Ações de comunicação interna que vão melhorar os resultados

Não tem para onde fugir! Manter uma comunicação interna eficiente é essencial para que todos os colaboradotes e gestores tenham sucesso em seus resultados. Até porque, a comunicação assertiva evita desgastes e ainda tende a melhorar a relação de rotina entre as equipes.

Conseguir manter uma comunicação interna eficiente também é uma excelente forma de motivar todos os colaboradores e apoiar o propósito e metas da empresa. Desenvolvendo algumas ações básicas que podem ser aplicadas no cotidiano do seu negócio e que serão a base para uma melhor comunicação interna.

No final, podemos concluit o quanto é importante manter todos os colaboradores informados sobre as atividades da empresa, além de expor os projetos em andamento e praticar uma boa gestão do conhecimento.

Por isso, neste artigo vamos te ajudar! Vamos propor cinco estratégias fundamentais que você pode utilizar para otimizar as ações de comunicação internana sua empresa.

Confira!

Formas de criar ações de comunicação interna

Como já mencionado tantas vezes, a comunicação interna não é apenas uma área operacional, mas uma importante ferramenta de mudança para melhoria de relações interpessoais dos colaboradores da empresa.

À medida que o mercado evolui, vale ressaltar que as práticas de governança e compliance não podem se limitar a consumidores e stakeholders.

Diante desse papel básico, surge a pergunta: por onde começar afinal? Como tornar as conversas mais inteligentes e confiantes com ações de comunicação interna?

Aqui estão os primeiros passos básicos para o sucesso deste processo:

1. Análise aprofundada

As ações de comunicação interna começam com uma investigação aprofundada da empresa e dos seus colaboradores. Deve-se atentar para a história, valores, missão, propósito e cultura organizacional que fizeram da empresa o que ela é hoje.

Este não é apenas um movimento inicial. Deve ser constantemente revisto para garantir que a comunicação acompanhe naturalmente as mudanças nessas áreas.

2. ações de comunicação interna: tenha um plano

Não há ação estratégica sem plano, e desde o início deste artigo insistimos que a comunicação interna que as empresas precisam hoje é baseada na estratégia.

De forma resumida, não faz nenhum sentido pesquisar o que há de novo no mercado e forçar no seu negócio sem um plano, é a mesma coisa que simplesmente copiar o que seus concorrentes estão fazendo e acreditar que as chances de sucesso são as mesmas.

O programa de qualidade é único e individual porque considera as lacunas específicas da empresa e identifica os materiais ideais para preencher essas lacunas.

Portanto, o plano de ação deve prever as medidas que serão aplicadas com base em objetivos específicos, que variam de empresa para empresa. O que sua empresa quer?

● Alinhar colaboradores na mesma palestra?

● Melhorar a satisfação dos funcionários?

● Diminuir a saída e entrada de colaboradores?

Esses são apenas alguns pontos que mais se repetem, então faça as perguntas necessárias!

3. Sempre escute

Todos os colaboradores da sua empresa precisam se sentir à vontade para discutir novas ideias, assim como ouvir outras opiniões. Ou seja, qualquer funcionário da empresa que estiver envolvido em projetos precisa ouvir com atenção e absorver os objetivos a serem alcançados da forma correta. 

Essa é uma forma de evitar mal-entendidos e aumenta as chances de descobrir formas de crescer mais rápido. Estar disponível a ouvir seus colaboradores também é uma ótima forma de demonstrar valor e empatia. Contudo, o inverso também deve ser considerado: eles também precisam aprender a ouvir e falar.

4. Foque na acessibilidade

Estabelecer uma forma mais objetiva para compreenção um passo muito importante nas ações de comunicação interna. Imagine a seguinte situação: do que vale transmitir uma informação extremamente importante se ninguém consegue ebtender? Claramente não vai servir para nada.

Por esse motivo, é primordial considerar o público com o qual você irá se comunicar, deixando de lado a linguagem técnica ou hierárquica que pode criar barreiras entre departamentos, profissionais e lideranças.

Também não vale a pena burocratizar a troca de informações, pois o principal objetivo da comunicação interna é facilitar os processos. Portanto, reavalie os processos internos para formulários redundantes e solicitações constantes por escrito, pois tudo isso pode levar muito tempo para a equipe e o saldo final será muito maior do que o esperado.

5. Seja transparente

A clareza nos processos é a chave mestra quando se trata de conversas verdadeiramente eficazes. A melhor forma dessas ações de comunicação interna tenham resultados positivos, é que os colaboradores devem acatar as informações que lhes são passadas, além de confiar no negócio como um todo.

Isso quer dizer que, assim como as notícias positivas, as informações menos desejadas também precisam ser compartilhadas com a equipe. Outro fator que não deve ser esquecido em hipótese alguma é o contexto.

Os colaboradores precisam sempre entender por que a Tarefa X pode aguardar e por que o Projeto Y precisa ser entregue em tão pouco tempo. A falta de clareza em ambos exemplos acaba fazendo com que o colaborador se sinta enganado pela empresa ou que esteja trabalhando às cegas.

Em ambos os casos, o resultado é o aumento da insegurança e angústia no ambiente de trabalho, gerando emoções negativas para profissionais e empresas.

6. Seja multicanal

A partir do momento que é entendido os tópicos acima, é só começar a colocar em prática sua campanha de comunicação interna. É necessário definir com muito cuidado quais canais serão utilizados para colocar em prática outras técnicas. 

Será preciso encontrar um equilíbrio entre as ferramentas de comunicação mais tradicionais que são  tendências oferecidas no mercado digital, para que a comunicação seja vibrante e otimizada. É importante destacar a importância imagem interna da empresa  para melhorar a forma de evitar erros nessa decisão.

O que é possível garantir para qualquer empresa é a importância de colocar as informações em um único lugar para que sejam facilmente encontradas e apostar na interatividade como forma de envolver todos no mesmo ambiente.

7 - ações de comunicação interna: não deixe de usar a tecnologia a seu favor

A tecnologia pode ser uma importante aliada na comunicação de informações ao público. E-mail, software e tantas outras ferramentas digitais que estão disponíveis podem facilitar a comunicação e garantir que ela seja rápida e eficiente.

Mas cuidado: nunca deixe seus relacionamentos de lado. Conversas consistentes, honestas e transparentes podem ser uma boa maneira de evitar possíveis roubos de informações, principalmente em situações de emergência.

Se quer implementar uma ferramenta para melhorar as ações de comunicação interna, conte com o Workplace da Zoho. Acesse e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas