Inteligência artificial: como funciona

Inteligência artificial: como funciona - Zoho Workplace

Entender o que é inteligência artificial (IA) é essencial para empresas que desejam se modernizar.

Isso ocorre porque é uma das principais tecnologias disruptivas da atualidade, que tem o potencial de mudar significativamente a forma como as organizações trabalham.

Segundo a PricewaterhouseCoopers, até 2020, o mercado estimado para essa tecnologia chegará a US $ 70 bilhões.

Para organizações que adotam essa tecnologia, independentemente de sua área de atuação, existem benefícios potenciais.

Isso porque vai além da automação mecânica e abrange o processo cognitivo que produz a capacidade de aprendizagem.

Desta forma, o sistema de inteligência artificial pode não só realizar atividades manuais repetitivas e numerosas, mas também realizar atividades que requerem análise e tomada de decisão.

Quer entender melhor como funciona, quais são suas vantagens e como funciona? Continue a leitura do nosso pequeno guia sobre IA!

Do que se trata Inteligência Artificial e como ela funciona?

As soluções de inteligência artificial envolvem uma combinação de múltiplas tecnologias, como redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizagem, etc., que podem simular capacidades humanas relacionadas à inteligência.

Por exemplo, raciocínio, consciência ambiental e habilidades de análise de decisão.

Pode-se dizer que o conceito de inteligência artificial está relacionado à capacidade das soluções tecnológicas de realizar as atividades de forma inteligente.

A inteligência artificial também pode “aprender por conta própria”, graças a um sistema de aprendizagem que analisa grandes quantidades de dados, permitindo-lhes expandir seus conhecimentos.

A Inteligência Artificial (IA) também é um campo científico cujo objetivo é pesquisar, desenvolver e utilizar máquinas para realizar atividades humanas de forma autônoma.

Também está relacionado a tecnologias como robótica, aprendizado de máquina, fala e reconhecimento visual.

Quais são as principais vantagens da Inteligência Artificial?

A inteligência artificial pode trazer vantagens para as empresas. Por favor, veja alguns dos conteúdos principais abaixo!

Melhora na tomada de decisão

A IA pode ajudar a simplificar o processo de análise, especialmente para empresas que valorizam a tomada de decisões baseada em dados.

Isso porque pode organizar dados “nebulosos” ou “confusos” e torná-los mais claros, o que dificulta o desenvolvimento de estratégias.

Os sistemas de inteligência artificial podem desenvolver processos que envolvem correlação, regressão, geração de estruturas de análise de dados, etc.

Fornece uma base para a tomada de decisões executivas. Especialmente se estiver associado a uma solução de big data que pode lidar com grandes quantidades de dados não estruturados.

Comodidade e escalabilidade

As soluções de inteligência artificial podem usar algoritmos para realizar uma segmentação mais precisa para recomendar produtos com base em dados de consumidor analisados.

Isso aumenta as chances de desenvolver uma boa estratégia de negociação.

A IA também possui um alto grau de replicabilidade do processo porque o sistema que a compõe pode realizar a mesma análise indefinidamente.

Isso garante que qualquer fluxo de trabalho (remoto, inclusive) seja escalonável.

A obtenção de informações relevantes de relatórios também pode se tornar mais rápida.

Isso porque já existem algoritmos de mineração de texto (text mining) que podem analisar documentos e encontrar informações neles.

Esses fatores trazem comodidade porque as soluções de inteligência artificial os tornam mais rápidos e fáceis.

Aumento da automação

A inteligência artificial ajuda a automatizar a lógica, a análise e as atividades cognitivas, acelerando assim o processamento de informações.

Isso se soma à automação de tarefas físicas normalmente fornecidas por máquinas robóticas, especialmente a automação da produção.

Reduza erros, riscos e custos operacionais

As soluções de inteligência artificial podem ser utilizadas para monitorar as máquinas e sistemas de computador da empresa.

No que se refere ao equipamento, ele pode utilizar dados de sensores, câmeras, registros em softwares de vigilância e outras fontes. Em relação aos sistemas, suas informações vêm de bancos de dados, relatórios, histórico, etc.

Graças ao conteúdo obtido, pode encontrar gargalos, falhas e outras fragilidades nos processos da empresa, reduzir erros e melhorar a eficiência operacional. Isso reduz custos e evita dificuldades para a equipe.

Na verdade, é possível até prever eventuais dificuldades para que a empresa possa atuar em tempo hábil.

Isso porque produz um diagnóstico de diferentes departamentos e processos, o que ajuda a mapear riscos (e oportunidades).

Para tanto, ela pode verificar frequentemente os principais indicadores de desempenho do negócio para relatar possíveis obstáculos para a equipe.

Outro ponto interessante é que seu processo de análise costuma ser de baixo custo. Também ajuda a obter maior sucesso em estratégias definidas pelo gerente com base em dados coletados e processados ​​por inteligência artificial.

Atendimento otimizado ao público

A inteligência artificial pode otimizar os serviços prestados ao público em diferentes aspectos, como fornecer comunicação mais eficiente, melhorar a agilidade das transações e aumentar a personalização.

De acordo com a pesquisa da PWC:

  • 60% dos consumidores pesquisados ​​concordam que a inteligência artificial pode reduzir o tempo necessário para obter respostas e é muito adequada para suas preferências;
  • 38% dos consumidores concordam que a inteligência artificial pode fornecer “uma excelente experiência pessoal personalizada”.

Além disso, vale ressaltar que uma empresa perde US $ 62 bilhões a cada ano devido ao atendimento insatisfatório ao cliente. A inteligência artificial pode ajudar a reduzir essa perda.

Quais as tecnologias mais utilizadas com Inteligência Artificial?

Algumas tecnologias estão surgindo no campo da inteligência artificial, ou contribuem para o seu desenvolvimento.

Veja alguns exemplos abaixo:

Machine Learning

O Machine Learning envolve um método de avaliação de dados que pode desenvolver automaticamente padrões de análise.

É baseado no conceito de que os sistemas tecnológicos podem usar dados para aprender, a fim de descobrir padrões, tomar decisões e se aprimorar com pouca intervenção humana.

Dessa forma, você pode melhorar o desempenho do seu evento ao longo do tempo.

A plataforma Machine Learning pode fornecer poder de computação, bem como dados, algoritmos, APIs e outras soluções para projetar, treinar e aplicar modelos neste campo em termos de máquinas, aplicativos e processos.

Deep Learning

Deep Learning ou aprendizado profundo é um tipo especial de aprendizado de máquina.

Envolve uma rede neural artificial com múltiplas camadas de abstração, aplicada a aplicativos de reconhecimento e classificação de padrões suportados por conjuntos de dados.

O processo de aprendizagem ocorre entre suas camadas de neurônios matemáticos e as informações são transmitidas através de cada camada. Nesse esquema, a saída da camada anterior é a entrada da próxima camada.

O Deep Learning “treina” máquinas para realizar atividades como humanos. Por exemplo, reconhecimento de imagem e reconhecimento de voz. Ele também processa dados.

Processamento de Linguagem Natural (PLN)

O processamento da linguagem natural visa estudar e tentar reproduzir o processo de desenvolvimento relacionado às funções da linguagem humana. Para tanto, utiliza software, programação e outras soluções.

Por meio do PLN, as máquinas podem entender melhor o texto, incluindo reconhecimento de contexto, extração de informações, desenvolvimento abstrato, etc.

Você também pode começar a escrever texto a partir de dados obtidos pelo computador. O PLN pode ser usado em áreas como atendimento ao cliente e relatórios da empresa.

Viu só como a inteligência artificial pode ser importante para os negócios?

Para ter acesso a mais conteúdos como este leia os artigos relacionados, e não deixe de conferir nossas soluções para melhorar a eficiência da sua empresa!

Publicações relacionadas