8 dicas para melhorar a apresentação de slide online

8 dicas para melhorar a apresentação de slide online - zoho

Saber fazer apresentações de slide online é uma habilidade essencial nos dias de hoje. Seja apresentando uma escola ou trabalho acadêmico, vendendo um produto ou serviço, ou mesmo apresentando ideias e projetos de forma mais pedagógica e persuasiva.

No quesito negócios, isso se torna ainda mais essencial, pois as apresentações podem mudar o curso de um projeto empresarial, por isso é necessário tomar muito cuidado na hora de criar um slide online.

Neste artigo, vamos ajudá-lo a fazer uma apresentação de slides bem-sucedida com dicas simples que você pode aplicar imediatamente!

O que é uma apresentação de slide online e para que serve?

Uma apresentação de slide online nada mais é do que um conjunto de conteúdos multimídia como imagens, texto, áudio e vídeo projetados em sequência. Há alguns anos, slides eram imagens ou textos impressos em papel transparente, dispostos um a um em um projetor e projetados em uma superfície emitindo luz.

Atualmente, esta forma de apresentação de slides está obsoleta, substituída por ferramentas capazes de criar apresentações de slides 100% digitais e exibi-las através de projetores digitais ou computadores, TVs, tablets e smartphones.

Somos cada vez mais bombardeados com muitas informações, o que torna as apresentações de slides uma forma muito eficaz de abordar um tema. Os recursos multimídia podem complementar as explicações, envolver o público e esclarecer questões.

Entenda os motivos para utilizar slides online em uma apresentação?

Antes de aprender a fazer uma apresentação de slide online, vamos entender os principais motivos para fazer isso:

  1. Complementar apresentações de com informações e projetos comerciais;

  2. Ajuda o palestrante a se lembrar dos tópicos, além de passar mais segurança durante a apresentação;

  3. Esclarecer dúvidas sobre o que está sendo apresentado;

  4. Capturar e manter o foco do público;

  5. Resumir os pontos importantes em reuniões ou conferências;

  6. Favorecer diferentes tipos de aprendizado;

  7. Enriquecer e apresentar um pitch profissional ou proposta comercial;

  8. Utilizar recursos multimídia;

  9. Dar ênfase aos tópicos importantes;

  10. Estimular a espontaneidade e interatividade do público;

  11. Revisar e analisar diferentes partes da apresentação: a qualquer momento é possível voltar ou avançar os slides;

  12. Registrar aulas, reuniões e palestras para verificações posteriores: o documento pode ser usado posteriormente para revisar algum tópico específico, por exemplo.

8 dicas para fazer uma apresentação de slide online

Agora que todo o objetivo da apresentação de slides e as principais razões pelas quais você deve adotar essa prática estão mais claros, é hora de colocar a mão na massa. Pesquisamos e analisamos as melhores maneiras de fazer uma apresentação de slides bem-sucedida e aqui está um guia passo a passo com 8 etapas para ajudá-lo:

  1. Crie um projeto

  2. Utilize mais imagens do que texto

  3. Conheça o conteúdo que está apresentando

  4. Tenha cuidado com as fontes utilizadas

  5. Menos é sempre mais

  6. Nunca fique lendo o conteúdo do slide

  7. A forma que você se porta é essencial

  8. Cuidado com a oratória

Crie um projeto

Que tal um esboço no papel antes de começar a usar o computador? Pegue um caderno e uma caneta e coloque seus pensamentos lá. Tente enquadrar o posicionamento de imagens e texto em seus slides, pois isso pode lhe dar novas ideias e evitar desperdício de trabalho.

Utilize mais imagens do que texto

Uma imagem também vale mais que mil palavras em uma apresentação de slides, portanto, sempre que possível, substitua uma frase ou parágrafo por uma imagem. No entanto, use o bom senso e não exagere no número de números no mesmo slide.

Conheça o conteúdo que está apresentando

A dica principal para quem está tentando fazer ótimos slides é: fale mais e escreva menos. Se o texto for importante, tente escrever um pouco, pois o slide online é mais despojado, além de ser mais bonito e torna a apresentação mais dinâmica. Assim você fala e seu público não vai se distrair lendo demais.

Tenha cuidado com as fontes utilizadas

Ao escrever em um slide, lembre-se de que o texto será lido por alguém distante da projeção, portanto, use o bom senso ao escolher o tamanho da fonte. Além disso, não pense muito na hora de escolher um modelo de fonte e tente escolher algo simples e fácil de ler. Aqui também vale ressaltar a quantidade de texto: quanto mais texto, menor o tamanho da fonte, o que prejudica a leitura.

Menos é sempre mais

Steve Jobs, chefe da Apple e uma das pessoas mais influentes do mundo em tecnologia, disse certa vez que “a simplicidade é o cúmulo da sofisticação”. Então, por que não preencher seus slides com conteúdo e encontrar um equilíbrio entre as cores do plano de fundo, do texto e da imagem?

Nunca fique lendo o conteúdo do slide

Seus slides são redondos: claros, objetivos e livres de poluição. Mas ao apresentar, você começa a ler! esqueça! Pratique mais em casa, releia o texto que é a base para criar uma apresentação e não leia. Além do que seu público pode ler, uma apresentação que não lê os slides lhe dá mais confiança e credibilidade.

A forma que você se porta é essencial

Esse truque também não tem nada a ver com slides, mas é importante para sua apresentação. Ao palestrar para os outros, tenha postura: não coloque as mãos nos bolsos e não cruze os braços.

Cuidado com a oratória

Assim como seus slides, sua apresentação precisa ser clara e objetiva, portanto, evite ao máximo o jargão técnico, tente usar termos menos rebuscados e, o mais importante, entenda o público que estará em sua exposição, pois isso ajuda definir a melhor postura para apresentar na frente de todos.

As apresentações de slides fazem parte da vida de quase todo mundo, portanto, preste atenção aos detalhes. Estas são as nossas dicas, não deixe de opinar sobre elas e nem de trazer novas sugestões para todos por meio dos comentários.

Agora que você já conhece as dicas para criar uma apresentação de slide online de sucesso, é hora de encontrar a melhor plataforma online para criação de apresentações.

Felizmente a Zoho Workplace disponibiliza a ferramenta Show, para que você crie apresentações incríveis para o seu negócio.

Acesse e confira!

Publicações relacionadas