenho, incentivar e recompensar os profissionais que estão indo bem.

5. Zoho Mail  

O Zoho Mail apresenta o melhor custo-benefício como e-mail corporativo em nuvem para a colaboração de equipes, pois oferece um serviço seguro e confiável. Com o Zoho Mail, os usuários têm acesso fácil a mensagens, calendários e contatos em qualquer dispositivo, ficando sempre conectados.

Além disso, o Zoho Mail possui recursos avançados de criptografia, filtragem de e-mails, domínio próprio, selos internacionais de privacidade, proteção contra Spam e vírus, garantindo ampla segurança nas comunicações.

6. Zoho Cliq  

O Zoho Cliq é a sua plataforma de comunicação corporativa em nuvem: colabore em tempo real entre equipes, envie mensagens instantâneas, faça chamadas de voz e vídeo, compartilhe arquivos e muito mais.

O Zoho Cliq oferece uma comunicação ágil e fácil, além de integrações com outras ferramentas e acesso eficiente a informações empresariais.

Gostou das soluções completas da plataforma e quer contar com as melhores ferramentas de cloud computing para a sua empresa? Conheça mais sobre o Zoho Workplace e impulsione os resultados da corporação!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas