Por qual motivo você deveria investir em CRM plataforma?

Internamente, um CRM plataforma é essencial para as empresas, pois auxilia os vendedores a automatizar as suas atividades de vendas. Com o software, os gerentes têm a possibilidade de acompanhar e impulsionar o desempenho de toda a equipe. 

Com o CRM, você poderá fazer gestão dos leads, centralização de dados, automação de diversas tarefas e outras funções que irão guiar a sua equipe para saber quando se comunicar com os clientes em potencial, além de o quê, quando e como falar.

Nesse post, você irá entender as razões pelas quais se deve investir em uma plataforma de CRM e como essa tecnologia pode ajudá-lo a construir uma base sustentável para o crescimento da sua empresa.

Boa leitura!

O que é um CRM plataforma?

Uma CRM plataforma, ou plataforma de CRM (Customer Relationship Management em inglês e, em português, Gestão de relacionamento com o cliente) é uma solução de software com uma ampla gama de recursos e funcionalidades para ajudar empresas.

Com o uso do CRM, é possível fazer o gerenciamento de contatos diários com os consumidores de forma mais eficiente. 

Normalmente, o CRM plataforma não age como software isolado, mas abrange uma série de recursos e integrações que permitem que vários departamentos empresariais trabalhem juntos.

Ele pode ser integrado a outras ferramentas do negócio, como e-mails, calendários e demais recursos usados no seu marketing digital.

A plataforma possibilita o compartilhamento de informações entre funcionários e a colaboração diária para melhorar a experiência do cliente e os resultados da empresa.

O CRM é capaz de centralizar dados, organizar as informações relevantes dos clientes, tornando mais fácil o acesso a dados diários pelas equipes. Ele também oferece recursos para agilizar e evitar tarefas manuais e repetitivas, como rastreio e gestão de Leads, envio de e-mails e monitoramentos.

Uma plataforma CRM também facilita o suporte ao cliente, permite que as equipes criem e gerenciem os processos de apoio, além da reunião de dados garantir que os problemas sejam tratados com mais rapidez.

O software gera relatórios e análises detalhados sobre o desempenho das vendas, das campanhas, da satisfação do cliente e outras métricas.

O CRM plataforma é uma escolha robusta e integrada para gerenciar de forma eficaz as jornadas dos consumidores com a sua empresa. Nele, as suas equipes podem trabalhar juntas, em tempo real, e todo o atendimento gerado será mais consistente e personalizado.

Você irá centralizar, organizar e otimizar todas as interações com os clientes em um único sistema. 

Os 7 principais benefícios de investir em CRM plataforma

Agora que já te falamos os variados benefícios do CRM plataforma, vamos direto ao ponto: ele te ajuda a vender mais. 

O grande trunfo da CRM plataforma é que sua empresa vai deixar de realizar as atividades manualmente, e vai encontrar os processos devidamente organizados e automatizados, para você concentrar todos os esforços em aprimorar produtos e serviços e vender cada vez mais.

Logo, o CRM vai impactar positivamente toda a sua organização. Pois, quando falamos em automação, não nos referimos apenas a uma abordagem de vendas, por exemplo, mas de um processo para ser aplicado em todas as áreas do seu negócio!

1. Transforme clientes em potencial em clientes fidelizados com a CRM plataforma

Transformar clientes em potencial em clientes fidelizados é uma das principais metas de qualquer empresa, e, ainda bem, também é um objetivo do uso de uma CRM plataforma. 

Para alcançar esse objetivo, a plataforma pode ser usada de forma estratégica e focada no cliente. 

Na prática, como você provavelmente já sabe, o processo de captação de novos consumidores é o seguinte: o marketing chama a atenção do cliente e o mantém até levá-lo ao vendedor, que vende o produto. 

Mas tudo isso seria um processo muito complicado sem um sistema que informa quais são suas oportunidades e como elas estão caminhando.

Um CRM plataforma cria uma imagem completa da experiência do cliente, permitindo que os seus colaboradores tomem decisões informadas sobre como melhorar essa experiência e aumentar as vendas.

Você saberá, por exemplo, quantas atividades você realizou com sucesso e quais podem ser melhoradas. Tudo isso facilmente visualizado em seu funil de vendas.

O CRM consegue isso por meio das suas funcionalidades de coleta de dados abrangente, como detalhes de contato, preferências dos clientes, histórico de interações e comportamento de compra.

Ele também é capaz de segmentar os leads, ajudar a sua equipe a manter o engajamento ativo, assegurando que a sua marca permaneça em contato regular com eles por meio de e-mails, ligações ou outras formas de comunicação.

O suporte ao cliente se torna mais eficiente, bem como qualquer implementação de programas de fidelidade, pesquisas de satisfação e, principalmente, a personalização de toda a sua comunicação para fidelizar clientes.

2. Atraia melhores clientes

O objetivo do gerenciamento de relacionamento com o cliente é reunir informações suficientes sobre o lead e usá-las da melhor maneira para aumentar as suas interações positivas com a empresa, e, consequentemente, melhorar as vendas.

E quanto mais informações você tiver sobre seus clientes potenciais, mais fácil será para você selecionar o seu cliente modelo ou ideal.

Ter um CRM plataforma é essencial para atrair e reter melhores clientes para o seu negócio, uma vez que a centralização de dados pode auxiliar na criação do perfil do cliente ideal. Use os recursos para analisar as informações e identificar características comuns dos seus melhores clientes. 

A grande possibilidade de segmentação de clientes também ajudará, bem como o gerenciamento dos leads valiosos para otimizar o tratamento deles. 

Assim, poderá definir o cliente modelo, permitindo que você concentre seus esforços nas pessoas mais propensas a se tornarem clientes valiosos, sem perder tempo, recursos ou dinheiro.

3. Crie relacionamentos duradouros

Cada vez que você fizer uma venda, é preciso focar nas necessidades de cada cliente potencial e em como a sua solução os ajudará. Usando a plataforma de CRM, você será capaz de entender:

  • O tipo de comunicação usada com o cliente
  • Os objetivos e desafios do engajamento
  • Em que tipo de serviço ou pacote eles já investiram
  • Como foram as interações anteriores

Com esses dados, torna-se mais fácil fechar vendas totalmente personalizadas e com um poderoso retorno do investimento. Mais do que isso, você consegue, posteriormente, manter a conexão com o público-alvo. Afinal, ter o CRM plataforma é essencial para adotar uma abordagem centrada no cliente. 

Para isso, os seus recursos permitem a coleta de dados, comunicação personalizada e automatizada, acompanhamento e otimização de todas as interações, antecipação das necessidades dos clientes, suporte mais ágil para os consumidores, contato regular eficiente, monitoramento da satisfação e muito mais transparência.

4. Gerenciamento de contato

O gerenciamento de contato utilizando um CRM é uma prática essencial para qualquer empresa que deseja ter um relacionamento eficiente com o público. 

Então, se seu objetivo é usar o software para ajudá-lo a gerir o relacionamento com o cliente, saiba que é justamente esse o seu principal recurso. 

Afinal, para que essa administração seja feita de forma otimizada, nada mais lógico do que ter as informações sobre seus clientes de forma centralizada e saber quando é a hora certa de entrar em contato para causar um impacto maior.

O CRM oferece os melhores recursos para coletar, organizar e acompanhar as interações e dados relacionados aos clientes, permitindo que as empresas administrem seus contatos de forma eficiente. 

Outras funcionalidades, como acompanhamento do fluxo e das interações, integração dos diferentes canais de comunicação, das informações dos departamentos e do funil de vendas também facilitam esse propósito.

E, ainda, a coleta de dados sobre a comunicação com o cliente garante que você possa contatá-los pelo método de sua preferência, além de enviar lembretes para incentivar vendas adicionais.

