Você já fez apresentação de slides online? Com Zoho é mais fácil

Faça apresentação de slides online - Zoho Workplace

Usar software para apresentação de slides online é uma arte e requer um pouco de prática, mas não é difícil.

Fizemos um levantamento de algumas regrinhas para ajudá-lo a fazer apresentação de slides online, e comunicar suas ideias de forma mais eficaz.

O que precisa ter na sua apresentação de slides online

  • Desenvolva um plano de cima para baixo para sua apresentação. Primeiro decida o que são os slides e depois comece a prepará-los.

  • Pense cuidadosamente sobre quem é o público-alvo de sua apresentação e direcione seu conteúdo para esse público.

  • Lembre-se de que exemplos práticos e concretos são essenciais para a compreensão do público; evite palestras puramente teóricas e abstratas porque serão muito mais difíceis de entender.

  • Eu recomendo os seguintes padrões para cada conceito que você vai mostrar: (1) estimular o motor com exemplos específicos (2) aplicar conceitos / soluções a exemplos, (3) generalizar conceitos e (4) outros exemplos / contextos.

Como fazer uma boa apresentação de slides online  

1- Tempo e ambiente  

A estimativa é que cada slide tenha entre 1 e 2 minutos. Apresentações mais curtas (15 minutos) duram aproximadamente 1 minuto por slide, e apresentações mais longas (90 minutos) duram aproximadamente 2 minutos por slide.

Se você não tem muita experiência oral, ou quer se apresentar em um lugar muito importante, por favor, ensaie mais algumas vezes para ver se sai como planejado.

Lembre-se sempre de que nem sempre você tem a oportunidade de demonstrar em um ambiente de muito apoio.

Muitos fatores podem afetar a visibilidade do slide: baixa qualidade do projetor, a sala não é adequada para o projetor, a sala é muito iluminada, etc.

Portanto, é importante otimizar seus slides para as situações piores, em vez de ideais.

No caso de apresentações de slides online por videoconferência, lembre-se de que seu público pode usar um monitor com resolução inferior à sua e, geralmente, usar um telefone com uma tela muito pequena.

2 – Cor e fonte  

Sempre use o maior tamanho de fonte possível. O texto deve ter entre 20 e 28, e o título, entre 32 e 46.

Tenha cuidado ao escolher cores e padrões de fundo para seus slides. Escolha um fundo que permita um forte contraste com a cor do texto.

Um fundo branco (ou quase branco) e fontes pretas são ideais. Se você já conhece a sala e o projetor que usará em sua apresentação, basta usar outras cores mais ousadas.

Em particular, fundos escuros e letras claras só são eficazes quando o projetor é muito bom e a sala está completamente escura, o que é raro; portanto, não corra esse risco.

Especialmente ao exibir o código, evite um fundo preto. As melhores configurações para facilitar a visualização são um fundo branco e syntax highlighting usando cores.

Slides com frases longas ou texto suave tendem a tornar a apresentação confusa e tediosa. Se o apresentador apenas lê os slides, o público adormece.

Se o apresentador não ler o texto do slide e o slide contiver muito texto, o público ficará confuso. Portanto, use frases muito curtas ou apenas itens e explique-os verbalmente.

3 – Menos é mais  

Em geral, os slides não devem conter texto em prosa simples. Eles devem conter itens, não sentenças. Seus slides devem parecer mais poesia do que prosa.

 Use de 6 a 8 linhas por slide. Em casos extremos, você pode usar até 10 (ou, em casos muito extremos, até 12) linhas por slide.

Em qualquer caso, o texto de cada slide não deve ultrapassar 12 linhas. Talvez a única exceção sejam os slides com código-fonte, que podem ter até 14 linhas.

 Se o slide tiver poucas linhas, coloque-as uniformemente no slide, ou seja, não coloque todas em cima do slide.

Evite apresentações de texto simples. Imagens, diagramas e até vídeos curtos tornarão o conteúdo mais interessante.

Se você incluir uma imagem, certifique-se de seguir as mesmas regras de tamanho de fonte para o texto exibido na imagem.

Além disso, use todo o espaço disponível para tornar os gráficos tão grandes quanto possível.

Evite usar muitas animações e efeitos. De modo geral, o efeito é apenas um obstáculo. As animações devem ser usadas quando há algo a acrescentar, não apenas porque são fofas.

4 – Facilite o processo  

Coloque numeração nos slides. Assim, um espectador pode falar: “Você pode voltar ao slide 17, por favor?” Nos programas de apresentação de slides online, você pode pular diretamente para um slide digitando o número do slide e <Return>.

Não se esqueça de passar na verificação ortográfica para não ficar envergonhado!

Se seus slides têm diagramas complexos, código-fonte ou muitos itens, vale a pena apontar de qual parte do slide você está falando.

A melhor maneira é apontar o dedo diretamente para a tela, que na verdade está tocando a tela com o dedo.

Outro método interessante é usar um apontador laser. Em alguns casos, você pode colocar o dedo na frente do projetor e deixar a sombra da sua mão apontar para a posição correta no slide.

Usar o mouse não é muito bom, mas pode ser usado como último recurso.

O método menos eficaz (e frequentemente usado por pessoas sem experiência em apresentações) é apontar para a tela e manter os dedos longe dela; neste caso, só você saberá para onde está apontando.

Para demonstrações online, aumente o tamanho do ponteiro do mouse e use o mouse para apontar, isso ajuda muito!

Que ferramenta usar para apresentação de slides online?

Para fazer sua apresentação de slides online é muito simples. Com o Zoho Show, você consegue criar uma apresentação de slides online de forma profissional.

A ferramenta é totalmente responsiva, com mais de 100 modelos predefinidos que abrangem todas as suas necessidades profissionais.

Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas