Aprenda sobre força de vendas e melhore os processos internos

A força de vendas é um grupo de profissionais que tem como foco solucionar as necessidades dos clientes e garantir que eles fiquem satisfeitos com a experiência na sua empresa.

Apesar do nome, a equipe de vendas ultrapassou o departamento de vendas ao incluir outras equipes, como marketing, atendimento e sucesso do cliente.

Essas equipes são responsáveis ​​pelas etapas de pré-venda e pós-venda, como geração de leads e pós-venda.

Portanto, podemos dizer que a equipe de vendas é focada em vender e atingir metas, enquanto a equipe de vendas ajuda os clientes a atingirem suas metas.

A organização dos processos de negócios, maior produtividade e medição dos motivos da perda de negócios são apenas alguns dos benefícios dessa estratégia.

Aprenda como aproveitá-lo ao máximo para acelerar seus negócios

Principais características da Força de Vendas

Para atingir a meta de satisfazer os clientes, os vendedores precisam possuir certas habilidades e características. Veja o que são:

  1. Trabalho em equipe

Conforme mencionado anteriormente, a equipe de vendas inclui outras equipes além da equipe de vendas, como atendimento ao cliente, marketing e sucesso. Para que a equipe de vendas seja eficaz, eles devem trabalhar juntos.

Porém, isso nem sempre acontece nas empresas. É comum que cada campo tenha seus próprios objetivos e trabalhe de forma independente, sem comunicação.

Isso fragmentou o processo e reduziu o potencial dessas equipes se concentrarem no mesmo objetivo.

Por exemplo, um problema clássico é a falta de consistência entre marketing e vendas.

A primeira equipe envia os Leads desalinhados para a equipe de vendas, o que levará muito tempo e esforço para realizar pouquíssimas transações, afinal o contato não está interessado na oferta.

Por outro lado, quando as equipes são consistentes, o departamento de marketing transfere os contatos mais significativos para o departamento de vendas, o número de transações concluídas aumenta e a equipe de vendas não precisa entrar em contato com o maior número possível de clientes em potencial.

Uma equipe de vendas que funciona bem começa com o departamento de marketing e compra os contatos com as informações pessoais corretas da empresa para a equipe de vendas.

Em seguida, o vendedor usa o perfil e as informações históricas fornecidas pelo marketing para processar esses clientes em potencial e personalizar o método.

Quando a venda acaba, o trabalho ainda não acabou. Em seguida, as equipes de atendimento e sucesso do cliente assumem o controle para garantir que os clientes usem com êxito as soluções que adquiriram.

Os benefícios são muitos: encurtar o ciclo de vendas, aumentar as taxas de conversão e fidelizar novos clientes.

  2. Centrado no cliente

O foco no cliente é uma das principais características de uma excelente equipe de vendas.

Isso inclui oferecer soluções de qualidade, mas também construir um bom relacionamento com os consumidores, desde o primeiro contato com a empresa até o pós-venda.

Isso garantirá que eles sejam leais e até recomendará sua empresa para conhecidos.

  3. Alinhado com os objetivos da empresa

Os vendedores não devem se concentrar apenas nas metas do cliente. É preciso equilibrá-los com os da empresa.

Isso significa que esses profissionais devem cumprir a missão, a visão e os valores da organização e compartilhar esses ideais. Isso começa com o recrutamento de profissionais.

Além da qualificação técnica, no processo seletivo também deve ser dada prioridade aos candidatos que mais se adaptem à cultura da empresa.

  3. Compreende ofertas e clientes

Encontrar a melhor maneira de ajudar os consumidores requer entender os produtos ou serviços que a empresa vende e o perfil desses clientes.

Ao compreender profundamente o público e as ofertas, você pode encontrar as ofertas mais significativas para cada cliente.

Ao encontrar a solução certa para o seu problema, os consumidores definitivamente ficarão mais satisfeitos com a transação concluída.

Força de Vendas: dicas para melhorar a gestão da equipe de vendas

Agora que você sabe o que é uma equipe de vendas de sucesso e quais são as características de uma equipe de vendas de sucesso.

Confira algumas dicas para melhorar a gestão dessas equipes:

  1. Forneça treinamento

Como dissemos, além do conhecimento técnico, os colaboradores da força de vendas também devem ser condizentes com a cultura corporativa.

No entanto, uma vez contratado, essas habilidades difíceis podem ser cultivadas por meio de treinamento interno.

O objetivo é permitir que a equipe se torne especialista e obtenha um conhecimento profundo do público da empresa e das soluções que ela oferece.

  2. Gerencie sua equipe

Existe uma frase bem conhecida em startups que é "não mensurável, incontrolável". Isso também se aplica aos vendedores.

É necessário monitorar constantemente o desempenho dessas equipes. Portanto, os objetivos estabelecidos e os métodos utilizados podem ser revistos.

Por exemplo, em reuniões individuais, o feedback pessoal também é muito importante, e as trocas de feedback entre as equipes que compõem a equipe de vendas também são muito importantes.

Isso pode trazer muitos insights para melhorar o processo de vendas.

  3. Utilize o Zoho CRM

Quando a equipe possui as ferramentas certas, será mais fácil atingir os objetivos da equipe de vendas.

Por isso, é preciso apostar em softwares que ajudem a equipe a se comunicar e permitam a execução automática de tarefas repetitivas, deixando mais tempo livre para a estratégia.

Um exemplo é uma ferramenta de automação de marketing que, além de facilitar a análise de resultados, também permite criar campanhas, cultivar clientes em potencial e automatizar operações como gerenciamento de redes sociais, envio de emails e criação de landing pages.

Uma dica é procurar ferramentas que possam ser integradas. No Zoho CRM, soluções podem ser utilizadas de forma conjunta, resultando em aumento da eficiência e em mais vendas.

 Já sabe qual é o software de CRM ideal para sua empresa?

Agora você sabe que a equipe de vendas inclui todas as áreas de cooperação com os clientes.

Essas equipes devem ser centradas no consumidor, alinhadas com os objetivos da empresa e trabalhar juntas.

Treinamento contínuo, gerenciamento cuidadoso e uso das ferramentas certas são os segredos de uma força de vendas de sucesso.

Gostou do conteúdo?

A Zoho garante resultados em CRM para o seu negócio. Conheça nossas soluções!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas