Desvendando o workplace: guia prático

O workplaceé a ferramenta que surgiu para suprir as lacunas de comunicação. Quer saber mais? Então confira a seguir!

Ao longo de seu ciclo de vida, uma empresa passa por vários estágios de maturidade até atingir um modelo de gestão forte. Nesse processo de amadurecimento, falhas de comunicação – ou mesmo a falta delas – podem ser comuns, tanto dentro de uma região quanto em geral.

Workplace: o que é?

Criada e desenvolvida pela Zoho, a plataforma Workplaceé uma rede social para empresas. Todo mundo que trabalha lá tem seu próprio perfil e consegue se conectar direta ou indiretamente com outras pessoas da instituição, mesmo que esteja trabalhando remotamente (o que parece ser a nova tendência do mercado).

Considerando que uma grande porcentagem de pessoas usa ou já usou plataformas de relacionamento, a funcionalidade apresentada no Workplaceé muito familiar para quase todos, e é muito rápida de se adaptar em comparação com outras ferramentas.

O local de trabalho é muito democrático, permitindo que qualquer pessoa na organização tenha voz e liberdade sobre um assunto ou decisão.

Independentemente do cargo, cargo, função ou área, sugerir melhorias em outras áreas ou discutir uma ideia com um supervisor pode garantir mais confiança e autonomia aos colaboradores.

Entenda como o Workplace funciona

O Workplaceé mais do que apenas uma ferramenta de bate-papo, ele tem uma variedade de recursos para melhorar a produtividade dos funcionários e as habilidades de comunicação. Além de serem muito úteis por si só, esses recursos são integrados a ferramentas que as pessoas já utilizam no seu dia a dia.

Dessa forma, todos têm o potencial de compartilhar informações com as pessoas certas no momento certo. A plataforma é baseada em dois tipos de conteúdo que todos podem compartilhar e usar.

Primeiro é a postagem. De forma aberta ou direcionada a grupos específicos de pessoas, eles são uma maneira fácil e confiável de compartilhar notícias e resultados com qualquer pessoa que possa estar interessada. Você pode deixar comentários, interagir com as mais diversas reações e compartilhar posts com quem quiser.

O segundo tipo é o chat, onde todos podem conversar em algum tipo de chat, seja com um grupo ou com uma pessoa específica. Aqui você pode responder a mensagens específicas, encaminhar anexos ou mensagens para outras pessoas ou grupos e reagir a algo.

O que é possível fazer no Workplace?

Uma característica muito importante neste caso é a possibilidade de criar e separar grupos com base em temas ou projetos. Você pode criar um grupo para sua equipe, um grupo para uma equipe de projeto e um grupo para um grupo de área. Portanto, as informações sobre um tópico podem ser tratadas apenas com aqueles que estão interessados ​​nesse tópico.

Outra forma de comunicação que se tornou muito popular durante esses tempos de pandemia é a transmissão de vídeo ao vivo (ou ao vivo). No Workplace, você também pode compartilhar resultados, projetos ou planos transmitindo ao vivo em dispositivos móveis ou criando eventos avançados em seu computador.

Pode ser que pessoas de uma empresa trabalhem em diferentes partes do mundo e possam adicionar legendas e traduções ao vídeo ao vivo para alcançar todos. Além disso, os espectadores podem enviar feedback em tempo real por meio de comentários, reações, pesquisas, enquetes ou perguntas e respostas.

Hoje, ter um local para criar, armazenar e compartilhar conteúdo importante, como diretrizes e políticas da empresa, é fundamental. Pensando nisso, as bases de conhecimento são uma forma simples e acessível de armazenar esse tipo de informação. Migre facilmente suas ferramentas existentes conectando-se às ferramentas que você já usa, como Office 365, G Suite, Dropbox, Salesforce e SharePoint.

No mundo dos negócios, é necessário lidar com parceiros, terceiros, fornecedores, clientes externos, etc. Pode ser útil ter toda essa comunicação em uma única ferramenta, especialmente porque é a mesma ferramenta que seus funcionários usam todos os dias.

Para isso, o Workplacepode criar grupos de várias empresas, dividir comentários em tópicos e compartilhar documentos com facilidade, mantendo históricos de decisões fora dos famosos e ilimitados tópicos de e-mail.

Saiba a importância do workplace management

Não faz sentido para uma empresa fazer grandes mudanças se as necessidades primárias de seus funcionários não estiverem sendo atendidas. As taxas podem ser exorbitantes e os retornos podem não ser o que você espera.

Primeiro, antes de manter a calma ou inovar, você precisa garantir que sua equipe tenha o básico à disposição, como os equipamentos necessários, sistemas eficientes e iluminação e temperaturas agradáveis.

Também é importante entender que cada local possui recursos exclusivos e deve ser analisado em termos de seu histórico de uso. Para isso, observe como os funcionários se integram, como se encaixam mais confortavelmente e como preferem trabalhar, e procure investir nisso.

Outro fator importante é a mobilidade do pessoal do escritório. Por exemplo, entenda a demanda real por estações de trabalho e as condições em que as equipes podem trabalhar em casa. Isso não apenas ajuda no gerenciamento do local de trabalho, mas também ajuda a reduzir custos.

Ter um bom clima organizacional que promova o espírito de colaboração e diálogo entre colaboradores e gestores ajuda a tornar o dia a dia de uma empresa mais agradável e acolhedor. Tudo isso permite que os funcionários sejam mais produtivos e a empresa tenha um forte desempenho financeiro.

Como a Zoho pode ajudar?

A Zoho traz ao mercado duas tecnologias inovadoras voltadas para a gestão do local de trabalho: uma para salas de reunião e outra para estações de trabalho.

O primeiro software apresenta funcionalidade perfeita para reserva de salas de reunião, catering, videoconferência, proporcionando uma visão clara das reservas e disponibilidade. Quando as reuniões mudam, tudo é atualizado rapidamente para manter todos informados.

O segundo fornece as ferramentas e os dados para implementar e gerenciar estações de trabalho compartilhadas e rotativas e ajudá-lo a encontrar e reservar mesas que atendam às suas necessidades.

Gostou deste post? Como é o processo da sua empresa? Acesse hoje mesmo nossa plataforma e teste o Zoho gratuitamente!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas