Como melhorar Comunicação Interna nas empresas

Comunicação Interna nas empresas - Zoho Workplace

Ter uma comunicação interna clara e objetiva é uma meta crescente de líderes e gestores, pois entendem que este é um dos projetos mais importantes para o alcance de bons resultados dentro da organização.

Portanto, entender como melhorar a comunicação interna nas empresas é o que muitas pessoas buscam, com o objetivo de deixar os colaboradores e colaboradores mais satisfeitos e motivados, aumentando assim a produtividade.

Você quer melhorar a fluidez dos meios internos de divulgação da informação e otimizar o processo, mas não sabe por onde começar?

Acompanhe a leitura para saber exatamente como melhorar a comunicação da sua empresa e eliminar os ruídos que atrapalham a integração dos colaboradores!

Comunicação interna nas empresas: o que é?  

A comunicação interna nas empresas é uma ferramenta estratégica que permite todas as interações entre os colaboradores de todas as áreas da empresa.

Basicamente, são ações centradas no funcionário para promover a transmissão e o compartilhamento de estratégias e informações relacionadas no ambiente de trabalho, seja no formato vertical (líderes e liderados), seja no formato horizontal (entre funcionários do mesmo nível da empresa).

Pode envolver a transferência da cultura da empresa, valores, objetivos e questões ainda mais detalhadas e direcionadas, como feedback de desempenho, metas específicas da equipe e outras questões importantes para manter um relacionamento transparente entre os profissionais.

Saiba como melhorar a comunicação interna nas empresas  

Aqui estão algumas etapas para melhorar a comunicação interna nas empresas de qualquer segmento:

1. Acabe com os ruídos da comunicação interna nas empresas 

Um dos principais fatores de atraso na execução de tarefas e diminuição da produtividade dentro da empresa é o barulho e as conversas informais, que começaram como uma pequena interrupção e acabaram se tornando um grande problema.

A criação de mecanismos que garantam a correta divulgação da informação e que os colaboradores entendam o conteúdo da informação veiculada é fundamental, pois evitará a propagação da especulação.

Aposte em comunicações impressas ou virtuais para lembrar seus subordinados de ações futuras e destacar questões importantes.

Nesse sentido, é importante lembrar que comunicação é mais do que notificação: não faz sentido enviar dezenas de e-mails contendo informações importantes aos funcionários e não permitir que eles façam perguntas, exponham sua opinião ou mesmo deem sugestões.

A comunicação deve ser uma via de mão dupla para estimular o fluxo de novas ideias.

Se o gerente perceber que há algum ruído e informações imprecisas começarem a se espalhar, ele deve reunir os funcionários para resolver mal-entendidos e criar um bom ambiente organizacional.

Tente reduzir o nível de fofoca no escritório esclarecendo os boatos.

2. Defina o cumprimento de metas e objetivos  

Afinal, se os funcionários não sentem que são valorizados pela organização, por que participariam das atividades de sua empresa e buscariam alta eficiência?

Para quem deseja aprimorar sua estratégia de comunicação interna nas empresas, é importante elogiar os colaboradores, pois só assim eles poderão “vestir a camisa corporativa” e dar o melhor de si para alcançar os resultados.

Uma boa forma de estimular o cumprimento de metas é estabelecer um sistema de recompensas, bônus e até comissões para quem aumentar sua renda.

Para que funcione, as regras do sistema devem ser claras para todos os funcionários – para que não haja injustiça e todos possam competir honestamente.

Além de favorecer a comunicação entre os colaboradores, sua valorização também pode melhorar seu desempenho, trazendo melhores resultados para toda a empresa.

3. Procure conhecer melhor seus colaboradores  

Frequentemente, os funcionários têm uma visão distorcida de seus líderes, incapazes de trocar pontos de vista com eles sobre estratégias de negócios ou mesmo apenas construir relacionamentos amigáveis.

É vital abri-los e mostrar que todos devem trabalhar juntos para aproveitar os resultados: colocar o líder em uma posição inacessível é uma tecnologia que há muito fracassou.

Como uma ferramenta interessante para aproximar os líderes de todos os funcionários, são realizadas reuniões mais informais (porque são uma boa forma de se conhecer melhor os funcionários), fazer pausas e até fazer mais atividades pela empresa para se tornar mais frequente.

Uma boa comunicação interna nas empresas requer que todos na organização se entendam, se dêem bem uns com os outros e entendam totalmente suas funções e responsabilidades na organização.

Os líderes devem explicar claramente como cada funcionário deve agir de acordo com os valores de responsabilidade social corporativa.

4. Invista em comunicação interna  

Além de impactar positivamente o próprio clima organizacional da empresa, investir em métodos que fortaleçam a comunicação interna nas empresas e evitem o mau funcionamento dos canais de transmissão de informações.

É fundamental para quem deseja mais resultados no processo, pois ajuda a eliminar ruídos e o engajamento dos colaboradores.

Portanto, os gestores devem estar atentos aos canais que permitem a interação com os colaboradores para que os e-mails, memorandos e até mensagens fluam naturalmente, sem qualquer tipo de interferência ou impedimento.

Porém, é eficaz estudar com cuidado para determinar quais canais utilizar são os mais adequados para a situação do negócio.

Afinal, não faz sentido investir em TV, por exemplo, se os funcionários não têm tempo para assistir, se o sistema trava uma vez por hora ou até mesmo envia e-mails.

Nesse sentido, vale a pena ter profissionais dedicados a desenvolver um plano de comunicação interna eficaz, e com o auxílio de sistemas informatizados de alta qualidade, para que a transferência de mensagens e informações entre os funcionários não se torne uma verdadeira dor de cabeça, mas apenas os frustre.

5. Fortaleça a cultura organizacional do negócio  

Uma empresa é composta por diversas pessoas com diferentes crenças, personalidades e culturas.

O gerente deve atuar como um influenciador para garantir que todos possam interagir e construir um bom relacionamento, mesmo que isso possa ser um desafio.

A primeira atitude para aumentar o engajamento dos funcionários é disseminar e investir na cultura organizacional, que nada mais é do que um conjunto de crenças, hábitos, atitudes e valores.

Todos na organização devem compartilhar o desempenho de suas atividades.

A boa gestão corporativa é sempre baseada na cultura organizacional da empresa, porque ela determina as próprias políticas, regras, procedimentos e objetivos da empresa, e mudar sua base também levará a mudanças neste conjunto de princípios.

Afinal, é por meio de sua cultura, a empresa pode transmitir seus padrões de funcionamento e filosofia existencial, criando assim uma certa personalização da empresa.

Quando uma empresa mantém uma cultura saudável, seus colaboradores tendem a participar mais e mostrar um trabalho em equipe mais eficiente, melhorando o desempenho de toda a organização.

Portanto, além de instituí-lo, é imprescindível que os gestores divulguem e cuidem dele no ambiente de trabalho.

6. Dê feedback  

Estimular a cultura de feedback dentro da organização é essencial para fortalecer a comunicação interna nas empresas, pois é a única forma de analisar o desempenho dos funcionários e dar-lhes a oportunidade de entender com precisão o que deve ser mudado e o que deve ser envolvido de forma mais profunda.

Muitas empresas acabam perdendo seus excelentes funcionários porque não conseguem se integrar ao modelo de negócios e nem mesmo sabem que mudanças de atitude se espera deles.

Estabelecer uma cultura de feedback é essencial para melhorar a comunicação dentro da empresa.

Dessa forma, você pode analisar o desempenho dos funcionários e dar a eles a oportunidade de saber exatamente onde podem melhorar.

Uma comunicação interna excelente exige que os funcionários sejam capazes de dar e receber feedback livremente, o que irá melhorar gradualmente seu desempenho e ajudar a aprimorar suas habilidades.

Aceitar sugestões e deixar claro que as opiniões dos funcionários estão sendo consideradas é fundamental para promover a participação e melhorar o fluxo de informações na organização.

Essas foram as dicas para melhorar a comunicação interna do seu negócio. Temos ferramentas que podem te ajudar nesse processo.

Não deixe de ler os posts e assine nossa newsletter!

 

Publicações relacionadas