Entenda como fazer slide online

Entenda como fazer slide online - Zoho Workplace

Fazer um bom slide online não é uma tarefa fácil, especialmente para aqueles que não são designers e não dominam as principais ferramentas de edição de imagens. Mas isso não quer dizer que seja uma tarefa impossível.

Na verdade, ao compreender alguns conceitos básicos de design, qualquer pessoa pode criar apresentações interessantes e eficazes.

Com isso em mente, compartilhamos dicas para criar um bom design de slides para garantir que sua apresentação seja um sucesso.

10 Dicas para Fazer Slide Online

1. Busque inspiração para criar o layout dos seus slides  

O primeiro passo para fazer slide online é buscar inspiração.

Com bons materiais de referência, você pode criar trabalhos incríveis que podem atrair a atenção do público e transmitir informações de maneira eficaz.

Atualmente, diversos sites, blogs e até redes sociais fornecem uma grande quantidade de materiais que podem ser usados como inspiração para a criação de trabalhos gráficos.

Sites como Behance, Dribbble (muitos designers usam para mostrar seu trabalho) e sites como o Pinterest, podem ser usados como fontes importantes de inspiração para a criação de apresentações de slides.

2. Reduza a quantidade de texto de cada slide  

Um erro muito comum em fazer slide online é inserir muito texto na apresentação.

Isso é sério, porque além de sobrecarregar sua apresentação e torná-la mais entediante, uma apresentação de slides com muito texto também transmite a sensação de que você está inseguro e não tem noção de tudo.

Portanto, o ideal é que você apenas use texto para destacar os elementos importantes de sua apresentação, e não o abuse.

3. Abandone o uso de templates e modelos prontos  

Os modelos e modelos de apresentação de slides prontos se tornaram muito populares, muito úteis quando precisamos criar uma apresentação em um curto espaço de tempo.

No entanto, os modelos populares podem transmitir a sensação de que você está fornecendo uma apresentação genérica e sem vida.

Além disso, ao utilizar modelos prontos, você perderá a oportunidade de utilizar o design como um elemento importante da apresentação, que ajuda a destacar os principais pontos das informações.

Portanto, reserve um tempo para criar designs de slides exclusivos projetados para atender às suas necessidades de palestra e só use modelos prontos quando você não tiver escolha.

4. Limite a tabela de cores da sua apresentação  

Um dos erros mais comuns ao fazer slide online é usar cores incompatíveis e dificultar a transmissão de informações.

A escolha da cor errada pode fazer as pessoas acharem que sua apresentação é amadora e prejudicará a credibilidade de suas informações.

5. Use imagens de alta qualidade  

As imagens são os elementos visuais que ajudam a enriquecer qualquer apresentação. Eles podem fortalecer sua mensagem e tornar seu discurso mais interessante para o público.

Portanto, é muito importante usar imagens de alta qualidade e de tamanho apropriado para exibição em slides.

Atualmente, você pode usar várias bibliotecas de imagens gratuitas para encontrar as fotos ideais para sua apresentação.

6. Fuja do excesso de animações  

A animação é um elemento visual que ajuda a tornar sua apresentação de slides mais dinâmica e interessante. Se escolhidos corretamente, eles podem produzir efeitos que tornam a apresentação única.

Porém, muitas pessoas acabam exagerando no uso da animação, incluindo sons e movimentos que distraem o público e atrapalham a dinâmica do discurso.

Portanto, a abordagem ideal é evitar o uso excessivo de animação para reforçar ideias ou destacar elementos importantes na apresentação.

7. Cuidado com o tamanho dos vídeos  

Os vídeos são cada vez mais usados para elementos em slides porque ajudam a reforçar certos conceitos e podem até ilustrar certas ideias apresentadas para o público de palestras.

E, para garantir que sua apresentação ainda seja interessante, é importante evitar o uso de vídeos muito longos, que podem distrair o público ou esquecer as ideias que você está discutindo.

Se você usa um sistema de apresentação online como o Zoho Show, o tamanho do vídeo também pode ser um problema. Nesse caso, o material pode demorar para carregar.

8. Esteja preparado para imprevistos  

Quando você está se preparando para uma apresentação, é natural que alguns imprevistos ocorram, como interrupção da Internet ou até mesmo o computador não consiga abrir o arquivo da apresentação.

Para evitar que tal situação afete a qualidade de sua conversa, é muito importante que você esteja preparado para lidar com esses imprevistos.

Portanto, além de salvar suas apresentações na nuvem (seja por meio do Zoho Show ou outros serviços de backup), é importante salvar os slides em unidades flash em .pdf, .ppt e outros formatos de apresentação.

Dessa forma, você evita imprevistos que dificultam o sucesso da palestra e demonstra sua versatilidade na superação de problemas.

9. Dê atenção a parte superior do seu slide  

Sem saber, tendemos a prestar mais atenção aos elementos na parte superior do slide do que na parte inferior ou lateral da apresentação.

Portanto, se você deseja criar um design de slide realmente eficaz, o ideal é colocar as informações mais importantes sobre a apresentação na parte superior do slide para atrair mais atenção.

Isso garante que suas informações sejam fornecidas de maneira eficaz e que as pessoas que assistirem à sua apresentação sejam influenciadas pelos elementos mais importantes de suas informações.

10. Lembre-se de revisar todo o seu texto  

Assim como fazer slide online é tão importante para a qualidade de sua apresentação, um simples erro em português pode colocar todo o seu trabalho em risco.

Portanto, é muito importante revisar tudo no slide com cuidado e certificar-se de que nenhum detalhe seja esquecido.

Quer Fazer Slide Online? Utilize a Zoho

Se desejar, você pode pedir a amigos ou familiares que leiam os materiais que você criou para garantir que nenhum erro seja esquecido.

Agora que você entende as práticas recomendadas para fazer slide online, conheça nossas soluções.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas