A má comunicação interna pode afetar o rendimento da equipe!

como a ma comunicação interna pode afetar o rendimento da equipe - zoho

A comunicação interna nas empresas é peça chave no rendimento da equipe. Saiba mais lendo o artigo que preparamos para você!

Você já pensou na importância de uma boa comunicação em nossas vidas? Saber se comunicar de forma clara e objetiva é essencial em qualquer forma, pessoal ou profissional. Quando se trata do mundo corporativo, as coisas são bem diferentes. Os gestores devem ser capazes de estabelecer comunicação dentro da empresa de forma padronizada, transparente e ágil.

Ou seja, além de saber informar e ouvir os colaboradores, também é imprescindível saber implementar as mudanças necessárias para atender aos requisitos mais importantes adquiridos durante o processo de troca de informações, a fim de proporcionar um ambiente de trabalho mais próspero, saudável e produtivo.

No mercado atual, a competição entre os concorrentes está se tornando cada vez mais intensa. Nesse contexto, a gestão de pessoas tem papel fundamental no ambiente profissional, e a comunicação é um dos pilares mais importantes do sucesso empresarial.

Por isso, neste artigo, apresentamos as principais informações sobre a comunicação interna nas empresas, sua importância e como ela pode ajudar uma empresa a atingir seus objetivos e promover a melhoria de todos os processos organizacionais. Confira!

Quais são os problemas de uma comunicação interna nas empresas ruim?

1. Atraso no envio de produtos para os clientes

Quando não há um sistema de informação integrado, o barulho da conversa que pode começar com coisas simples, como atrasos na entrega aos clientes, torna-se um problema maior. Por meio de uma comunicação interna igualitária, a satisfação do cliente pode ser garantida ao monitorar outras métricas da empresa.

O certo é que o processo é consistente entre operadoras de diferentes setores, minimizando erros com os consumidores. Essa necessidade deve ser uma das prioridades do gestor.

Como os clientes entram em contato com a empresa? É preciso observar de tempos em tempos o que está dando certo ou não no processo e, se possível, criar mudanças que visem melhorar a qualidade e o sucesso do atendimento ao cliente.

2. Falta de controle e compreensão no próprio processo

Outra falha da comunicação interna nas empresas é a falta de preparo dos funcionários para assuntos mínimos relacionados ao trabalho, ou mesmo como funcionam outros métodos da organização.

Os funcionários recebem treinamento após ingressarem na empresa? Há reciclagem após um período de tempo? Saber como cada departamento funciona, quais são suas responsabilidades e como eles intervêm em outros departamentos pode ajudar a melhorar a agilidade geral, pois seus funcionários podem resolver os problemas necessários por conta própria.

Além disso, você minimiza o problema da convivência entre os grupos, já que fofoca não deveria existir, afinal todos sabem a mesma coisa, os procedimentos estão interligados e sabem o que seguir. Quanto mais informações forem passadas para sua equipe, mais rápido ela poderá trabalhar. Além disso, você ficará satisfeito, pois fará parte de todos os ciclos.

3. Insatisfação dos colaboradores

Funcionários insatisfeitos podem prejudicar sua empresa de diferentes maneiras. Em muitos casos, a insatisfação decorre de uma falha de comunicação interna nas empresas. Algumas possíveis razões para a insatisfação dos funcionários:

● A tecnologia utilizada para desempenhar sua função é ineficaz ou necessita de reparos;

● Quando uma empresa apresenta uma ideia a um funcionário, a ideia não é adotada nem justificada;

● Há conflito de informações entre diferentes gerentes;

● Os funcionários são motivados por determinadas ações, mas são proibidos quando atingem o responsável.

Esses podem ser alguns dos motivos pelos quais sua equipe está aborrecida.

4. Não estar de acordo com a cultura organizacional

Saber que o conflito dentro de uma organização pode afetar a produtividade da equipe. Sua empresa possui um canal oficial de informações? Os funcionários receberão boletins informativos com grandes mudanças ou quaisquer outros detalhes de contato?

A aplicação de métodos voltados à coordenação de todos os processos pode reduzir esse ruído e até hierarquias entre departamentos, pois tudo se torna mais transparente, flexível e eficiente com a implementação.

Caso a agência encontre algum desentendimento entre departamentos, gerentes ou até mesmo funcionários, é importante ajustar as reuniões regularmente. Os líderes precisam coordenar como as principais mudanças são comunicadas a outros membros da equipe, melhorando assim a comunicação interna nas empresas.

5. Demora no repasse de informações na comunicação interna nas empresas

Para melhorar também a satisfação dos colaboradores, reflita sobre a comunicação interna entre os gestores. Eles comunicaram confiança e demonstraram sua capacidade de caminhar com a equipe?

De nada adianta todos os departamentos falarem da mesma forma se o responsável pelo contato não receber todos os dados ou entregá-los em tempo hábil, interferindo na agilidade dos funcionários.

Se algo precisar de mais atenção, faça uma reunião rápida ou encaminhe um e-mail para feedback, mas não pare todos. Alguns movimentos simples todos os dias já ajudam.

6. Burocracia entre os processos

Outro ponto que pode prejudicar o diálogo dentro de uma organização é a burocracia. As abordagens não otimizadas geralmente impedem as equipes porque, como um requisito leva muito tempo, ele precisa passar por vários departamentos ou aprovações, para que algo possa ser perdido ao longo do caminho.

Já pensou em melhorá-lo com ferramentas adequadas? Gosta de centros de serviços compartilhados? Eles têm as vantagens certas para aumentar a produtividade, mantendo os custos baixos, concentrando-se apenas no que é necessário.

Entenda a importância estratégica da comunicação interna nas empresas

Todos sabemos que um ambiente de trabalho saudável garante um melhor desempenho dos funcionários. No entanto, muitas pessoas subestimam a boa comunicação interna nas empresas como parte do sucesso. A forma como os gestores lidam com os subordinados, a dificuldade de obter informações específicas e confiáveis ​​sobre a situação da empresa e até mesmo a disseminação de fofocas e notícias falsas atrapalham o dia a dia das pessoas.

Estabelecer uma comunicação interna transparente garante um ambiente mais leve, produtivo e produtivo, evitando situações que podem prejudicar a motivação dos colaboradores e comprometer os resultados da equipe. O ideal é que os líderes sejam devidamente treinados para enviar e receber informações da forma correta, que os procedimentos de troca de informações sejam eficazes e que todos os membros da equipe tenham um relacionamento descontraído, positivo e agradável.

Hoje, a empresa atingiu um alto nível de excelência graças aos desenvolvimentos tecnológicos e ao desenvolvimento do conhecimento nas áreas de administração e gestão de negócios. O resultado desse fenômeno é um mercado cada vez mais competitivo onde as empresas precisam se diferenciar e buscar agregar valor às suas equipes e seus equipamentos, produtos e serviços.

Este artigo te ajudou? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este. Aproveite para acessar nossa plataforma Workplace da Zoho para ter uma ferramenta completa para melhorar a comunicação no seu negócio!

Publicações relacionadas