5. Relatórios de vendas

Os relatórios de vendas o ajudarão a responder às perguntas mais importantes sobre o seu cliente e os seus processos. Isso pode incluir, por exemplo, por qual motivo certos representantes superam outros, ou se os clientes saíram insatisfeitos, em qual etapa desistiram da compra e mais. 

Além disso, é possível verificar os indícios: você está no caminho certo para atingir as suas metas?

Grandes gerentes de vendas precisam saber quantos pontos de contato e atividades são necessários para fechar um negócio. Além disso, quanto tempo demora para finalizar a negociação e onde estão os principais gargalos.

Obter esse conhecimento não é um jogo de adivinhação. É por isso que seu CRM deve fornecer funções de relatório. Isso é para ajudá-lo a obter os melhores insight sobre seus esforços de vendas.

Os relatórios de vendas no CRM são cruciais para monitorar e analisar o desempenho das atividades da empresa. Eles fornecem dados sobre o progresso das vendas, eficiência das estratégias, desempenho dos vendedores e mais.

Você terá o relatório do pipeline de vendas, negociações em um período, conversões de leads, performance do vendedor, vendas por produto ou serviço específico, acompanhamento de leads, perdas, previsões, taxa de perda de clientes e mais.

6. Funcionários mais produtivos

Muitas vezes, as áreas dentro de nossas empresas funcionam como silos. Elas se concentram apenas em suas funções e evitam o trabalho em equipe. 

Em geral, a área de vendas se encarrega exclusivamente de interagir com os prospects e convertê-los em clientes. Eles são os proprietários e únicos usuários deste tipo de informação. Com uma plataforma CRM, isso passa a ser um problema do passado.

Não seria incrível se todas as áreas da sua empresa pudessem interagir com essas informações? Assim, eles poderão, juntos, encontrar maneiras de melhorar seu serviço, produto, estratégia de marketing, logística e muito mais.

Em uma plataforma CRM, você pode acessar todas essas informações de forma fácil e rápida, através de funcionalidades como:

  • Relatórios detalhados das atividades dos colaboradores, como número de ligações, e-mails enviados, interações com clientes e mais
  • Relatórios de conversão de leads em clientes e vendas concluídas
  • Análise do tempo médio de resposta de cada funcionário
  • Análise de receita gerada e de volume de vendas
  • Acompanhamento de alcance de metas estabelecidas
  • Análise de feedbacks de clientes
  • Acompanhamento da taxa de follow-up de cada funcionário desde a venda inicial
  • Disponibilidade de dados históricos

É claro, ao avaliar o desempenho dos funcionários no CRM, é essencial considerar o contexto geral e não se basear exclusivamente em um indicador. O CRM é, de fato, uma ferramenta valiosa para identificar os colaboradores mais produtivos.

Se você ainda está se perguntando por que deveria investir em uma plataforma de CRM, tem mais!

7. Segmentação de clientes

Um CRM plataforma contribui significativamente com a segmentação de clientes - que é o processo de dividir a base de clientes em grupos com características semelhantes.

Isso é colocado em prática por meio de um processo de coleta e armazenamento de uma ampla gama de informações sobre os clientes - como histórico de compras, preferências, interações passadas e informações demográficas. 

A partir disso, a plataforma CRM consegue identificar diferentes perfis de clientes. Por exemplo, você pode segmentar clientes com base na idade, localização geográfica, comportamento de compra ou interesses específicos.

Uma vez que os clientes estejam segmentados, a empresa pode personalizar suas mensagens de marketing e ofertas para atender às necessidades e preferências de cada grupo. Isso aumenta a relevância das mensagens e melhora as taxas de conversão.

Com o Zoho CRM, você obtém o melhor de suas equipes, e poderá transformar cada jornada para que seja voltada para o cliente Além disso, terá acesso a tecnologia avançada que permitirá automação robusta, análise abrangente, construção de soluções personalizadas e muito mais.  Tudo com a implementação mais rápida no mercado de CRM empresarial!

A Zoho garante resultados em CRM para o seu negócio. Conheça nossas soluções!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas