Táticas para aumentar produtividade no trabalho

Saiba como organizar suas tarefas e fazer um dia “trabalhar melhor”. Confira algumas táticas e aumente a produtividade no trabalho. Boa leitura!

Você está ocupado com seu trabalho diário e confunde questões burocráticas com atendimento ao cliente?

Muitas vezes é difícil lidar com tantas tarefas diferentes e ainda se concentrar no trabalho. Mas assimilando algumas práticas simples, você pode aprender como aumentar a produtividade no trabalho e gerar mais lucros no final do mês.

Por exemplo, usando a tecnologia, você pode automatizar alguns requisitos e controlar o tempo gasto em atividades e distrações.

Quer saber como organizar melhor suas tarefas e fazer um dia “trabalhar melhor”?

Confira as dicas abaixo!

Dicas para aumentar produtividade no trabalho

1. Comece cedo 

Levantar mais cedo do que os outros permite que você conclua suas tarefas mais importantes nas primeiras horas do dia.

Desta forma, você pode responder às solicitações dos clientes a qualquer momento durante o horário comercial.

Isso exige muita disciplina dos profissionais, mas é uma boa estratégia para aumentar produtividade no trabalho.

2. Desative as notificações que não são importantes do celular

Se você usá-lo incorretamente, seu smartphone pode se tornar um ladrão de produtividade. Eles têm inúmeros aplicativos e plataformas que podem distraí-lo ao longo do dia.

Você pode até pensar “Estou apenas respondendo a uma mensagem”. No entanto, se você monitorar o tempo usado em seu telefone, verá que ocupará muito do seu dia.

Portanto, é melhor desabilitar as notificações do aplicativo durante o horário de trabalho e usar o dispositivo apenas onde for realmente necessário.

3. Faça um cronograma de atividades   

Um erro muito comum cometido por profissionais é a falta de organização para as necessidades do dia a dia.

Ao determinar as prioridades e tarefas que precisam ser concluídas, você pode se concentrar nas coisas que realmente importam.

4. Organize o ambiente de trabalho 

Se sua mesa estiver desordenada, isso afetará diretamente a eficiência do seu trabalho.

Um ambiente limpo e sem poluição visual ajuda a manter o foco nas necessidades de completar o dia, pois evita se perder entre arquivos, pastas e objetos.

5. Administre o tempo e os intervalos

É comum as pessoas esquecerem os horários em que fazem uma pausa para o café ou conversam com os colegas. Por isso, administrar o tempo de um dia inteiro é fundamental.

Uma dica, se você quer saber como aumentar produtividade no trabalho, é definir um período de tempo para a realização da tarefa e um determinado tempo de descanso.

Alguns métodos, como o Pomodoro, indicam 25 minutos para atividades e 5 minutos para descanso.

Esta técnica deve ser repetida ao longo do dia para garantir a produção contínua. Existem até alguns aplicativos que podem ajudá-lo com esse tipo de monitoramento.

No entanto, esse método não é adequado para todos. Algumas pessoas precisam de mais tempo para se concentrar em uma função e preencher um requisito.

Se este for o seu caso, verifique quanto tempo leva para concluir uma tarefa. Vai demorar 1 hora? Em seguida, determine esse tempo de corrida e mais 5 minutos de descanso.

Essa pequena pausa permitirá que você estique os músculos, beba uma xícara de café e recupere as energias para continuar trabalhando.

6. Mantenha o foco

Concentre-se em atividades e não desperdice energia em problemas insolúveis.

Normalmente, colegas e parentes procuram ajuda durante o dia para resolver problemas. Mostre a eles que você precisa trabalhar e se concentrar no projeto.

Depois de concluir todas as tarefas, você pode se concentrar em sua vida pessoal.

7. Utilize métodos de concentração  

Além do método Pomodoro para controlar o tempo, você também pode usar outras práticas para aumentar produtividade no trabalho.

Por exemplo, no caso de uma reunião, é necessária muita organização para evitar perda de tempo.

Para isso, tente enviar a pauta do tema que será tratado no dia anterior, e peça a todos os participantes que leiam o conteúdo com atenção.

Dessa forma, todos podem se preparar para o encontro e esclarecer dúvidas de forma objetiva.

8. Limite o acesso às redes sociais  

Evite visitar as redes sociais durante o horário de expediente. As pessoas gastam muito tempo com essas ferramentas e se distraem facilmente, o que pode distrair o trabalho.

Para fazer isso, você pode instalar programas em seu computador para bloquear o acesso a determinados sites ao longo do dia.

StayFocusd tem uma versão gratuita que roda no Google Chrome. Ele está configurado para permitir até 10 minutos de visitas as redes por dia.

O usuário pode escolher quais páginas devem ser bloqueadas.

Em seu smartphone, você pode usar bloqueadores para determinados aplicativos, conforme necessário.

9. Faça exercícios físicos

É importante manter uma rotina de atividade física. Além de ajudar na circulação sanguínea e no fortalecimento muscular, os exercícios podem estimular o cérebro e liberar hormônios que ajudam a melhorar a memória, a concentração e até a reduzir o estresse.

Além disso, manter uma dieta saudável ajuda a “turbinar” o cérebro. Peixes, nozes, grãos e folhas verdes sustentam a circulação sanguínea e a memória.

10. Automatize processos

O uso da tecnologia também é uma aliada para quem busca formas de enfrentar o desafio de como aumentar a produtividade no trabalho.

Ferramentas técnicas auxiliam na automação de processos e reduzem a incidência de burocracia e tarefas repetitivas.

Por exemplo, alguns sistemas de gestão podem ajudar os profissionais a emitir faturas, determinar quantas vendas devem receber e também ajudar no planejamento financeiro.

Como você pode ver, seguindo etapas simples, você pode aumentar a produtividade e a eficiência no trabalho.

O que você acha de colocar essas técnicas em prática hoje e verificar os resultados?

Para ficar ainda melhor, você pode acessar nosso Workplace. Dessa forma você consegue melhorar os processo e otimizar seu tempo, garantindo mais produtividade no trabalho.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas