Entenda a importância do CRM em marketing

Entenda a importância do CRM em marketing - Zoho

O CRM é a abreviação em inglês para Gestão de Relacionamento com o Cliente, que nada mais é do que a estratégia que você segue com sua empresa para gerenciar todos os relacionamentos e interações com clientes e leads.

O termo também se refere aos sistemas e processos usados ​​para fazer isso. Ferramenta essencial para a aquisição e retenção eficazes de clientes.

Isso não apenas aumenta o potencial de vendas, mas também otimiza as atividades de marketing e vendas.

O software de CRM em marketing é um sistema projetado para simplificar e otimizar todas as estratégias que você precisa ter para oferecer a melhor experiência ao seu cliente e melhor organização dos processos internos (sobre o cliente) em seu negócio.

Toda a comunicação será mais ágil e eficaz. Afinal, através de um software de CRM, é possível obter dados relevantes para desenvolver estratégias de marketing e ainda automatizar grande parte do processo.

Por consequência, o tempo é poupado e evita-se que tarefas ou contatos sejam perdidos. Além disso, o software de CRM oferece suporte ao gerenciamento de eventos, segmentação de mercado, planejamento de eventos e promoções.

Tudo isso permite que suas equipes de vendas e marketing tenham acesso rápido aos dados e possam formular ações e se comunicar com o público certo.

Neste artigo, explicaremos o que é CRM em Marketing e uma maneira descomplicada de impactar positivamente nos lucros do seu negócio.

Boa leitura!

Entenda a importância e evolução do CRM em Marketing

O objetivo de uma empresa é conquistar e manter clientes. Esse lema permanece o mesmo até hoje, embora o mundo dos negócios tenha mudado muito.

Desde então, conquistar clientes tornou- se mais complexo e exigente. Enquanto a expansão da base de clientes na década de 1950 geralmente dependia de publicidade, puro alcance e recomendação, a tecnologia moderna agora impõe uma abordagem diferente.

Na era digital de hoje, o telefone e o correio para aquisição de clientes tornaram-se modernos sites de empresas e canais de vendas.

Vincular isso às mídias sociais por meio de sistemas de back-end torna possível coletar e analisar dados de todos os tipos e extrair padrões que fornecem novos insights sobre seus clientes.

Uma ferramenta de CRM em marketing oferece a oportunidade de coletar e gerenciar os diversos pontos de contato que você tem com seus clientes para que possa se comunicar sempre com eficácia. Mas vamos começar do início.

 CRM em Marketing: principais motivos para investir

O CRM é importante porque quando se parte dos primeiros momentos do seu negócio, chega-se à conclusão que tudo depende do primeiro contato com seus clientes, não é mesmo?

Com base nesse fato, podemos determinar a importância dos clientes para qualquer empresa e, à medida que a empresa cresce, também cresce o relacionamento com o público.

É aqui que entra o CRM em Marketing.

Para entender melhor este tópico, entenda os principais motivos para investir nesta solução:

1. CRM em Marketing pode ajudá-lo a organizar o tempo e otimizar o crescimento do negócio

Assim que o negócio começar a crescer rapidamente, você poderá perder clientes potenciais qualificados, o que significa que perderá a oportunidade de obter transações valiosas.

Para permitir que o atendimento ao cliente acompanhe o crescimento do negócio, vincular toda a equipe ao sistema de CRM evitará perda de tempo e de clientes.

Por exemplo, o CRM pode organizar contatos e clientes potenciais de uma forma que sua equipe possa entender e também pode notificá-lo sobre cada novo cliente potencial conquistado, para que você não perca nenhuma transação.

2. Automação de tarefas diárias

O CRM pode automatizar tarefas diárias e acelerar o trabalho.

Por exemplo, registre informações, configure emails, registre interações com clientes e clientes potenciais e outros processos que podem ser automatizados para que os vendedores possam fazer melhor uso de seu tempo.

3. Resolva o problema de incompatibilidade de informações

Existem incompatibilidades de informações no processo de vendas, especialmente quando vários vendedores participam das negociações.

O sistema de CRM pode ajudar a unificar todas as informações e interações que ocorrem durante o processo de vendas. Desta forma, qualquer pessoa pode visitar e participar das negociações sem problemas.

4. Influência na segmentação

Obter dados para criar campanhas direcionadas é uma tarefa difícil para os profissionais de marketing digital. Eles precisam estudar bem o público, seus hábitos e preferências.

Mas com o CRM em marketing, dados reais podem ser coletados do público e processados.

O sistema contém muitas informações sobre o comportamento e as preferências do cliente, o que permite que ele forneça uma experiência incrível e, em última análise, aumente a satisfação do cliente.

5. Conteúdo personalizado

Então, depois de usar os dados coletados no CRM para segmentar o público da maneira certa, é hora de criar uma campanha de marketing digital de uma forma diferente e única.

Hoje, o público pede às marcas que falem com elas de forma pessoal, não basta focar em atividades “para o público em geral e impessoais”.

Você sentirá a diferença ao definir o tom da mensagem e ao escolher estratégias que afetam as pessoas certas.

6. Reciclagem

Com a ajuda das ferramentas de CRM, você será capaz de compreender as atividades que produzem resultados com a ajuda de números e poderá repeti-las.

Ao analisar as atividades de melhor desempenho, você pode “reciclar” atividades e modelos bem-sucedidos e reutilizá-los. Desta forma, você pode organizar clientes potenciais e expandir as vendas.

7. Fornecimento de relatórios em tempo real

Para controlar o desempenho ou os números de vendas, você precisa de acesso em tempo real às informações.

Um bom sistema pode apresentar e avaliar dados de forma simples para que você, como gerente, possa fazer as alterações necessárias com base no que aconteceu.

Além disso, você deve ser capaz de personalizar seus próprios relatórios para direcionar as atividades de marketing e vendas e desenvolver boas estratégias.

8. Custo benefício de um sistema de CRM em Marketing

Também é importante considerar o valor de investimento da plataforma de CRM em marketing e verificar se o seu orçamento cobre o valor.

É importante notar que diferentes CRMs têm preços diferentes, portanto, algumas pesquisas devem ser feitas.

No entanto, escolher a opção mais barata pode não ser a melhor opção: certifique-se de que o fornecedor é confiável e que os recursos atendem às necessidades do seu negócio.

Zoho CRM te oferece muito mais vantagens, com uma plataforma intuitiva e personalizada, você poderá: personalizar, automatizar e atender às necessidades do seu negócio.

Na função do sistema de CRM, além do envio rápido de emails, também há adição manual ou automática de contatos para organizar os clientes potenciais de acordo com o estágio do funil de vendas.

As vantagens são muito maiores do que você consegue imaginar agora! Conheça nossas soluções!

 

Publicações relacionadas