Conheça 7 ações de endomarketing essenciais para sua empresa

Você sabia que um colaborador engajado consegue ser 44% mais produtivo do que um funcionário apenas satisfeito? É essa a enorme vantagem que as ações de endomarketing podem levar para a sua empresa!

Investir em endomarketing não é apenas um diferencial, mas uma necessidade para sua organização! Veja a seguir 7 exemplos que você pode usar.

A importância de ter um plano de ações de endomarketing na empresa

Colaboradores comprometidos com o crescimento da organização: esse não é o sonho de todo gestor? Para garantir uma equipe estimulada, a solução é investir no endomarketing, ou marketing interno. 

Afinal, quando a sua empresa quer fidelizar clientes, investe no marketing externo, certo? Então, se quer reter talentos, a solução é o endomarketing. Trata-se de um conjunto de ações internas para desenvolver o ambiente de trabalho.

São as campanhas de satisfação, os planos de carreira, programas de bem-estar, o investimento em um ambiente de trabalho saudável, fortalecimento da cultura organizacional da empresa e dos benefícios para os colaboradores.

Ou seja, são estratégias de marketing focadas no capital humano da empresa, com intuito de estabelecer uma relação saudável entre os colaboradores e a organização. Quanto melhor essa relação se torna, mais fácil é reter e fidelizar talentos.

As ações de endomarketing são necessárias para a companhia que quer ser uma grande empregadora, já que garantem bons profissionais trabalhando em todo o seu potencial e uma boa gestão de pessoas, o que é essencial para o sucesso da organização.

No Brasil, o termo apareceu em 1975, através do especialista Saul Bekin, no intuito de integrar melhor os funcionários da Johnson & Johnson. Desde então, ele é usado para motivar equipes, melhorar a comunicação com o time, e trazer resultados significativos para o negócio. 

Até mesmo a reputação da empresa frente aos seus clientes é otimizada quando ela investe em ações que melhoram a vida dos seus colaboradores.

Conheça os pilares do endomarketing!

7 ações de endomarketing que não podem faltar na gestão de funcionários

Sabendo que um dos objetivos do endomarketing é melhorar o ambiente de trabalho e a comunicação entre os colaboradores, as ações normalmente incluem treinamentos, capacitações, incentivos ao diálogo, eventos e iniciativas para valorização do funcionário.

Confira exemplos:

1. Programa de reconhecimento de funcionários

Um programa de reconhecimento de funcionários busca valorizar, celebrar e premiar os colaboradores por seu desempenho, conquistas e contribuições no ambiente de trabalho. 

Então, para implementar o seu programa, você deve investir em formas de reconhecimento público, como prêmios, folgas remuneradas, eventos especiais, elogios, certificados ou outros benefícios.

A empresa deve ter critérios claros para garantir que as premiações sejam transparentes e justas.

2. Comunicação interna efetiva

Uma boa comunicação interna deve manter os funcionários informados sobre as atualizações da empresa, as metas, novidades, realizações e notícias relevantes. 

Ela é essencial para que a empresa funcione bem, e precisa ser fluida entre os diversos níveis hierárquicos e departamentos. Para isso, estabeleça bons, acessíveis e diversos canais de comunicação, como newsletters, murais digitais ou intranets.

Aposte também nas reuniões regulares, com linguagem sempre clara, escuta ativa, consistência e frequência.

3. Eventos e atividades de integração

Eventos são essenciais para que a equipe possa interagir, criando um ambiente de trabalho colaborativo. 

Por isso, realize happy hours virtuais ou presenciais, jogos, competições, eventos temáticos ou culturais, cafés da manhã ou almoços, atividades ao ar livre, voluntariados, programas de mentoria e mais.

Todas essas ações de endomarketing irão servir para fortalecer os laços e criar um senso de comunidade na empresa.

4. Desenvolvimento profissional

As ações de endomarketing para desenvolvimento profissional incluem o incentivo e a promoção do crescimento dos colaboradores, através de treinamentos para aprimorar habilidades, workshops, palestras e mais.

Também é essencial comunicar oportunidades para a equipe através dos canais internos da empresa e oferecer capacitações personalizadas, de acordo com as funções e a meta de carreira de cada colaborador. 

5. Flexibilidade e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Essa flexibilidade e equilíbrio são cada vez mais valorizados na sociedade e também impactam de forma positiva a produtividade e a satisfação do colaborador. Por isso, implemente políticas para promover esse balanceamento.

Os horários de trabalho podem ser flexíveis, por exemplo. Será que vale a pena implementar o regime de trabalho híbrido para que a equipe tenha mais conforto e liberdade? Assim como investir em políticas de licença que incentivem o bem-estar?

6. Programas de incentivo e benefícios

Programas de incentivo e benefícios são muito importantes para motivar os funcionários, além de ajudar a atrair e reter talentos. 

Então, crie programas que vão recompensar o desempenho dos colaboradores e considere benefícios extras e fixos, como planos de saúde, programas de bem-estar, assistência infantil ou descontos em serviços ou produtos.

A sua empresa pode investir em prêmios em dinheiro, troféus, programas de funcionário do mês, planos de carreira e de remuneração, programas de participação no lucro e mais.

7. Cultura de feedbacks construtivos

Uma cultura de feedbacks é essencial para o crescimento dos funcionários e da própria organização. As expectativas e metas da empresa devem estar claras, tudo através de muita comunicação, abertura e confiança.

O feedback deve ser regular e contínuo para que seja naturalizado, e inclusive pode ser feito o feedback do que o colaborador pensa sobre a liderança. O ambiente deve ser acolhedor, para que todos se sintam à vontade. 

Invista também em pesquisas de satisfação, reuniões individuais e incentivo à participação ativa em projetos e decisões da empresa.

Lembre-se que as ações de endomarketing devem ser adaptadas de acordo com a cultura e as necessidades específicas da empresa. O endomarketing bem-sucedido é personalizado para se adequar à organização, e é contínuo para atender aos interesses dos colaboradores.

Medindo os resultados 

É essencial medir o impacto das ações de endomarketing e manter métricas e indicadores para avaliar o engajamento e a satisfação dos colaboradores.

Só assim é possível observar a eficiência das iniciativas que a sua empresa implementa, além de analisar os dados para otimizar continuamente as suas estratégias de endomarketing.

Para medir resultados, você irá:

  • Avaliar o engajamento dos colaboradores, como a participação, os feedbacks, e o grau de envolvimento;
  • Identificar pontos de melhoria nas ações;
  • Medir a satisfação dos colaboradores e como eles se sentem no trabalho, através de reuniões individuais, pesquisas de satisfação, avaliações de clima organizacional e feedback direto;
  • Acompanhar os impactos das medidas na produtividade, retenção de talentos, satisfação do consumidor e desempenho nas vendas.

Algumas métricas que podem ser usadas:

  • Taxa de retenção de talentos. Some as admissões com o número de desligamentos. Divida por dois, e então divida o resultado pelo número total de pessoas na empresa. Multiplique o resultado por 100 e confira o valor em porcentagem.
     
  • Feedback dos funcionários em relação às ações de endomarketing. Tenha reuniões individuais com os colaboradores e peça feedbacks sobre as ações que a sua empresa fez até então.

É essencial adaptar essas métricas e indicadores de acordo com as particularidades da empresa e as suas metas. Avalie sempre a satisfação dos colaboradores e a rotatividade, já que ela pode causar prejuízos à sua empresa caso esteja alta.

Qual a melhor ferramenta para fazer ações de endomarketing

Para dar e pedir feedbacks regulares, utilizar diversos meios de comunicação para incentivar a equipe e ter a integração necessária no dia a dia da empresa, você precisa do Zoho Connect, que faz parte da plataforma Workplace! 

O Zoho Connect é uma solução de intranet centralizada, ou seja, uma rede privada pela qual a sua empresa poderá colaborar com segurança.

Essa ferramenta vai te ajudar a aumentar a motivação e o engajamento dos colaboradores, além de fortalecer a cultura organizacional e promover um bom clima de trabalho.

Nela, você terá o mural da empresa, poderá fazer pesquisas, agendar publicações, formar grupos, fazer videoconferência, verificar a programação da equipe, visualizar a carga de trabalho dos colaboradores e muito mais.

O Zoho Connect vai te ajudar a incentivar todos os membros de sua organização a prestigiar uns aos outros concedendo crachás de reconhecimento! Através dele, é mais fácil coletar feedbacks, gerar relatórios e até mesmo automatizar o fluxo de trabalho.

Além de te ajudar nas ações de endomarketing, o Zoho Connect irá gerar mais agilidade, colaboração e precisão nos seus processos empresariais. A eficiência estará presente na rotina da sua empresa.

Conheça as ferramentas de endomarketing do Zoho Connect.

O Workplace é o seu pacote de escritório integrado. Conheça os 8 aplicativos incluídos na plataforma e saiba como podemos ajudar o seu negócio a crescer! Clique aqui e acesse o Guia Rápido.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas