Saiba aplicar a Inteligencia Artificial em seu negócio

Poucas pessoas não encontraram a seguinte sigla em uma pesquisa na internet: AI, abreviação de Artificial Intelligence, Everywhere. O mundo dos negócios não é exceção, pois a inteligencia artificialnas empresas também se tornou uma realidade.

De acordo com uma pesquisa global da consultoria Gartner (que fornece aos assinantes o relatório completo da pesquisa em inglês), 50% das empresas passaram a investir nessa área em 2020.

O que é inteligencia artificial?

A Inteligência Artificialé conhecida como IA. Seu objetivo é desenvolver e usar máquinas para realizar atividades humanas de forma autônoma.

O termo surgiu em meados da década de 1950, quando cientistas criaram um laboratório dedicado na academia para estudar a ciência com o objetivo de usar robôs para desenvolver novas criações.

Como tal, também está associado a tecnologias como robótica, aprendizado de máquina, fala e reconhecimento visual. A inteligência artificial é uma tecnologia que aplica análises avançadas e técnicas baseadas em lógica para interpretar eventos e auxiliar e automatizar a tomada de decisões, imitando o comportamento humano.

Por exemplo, o uso de inteligência artificial permite que as empresas nos forneçam anúncios direcionados com produtos hiper específicos que estamos procurando. A tecnologia também pode fornecer carros autônomos no futuro e até ajudar a tratar doenças graves como o câncer.

Assim, à primeira vista, o uso da inteligência artificialnas empresas pode parecer fora de alcance. Mas a realidade é diferente.

As máquinas e a inteligencia artificial

Pode parecer assustador supor que as máquinas substituem o trabalho feito por humanos. No entanto, a ideia é trazer agilidade e eficiência em pequenas ou grandes atividades.

Em outras palavras, a Inteligência Artificial nos permite analisar dados sobre produção, vendas e outros pontos onde não podemos observar metas de curto prazo com a mesma velocidade ou intensidade.

De forma resumida, é um investimento que se paga rapidamente. Nesse sentido, muitos processos tornaram-se mais dinâmicos e aumentaram a mobilidade dos colaboradores, que passaram a otimizar seus horários de trabalho.

Dessa forma, a inteligência artificialpode ser aplicada em sua empresa, não só na indústria, mas também no varejo, com o objetivo de aumentar as vendas e o crescimento do negócio.

Separação de produtos

Por exemplo, é interessante que as empresas que atuam no espaço do varejo digital utilizem seus algoritmos de seleção para identificar produtos semelhantes para oferecê-los como opções de compra.

Quando a tecnologia é utilizada para esse fim, a aceitação dessas recomendações tende a ser maior, pois leva em consideração as preferências e os dados dos clientes.

Dessa forma, a taxa de sell-through deve aumentar significativamente após o consumidor entrar no carrinho, pois considera o que cada cliente pode gostar ou não de comprar de forma diferente. Por isso, oferece produtos de acordo com os critérios analisados ​​anteriormente.

Tenha o conhecimento completo dos seus clientes com a inteligencia artificial

Outra abordagem para usar a inteligência artificialnos negócios se aplica ao trabalho de análise. Tais atividades são essenciais para evitar fraudes e a presença de pessoas inexistentes em seu site.

Com sistemas baseados em IA, você pode analisar rapidamente outras ferramentas da Internet, como redes sociais e e-mail. Torna-se mais flexível entender o perfil de compra e oferecer novas ofertas de produtos através do histórico do consumidor.

Ao simplificar a análise de perfil, você também evita gastos desnecessários no orçamento.

Análise de dados político-econômicos

Muitas instituições financeiras e comerciais, especialmente bancos, utilizam recursos de inteligência artificial para tal análise. Trata-se de agrupar e avaliar os padrões de informação nacional para identificar os perfis existentes de um país.

Com este investimento, você obterá informações sobre como sua empresa está operando no país. Além disso, entende o contexto em que seus consumidores estão inseridos.

O que pode ser considerado inteligencia artificial nas empresas?

1. CRM

Uma das áreas em que a inteligência artificial teve recentemente um grande impacto nos negócios é o gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM).

Com essa tecnologia, o software pode prever padrões comportamentais analisando as “trajetórias” que os consumidores deixam no mundo digital. Ao ajudar a entender os consumidores em detalhes, a IA permite que as empresas desenvolvam melhores estratégias de vendas e repensem a maneira como se comunicam com clientes em potencial. Entre as 100 empresas entrevistadas pelo Gartner (em inglês) citadas, a área de benefício do uso da IA ​​é justamente as vendas.

A identificação de padrões por meio da análise de dados pode melhorar a eficiência em alcançar os consumidores mais propensos a comprar determinados produtos no momento mais oportuno. Os principais softwares de CRM fornecem essa funcionalidade.

Além disso, internamente, a automação pode ajudar os vendedores com tarefas repetitivas e otimização de processos.

2. Inteligencia artificial e marketing Digital

Qualquer pessoa que tenha trabalhado em marketing sabe a importância de ter uma compreensão profunda do público para o qual está escrevendo ou criando.

A inteligência artificialpode ajudar a desenvolver campanhas direcionadas a tipos específicos de consumidores com base em seu comportamento online e buscar maximizar o orçamento disponível. As ferramentas de automação de marketing usam essa tecnologia para otimizar anúncios em grandes plataformas como Facebook e Google.

Além disso, com a ajuda da inteligência artificial, a análise processual dos hábitos dos compradores permite que os empresários ajustem preços e programem promoções e ofertas.

Use essas poderosas ferramentas de análise estatística para descobrir os pontos fortes (e fracos) do seu negócio com base em dados e abra seus olhos para nichos de mercado que, de outra forma, poderiam passar despercebidos sem analisar todas essas informações.

Comece agora a usar inteligencia artificial

O uso da inteligência artificial nas empresas já é uma realidade, mas especialistas ressaltam que é preciso acompanhar as novidades da área porque a mudança é constante.

E com isso em mente a Zoho não podia ficar de fora e desenvolveu ferramentas que são essenciais para qualquer negócio. Sistema de CRM completo, além de ser um verdadeiro escritório remoto.

Conheça o Zoho Workplace e comece hoje mesmo a experimentar o melhor da inteligência artificial no seu negócio!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas