Ações de comunicação interna para desenvolvimento profissional

Ações de comunicação interna para desenvolvimento profissional - Zoho

Conheça algumas ações de comunicação interna para desenvolvimento profissional necessário para sua empresa!

Com as mudanças de personalidades e objetivos que temos visto nas gerações que estão entrando no mercado de trabalho, a Comunicação Interna (CI) também mudará e acompanhará essas tendências.

Principais Ações de comunicação interna para desenvolvimento profissional

No passado, o principal objetivo dos profissionais era encontrar uma carreira estável para sustentar suas famílias.

Com o tempo, além de garantir o sustento, o desejo de obter uma posição superior em um curto espaço de tempo passou a fazer parte da meta do profissional.

Naquela época, workaholics e doenças relacionadas ao estresse apareciam nesse estilo de vida.

Hoje, com as consequências desse vício e a entrada da geração do milênio no mercado de trabalho, as principais mudanças estão relacionadas ao foco na felicidade e no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Para muitas pessoas, torna-se mais importante se sentir bem no trabalho e se dar bem com colegas e organizações, em vez de alcançar posições controversas e colher inúmeros benefícios.

É nessa situação que a comunicação interna na organização começa a se tornar mais importante e indispensável.

Para criar um ambiente profissional agradável, uma comunicação interna eficaz é essencial.

A boa comunicação na empresa tornou-se uma condição necessária para qualquer organização.

Como funciona a Comunicação Interna

Segundo Margarida Kunsch, o conceito de comunicação interna é:

“A comunicação interna é um departamento de planejamento com objetivos claros para alcançar todas as interações entre a organização e seus funcionários.”

Também pode ser entendido como um conjunto de ações realizadas por meio de canais de comunicação para possibilitar a participação dos colaboradores na organização. Toda e qualquer informação é passada por ele.

Por meio da comunicação interna, todos sabem ou não sabem o que acontece no dia a dia da organização e compartilham ou não compartilham os objetivos, ideias e valores da empresa.

Ações de comunicação interna para desenvolvimento profissional: o que isso significa?

Isso significa que a comunicação interna na organização existe de qualquer maneira, mesmo que não seja gerenciada.

A diferença entre uma empresa e outra é que em algumas empresas ela é eficaz, enquanto em outras simplesmente existe.

Com a ajuda das informações deste artigo, você poderá melhorar a comunicação da sua empresa e obter todas as vantagens que ela pode oferecer.

Da mesma forma, é importante ressaltar que a comunicação interna não deve se limitar às informações que se propagam de cima para baixo na hierarquia empresarial, mas que cada vez mais se difundem de forma horizontal e ascendente.

A boa comunicação organizacional interna é realizada por meio de declínio, ascensão e nível, porque mesmo os conceitos básicos de comunicação já mencionaram vias de mão dupla.

Para obter uma compreensão mais profunda do que é comunicação interna, apresentarei objetivos, vantagens e determinarei a diferença entre comunicação interna e marketing interno.

Benefícios das ações de Comunicação Interna

Pesquisas comprovam que empresas de sucesso sempre se preocupam em melhorar a comunicação interna.

Eles adotam novas ferramentas e investem em treinamento para que todos possam se comunicar melhor.

A comunicação interna eficaz é uma característica comum das empresas com melhor desempenho financeiro.

Além disso, nessas organizações, você também pode observar outras vantagens obtidas por meio da boa comunicação com os funcionários.

São eles: fortalecer a cultura organizacional, estimular o bom comportamento, quebrar silos e esclarecer o impacto do trabalho de cada funcionário.

Fortalece a cultura organizacional: uma empresa que tem uma boa cultura e a divulga corretamente terá funcionários integrados, coordenados, respeitosos e consistentes com o que a organização deseja transmitir.

Posteriormente, discutiremos o impacto da comunicação interna na cultura organizacional.

Incentivar o bom comportamento: Além de disseminar a cultura por meio da comunicação interna, a cultura também deve ser promovida, ou seja, expressar e comprovar a consistência com o conteúdo veiculado na prática por meio de exemplos.

O incentivo e a divulgação dos valores e comportamentos esperados mostram sua importância para a organização e, dessa forma, o bom comportamento pode ser incentivado.

Quebrando silos: A formação de grupos dentro da organização, conhecidos como “pequenos grupos”, é completamente normal e inevitável, mas o problema é quando esses grupos são fechados e não cooperam com outras equipes.

A comunicação empresarial tem a capacidade de realizar ações ativas para romper esses silos, promover ações integradas e fortalecer a colaboração e o compartilhamento de conhecimento.

Mostrar impacto: Você já ouviu a história de 3 pedreiros sendo questionados sobre o que fazem no trabalho?

A primeira resposta: “Eu coloco um tijolo em cima do outro.”

O segundo disse: “Estou escalando a parede.”

Terceiro: “Estou construindo uma igreja!”

A diferença entre eles é que o terceiro sabe qual será o impacto do seu trabalho, ele tem uma visão macro e está mais motivado do que os outros, pois entende que toda ação produzirá melhores resultados.

Os funcionários que veem como os esforços individuais contribuem para atingir os objetivos gerais da empresa são muito benéficos para a organização.

As ações de comunicação interna também têm a função de estabelecer esse elo entre as atividades dos colaboradores e os objetivos da empresa e orientá-los nesse caminho.

Claro, a comunicação interna também pode fornecer outras vantagens para toda a organização, mas com essas vantagens, você pode entender o impacto positivo que pode ter.

Motivos para tomar ações de Comunicação Interna   

Você já parou para analisar que toda guerra começa com comunicação – ou à falta dela, os dois lados chegarão a um acordo por meio da comunicação?!

Tão simples como este exemplo, dá-nos uma visão clara de que toda atividade depende da comunicação.

Quando a comunicação falha, causará grandes perdas, por exemplo, um funcionário desanimado, um cliente insatisfeito e uma equipe não envolvida.

A comunicação é uma ferramenta que promove sinergia para o alcance dos resultados esperados e, se realizada de forma adequada, auxilia na integração entre os colaboradores.

Mas esse processo só terá sucesso quando os funcionários receberem, entenderem e interpretarem as informações corretamente.

Sendo assim, a construção de uma comunicação eficaz permite a interação e integração de todo o domínio da empresa.

Além de ser importante para atingir todos os objetivos e promover todos os benefícios já mencionados, a prática da comunicação também é muito útil para estabelecer a identidade e a imagem da empresa.

As ações de comunicação interna ajudam a estabelecer o status quo da empresa, toda a história da organização e a importância da contribuição de cada funcionário para o ambiente da empresa, além de ajudar a determinar uma identidade confiável.

Normalmente, a imagem que discutimos quando falamos sobre câmbio também é afetada pela CI.

Isso porque tudo o que acontece dentro da empresa e a forma como se espalha entre os colaboradores afeta a forma como essa imagem se espalha fora da organização.

Uma vez que todos esses aspectos foram mencionados no início deste artigo, pode-se compreender a importância de uma ação de comunicação interna eficaz para qualquer organização, pois a falta de comunicação pode levar a sérios problemas, inclusive a impactos financeiros negativos.

Para melhorar essa as ações de comunicação interna você pode investir em ferramentas de Comunicação Interna (unificando as áreas), e CRM (automatizando a comunicação entre os responsáveis) para melhorar ainda mais os processos.

Conheça nossas soluções!

Publicações relacionadas