A forma correta de fazer gestão de leads

Um CRM é um banco de dados no qual as empresas armazenam informações sobre seus clientes - incluindo informações de contato dos clientes, bem como registros de interações e transações com clientes - para auxiliar a equipe de vendas e marketing na aquisição e retenção de clientes.

O software de CRM permite que os usuários acompanhem as interações com leads e clientes, ajudando a otimizar os processos de vendas , atendimento ao cliente, suporte técnico e campanhas de marketing.

Destacamos a forma correta de fazer a gestão de leads no seu negócio. Acompanhe o conteúdo!

Por conta disso, o CRM é um elemento importante para gestão de leads, afinal, é capaz de rastrear o comportamento e as necessidades de seus clientes e, em seguida, girar para atendê-los.

Gestão de leads: dicas para fazer corretamente

Administrar uma empresa não é uma das tarefas mais fáceis, principalmente porque as demandas dos consumidores nunca foram tão altas.

Queremos experiências personalizadas, respostas a perguntas que ainda nem perguntamos, produtos de qualidade, um serviço impecável… certo?

As expectativas nunca acabam. Para enfrentar a situação, as empresas recorrem ao software de CRM para ajudá-las a gerenciar a jornada do cliente.

E o primeiro passo nessa jornada é a gestão de leads de CRM.

A gestão de Leads é a força vital de sua empresa. Sem os leads, a receita acaba e você tem que desligar as luzes. Mas há um problema. Leads não são tão fáceis de encontrar quanto um latte Starbucks.

Os consumidores agem rapidamente e tomam decisões inconstantes. Nem sempre há uma conexão entre a fidelidade e o preço do seu produto ou a reputação da sua marca.

É influenciado pela localização, preferências familiares, tendências locais e uma série de outros fatores.

O software de CRM fornece as ferramentas para capturar leads e orientá-los em seu funil de conversão.

E então mantenha um relacionamento forte assim que se tornarem clientes.

Com a competição do setor se tornando mais acirrada e os clientes exigindo experiências cada vez mais personalizadas, as empresas não podem se dar ao luxo de ignorar as oportunidades de gerenciamento de oportunidades de CRM se quiserem permanecer competitivas.

Principais etapas da Gestão de Leads com CRM

A gestão de leads é direta: se concentra em capturar e reter leads até que se tornem oficialmente clientes com uma compra, assinatura ou outra interação em seu nome.

O software de gestão de leads traz os leads e os orienta durante o processo de qualificação e nutrição.

Em seguida, ele os transfere para seus representantes de vendas, que transformam leads em clientes pagantes.

Este é o ponto em que seu CRM assume o controle. O software de CRM oferece uma variedade de recursos e funcionalidades que permitem que você controle tudo, desde gerenciamento de contatos até previsão de vendas.

  Processo

A gestão de leads e seu rastreamento, pode ser um grande trunfo para sua empresa porque produz um plano de ação claro.

Se você sabe quais leads oferecem valor acessível, você pode investir mais tempo e dinheiro no desenvolvimento desses leads específicos. Em outras palavras, aposte seu capital de marketing em candidatos mais seguros.

Para ajudá-lo a entender melhor como funciona o processo de gerenciamento de leads, aqui está uma visão geral das principais etapas envolvidas:

  Capturando

A gestão de leads não pode acontecer a menos que você esteja trazendo pessoas para o funil. As táticas de marketing de entrada se tornaram a abordagem favorita para gerar leads.

Como o nome indica, você atrai clientes em potencial para sua marca, oferecendo conteúdo de alto nível, como postagens de blogs, vídeos e downloads repletos de informações.

A geração de demanda é outro método comum para preencher o pipeline. Ele usa uma variedade de anúncios digitais, marketing por e-mail e atividades pessoais, como feiras de negócios.

Depois que alguém executa uma ação para se tornar um cliente potencial, essa pessoa se torna uma entrada em seu sistema.

As ferramentas de gestão de leads fornecem um banco de dados central para armazenar essas informações. Você usará esses dados para ajudar a categorizar seus leads e enviar a eles o conteúdo apropriado durante a fase de incentivo.

  Categorizando

Depois de ter leads, você precisa classificá-los com base em critérios como dados demográficos e estágio do comprador.

Para conseguir isso, o software de gestão de leads extrai dados de várias fontes. Às vezes, ele usa mala direta ou listas de marketing por e-mail.

Outras vezes, ele extrai informações de bancos de dados de clientes ou até de plataformas de mídia social.

Com acesso aos dados corretos, ele analisa as informações, segmenta identificadores de clientes valiosos e produz um conjunto de leads qualificados.

Ele não apenas faz isso com mais precisão do que uma equipe de vendas tradicional, mas também o faz com rapidez.

  Pontuação

Esse método é a forma como você determina o valor de cada lead. O objetivo é tentar identificar os leads que correspondem ao seu projeto do cliente ideal.

A aparência do cliente ideal, é claro, depende de seu produto e da narrativa da marca, então você precisa integrar o software com suas estratégias de automação de marketing.

  Nutrição

Quando se trata de sua marca, as pessoas não são propensas a amar à primeira vista. Isso é especialmente verdadeiro no mundo B2B, onde os ciclos de compra estão crescendo mais.

Você tem que ser paciente, e é aí que entra a nutrição de lead. Quer que as pessoas comprem de você? Primeiro, você deve fornecer a eles um conteúdo relevante e valioso que se encaixe em seu estágio de consciência.

O caminho para a compra envolve empurrar seus leads mais adiante no funil até que eles cheguem ao ponto em que dizem: “Tudo bem, estou convencido!” e retire seus cartões de crédito.

  Transferência para a equipe de vendas

Assim que os leads estiverem preparados para dar o próximo passo, você precisará de uma transferência direta para seus representantes de vendas.

Esse ponto de transição do marketing para as vendas é conhecido por suas dificuldades. Ter a gestão de leads integrado ao CRM torna esse processo muito mais fácil.

O objetivo principal é ter certeza de que o lead está realmente pronto para vendas - que é onde a pontuação de cada lead entra.

E do lado das vendas, os representantes devem retomar a conversa imediatamente para evitar que o lead volte a um status estimulante.

Gostou do conteúdo?

A Zoho garante resultados em CRM para o seu negócio. Conheça nossas soluções!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas