Melhore a comunicação interna da sua empresa com o sistema intranet

Independente do porte da organização, é preciso ter atenção à comunicação interna dos colaboradores. Afinal, as equipes enfrentam desafios para estabelecer uma conexão e uma comunicação eficientes. Logo, investir no uso de um sistema intranet é uma solução para diminuir falhas e prejuízos, incentivar a integração e os melhores resultados.

Ainda assim, nem todas as empresas desenvolveram uma cultura de compartilhamento e colaboração apoiada nas melhores ferramentas e tecnologias. A dependência de sistemas não eletrônicos, mais burocráticos e manuais, acaba por afetar a produtividade. 

Documentos trancados em um armário podem ser difíceis de acessar e encontrar, especialmente quando uma empresa tem muitos dados, várias filiais e processos complexos.

Por isso, a intranet é uma ferramenta tão poderosa. Ela é essencial para a gestão do conhecimento no meio digital e para a otimização dos processos de forma segura e controlada. Entenda a seguir como pode ser útil melhorar sua comunicação interna com um sistema intranet eficiente.

O que é um sistema intranet?

O sistema intranet é uma rede privada interna que permite a comunicação e colaboração entre usuários. A rede corporativa pode apenas ser acessada pelos funcionários da empresa, sendo um canal para:

  • compartilhar dados,
  • visualizar e agenda reuniões,
  • contatar unidades e departamentos, 
  • distribuir treinamentos e informações, 
  • transferir documentos,
  • acessar sistemas internos,
  • utilizar recursos,
  • comunicar,
  • divulgar produtos e serviços, etc.

E mais, tudo de forma segura e controlada dentro do espaço da organização. Acessada pelos funcionários através de um navegador da web ou de um aplicativo, pode ser hospedada localmente ou terceirizada.

A intranet pode ter vários recursos e funcionalidades, mas uma das suas várias vantagens é que todos os colaboradores passam a ter acesso a processos internos de forma facilitada. Além disso, por se tratar de um sistema integrado e único, aprimora ainda mais o trabalho colaborativo entre as equipes.

Outro diferencial desse tipo de rede é que ela pode ser customizada para se adequar ao layout da empresa, reforçando aspectos da cultura organizacional e dando aos colaboradores um sentimento de pertencimento.

Como funciona a intranet de uma empresa?

A intranet é privada, usada exclusivamente por uma empresa. Na prática, ela é semelhante à internet, mas acessível apenas a usuários autorizados, podendo ser usada para comunicação, colaboração, troca de informações, uso de aplicativos e sistemas (ERP e CRM, por exemplo) e mais.

Os colaboradores podem acessar a intranet usando o seu próprio endereço de login e senha, já que, para entrar, os funcionários precisam autenticar suas identidades usando credenciais exclusivas.

A segurança é essencial, por isso a intranet deve ser protegida por firewalls, criptografia e outras medidas. É possível usá-la remotamente, trabalhando de casa ou de qualquer outro lugar. Além disso, a intranet pode ser personalizada segundo as necessidades específicas da empresa.

Ela pode ser hospedada em um servidor interno da empresa ou na nuvem: o servidor hospeda a intranet, o software é usado para gerenciá-la, a rede conecta os usuários a seu conteúdo, que inclui páginas, documentos, arquivos, aplicativos etc.

O objetivo principal da intranet é facilitar a comunicação, a colaboração e o acesso às informações internas da empresa. Assim, a intranet melhora a eficiência e a produtividade diária.

Como estruturar seu sistema intranet para melhorar a comunicação interna

Para estruturar um sistema intranet e melhorar a comunicação interna da sua empresa, confira as etapas a seguir:

  1. Saiba os objetivos da implementação do sistema intranet

Identifique os objetivos que você deseja alcançar com o sistema intranet, como melhorar a colaboração, a comunicação, facilitar a troca de informações importantes, etc. Entenda os requisitos específicos que o seu sistema intranet deve ter para atingir esses objetivos.

Ele deve ser contextualizado por uma abordagem centrada no funcionário, pois a intenção é que o recurso facilite o dia a dia do time e disponibilize as informações para todos.

  1. Planeje a organização dos dados

Entenda e planeje a sua comunicação interna, organizando e estruturando as informações na intranet a partir de uma hierarquia e categorias claras para que a navegação seja facilitada. As categorias podem ser para produtos, serviços, departamentos, documentos importantes, recursos específicos e mais.

  1. Conheça o público-alvo

Saiba quem são os principais usuários da sua intranet, como os colaboradores de diferentes departamentos, equipes e outros stakeholders. É importante manter todos interessados. Faça pesquisas sobre os pensamentos dos futuros usuários da sua intranet para entender o que eles precisam e resolver problemas reais.

  1. Integre outras ferramentas

Avalie todas as ferramentas disponíveis para ajudar o dia a dia da sua empresa: e-mail, ferramenta de videoconferência, compartilhamento de arquivos e mensagens importantes são apenas alguns dos recursos que você precisa em seu trabalho diário. No entanto, eles tendem a ter aplicações diferentes, o que reduz a produtividade.

Integre essas ferramentas adotando uma intranet para que todo o conteúdo esteja disponível no mesmo canal. Assim, sua equipe terá rápido acesso aos dados e recursos e algumas tarefas, como upload de arquivos, se tornarão mais fáceis.

  1. Use uma interface fácil de navegar

O design dos recursos usados pela sua empresa tem um grande impacto na qualidade da comunicação e do trabalho da equipe. Se a informação for mais difícil de visualizar corretamente, a mensagem que ela transmite fica comprometida.

Se a interface estiver muito poluída, alguém levará mais tempo para encontrar o que precisa. Por isso, otimizar a navegação não é uma questão de estética, mas de funcionalidade.

  1. Integre as informações importantes

Muitas vezes, um determinado departamento pode precisar de informações diretas de outro departamento e, como os setores de marketing e vendas, eles podem trabalhar de forma integrada para otimizar os resultados.

Não é vantajoso ter que se deslocar entre regiões para obter os dados de que você precisa, podendo gerar atrasos ou no mínimo mais tempo do que deveria. Portanto, é melhor deixar que a intranet forneça todas essas informações. Dessa forma, aqueles que precisam de um dado para seguir com o fluxo podem encontrá-lo rapidamente.

  1. Forme uma equipe para atualizar as informações

Seu sistema intranet também pode ser um excelente portal para divulgar as novidades da empresa em escala. No entanto, para que isso aconteça, a página deve ser atualizada regularmente.

Com isso em mente, pode valer a pena investir em uma equipe dedicada a coletar e listar as informações mais importantes, mantendo o site da empresa consistentemente rico.

  1.  Conte com o suporte da equipe de TI

Claro, você nunca deve esquecer que, quando está lidando com ferramentas técnicas, obter ajuda de um departamento profissional pode fazer uma enorme diferença.

A instalação, otimização e manutenção do sistema dependem diretamente do trabalho do departamento de TI da sua empresa. Certificar-se de que eles seguem o processo de implementação pode ajudar a evitar muitos erros.

Quanto custa um sistema de intranet?

O custo de um sistema de intranet pode variar a depender de vários fatores, como o tamanho e complexidade da organização, recursos e funcionalidades, personalizações e mais. Portanto, é difícil fornecer um valor exato.

Para criar um sistema de intranet, é possível contratar uma equipe para desenvolvimento personalizado, sob medida, o que é geralmente o caminho mais caro. Também existem plataformas prontas disponíveis no mercado, com diferentes planos e preços.

As soluções de intranet baseadas em nuvem geralmente são contratadas por assinatura mensal ou anual, com custos variados. É recomendável fazer testes, focar na segurança e avaliar a reputação dos fornecedores.

Vantagens de um sistema intranet na sua empresa

A intranet é uma ferramenta valiosa, que gera inúmeras vantagens: é capaz de melhorar a comunicação interna, aumentar a colaboração, facilitar o fluxo de informações, melhorar a eficiência operacional e muito mais. Confira:

Compartilhamento de informações

Com um sistema Intranet, todos os dados da empresa podem ser compartilhados, como metas para cada área, ganhos, notícias relacionadas ao departamento, gerenciamento de documentos e o que mais está acontecendo no dia a dia. Ao compartilhar essas informações, a rotina diária de todos os colaboradores pode ser facilitada.

Fácil acesso a informações

Com fácil acesso aos dados da empresa de qualquer local, é possível consultar informações importantes a todo momento. As intranets oferecem aos funcionários da empresa acesso rápido a dados necessários para solucionar problemas, seguir processos ou completar relatórios.

Controle de produtividade

Ao utilizar a intranet no dia a dia de sua empresa, você pode realmente controlar suas atividades. É possível, por exemplo, realizar manutenções, atualizações e controle do horário de trabalho no sistema da empresa.

Sistema intuitivo

A intranet é muito fácil de usar, e, com um bom fornecedor, pode ser implementada sem grandes problemas. Quem está acostumado a usar computador não terá dificuldade em usar a intranet no dia a dia da empresa.

Interação entre colaboradores com sistema intranet

Um sistema intranet oferece a vantagem de permitir que todos os funcionários participem, seja fazendo sugestões de melhoria, participando de pesquisas ou tomando algumas decisões importantes. Tudo isso ajuda a reduzir o tempo gasto em reuniões da empresa, pois os tópicos podem ser avançados para simplificar o processo.

Ferramenta online para um sistema intranet de sucesso 

O Zoho Connect é a sua ferramenta para criar um sistema intranet eficaz e de sucesso. Conte com recursos para comunicação interna, organização das informações, colaboração entre diferentes equipes e compartilhamento de informações, como:

  • Criação de páginas e grupos para diferentes departamentos, projetos ou tópicos; 
  • Compartilhamento de documentos, pastas, atualizações, comentários e interações;
  • Chat e chamadas de áudio/vídeo para garantir comunicação instantânea;
  • Calendário integrado para agendar reuniões, eventos e lembretes;
  • Monitoramento de respostas de confirmação de presença e manutenção de sua programação;
  • Compartilhamento de aplicativos internos e integrações com sistemas;
  • Mural para debater ideias com a equipe;
  • Stakeholders podem ser adicionados como usuários externos;
  • Criação de formulários de forma simples e rápida.

E muito mais!

Elimine a necessidade de enviar anexos por e-mail, simplifique o processo de compartilhamento de dados, use a sua intranet via dispositivos móveis de qualquer lugar e a qualquer momento! Colabore e comunique mesmo em movimento.

Aproveite os recursos avançados do Zoho Connect para ter uma intranet de sucesso dentro da mais completa suíte de produtividade Zoho Workplace. Obtenha todas as funções para poder organizar os negócios e as tarefas das equipes, além de colaborar em documentos, slides, planilhas, chat, e-mail, compartilhamento de arquivos em tempo real, videoconferências, armazenamento em nuvem e mais.

Acesse a plataforma e confira as soluções!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas