Vantagens do CRM B2B

Vantagens do CRM B2B - Zoho

Profissionais inseridos em empresas B2B sabem muito bem a complexidade das vendas, e sabem que esse processo pode não ser fácil.

Construir relações amigáveis com os clientes, identificar suas dores e oferecer soluções para remediá-las são tarefas que demandam tempo, dedicação e bastante organização por parte da equipe de vendas.

Descubra quais são as principais vantagens de um CRM B2B para aplicar ao seu negócio!

No entanto, não se engane, dá para descomplicar o processo, pois ele não é tão complexo assim: vamos te apresentar o CRM B2B, ferramenta que torna a rotina dos vendedores mais prática e pode muni-los com informações para personalizar os contatos com os clientes.

6 vantagens do CRM B2B  

O CRM B2B deve ser mais robusto em termos de organização de dados, se comparado a outro tipo de CRM.

Neste caso, o recomendado é que ele ofereça aos vendedores a possibilidade de cadastrar empresas, e dentro delas os funcionários que estão ou já estiveram envolvidos na negociação.

No quesito vendas, a visão do funil de vendas também é essencial em um CRM B2B.

Além de oferecer uma previsão de vendas, irá auxiliar os vendedores na identificação de qual etapa de negociação estará, e onde as oportunidades se encontram para então planejar as próximas abordagens.

Confira a seguir, as principais funções que o CRM B2B deve ser capaz de executar para simplificar a vida da equipe e vendas de empresas B2B.

1. Mostrar o funil de vendas  

O funil de vendas é o principal recurso da rotina dos vendedores e gestores. Afinal, através dele, é possível visualizar todas as negociações que estão em andamento, e em que etapa elas estão.

Quando uma empresa compreende que o mercado moderno exige soluções mais ágeis, também é possível entender o melhor controle dos clientes com um sistema automatizado, livre de falhas manuais.

Hoje, é quase impossível garantir uma boa experiência de compra sem sistemas automatizados. Por isso, nenhuma equipe de vendas sobrevive sem o apoio de um funil de vendas.

2. Facilitar o cadastro de clientes  

Para empresas B2B, o cadastro de clientes deve ser um processo fácil.

Afinal, nenhum vendedor gosta de perder seu tempo preenchendo planilhas e fichas cadastrais, além da falta de controle, o trabalho é exaustivo e propício a falhas humanas, por outro lado, o vendedor, certamente, ficaria muito mais contente em estar contatando clientes e fechando vendas!

Dessa maneira, o CRM B2B é capaz de facilitar a rotina da equipe de vendas.

Através da ferramenta, há espaço para cadastrar empresas e criar campos personalizados para descrevê-las de acordo com as demandas do seu negócio.

Além disso, também é possível criar cadastros de pessoas dentro das empresas, uma vez que em vendas B2B a equipe de vendas se comunica com vários funcionários da mesma organização até chegar aos tomadores de decisão, cuja responsabilidade é autorizar a negociação.

Uma coisa é certa: este processo de cadastramento de pessoas é muito mais otimizado com o uso de uma ferramenta voltada para tal finalidade.

3. Priorizar contatos  

O ritmo do mercado é inconstante, ou seja, está sempre em transformação. Se você ainda não dá valor ao CRM B2B, saiba que: à medida que a sua empresa for crescendo e o número de clientes aumentar, confiar no trabalho manual de gestão de clientes pode não trazer resultados positivos.

Não é necessário arriscar quando se tem uma solução como um CRM B2B, que te ajuda a saber exatamente quando e por qual razão priorizar determinado contato.

O uso deste recurso exige inserir os dados dos clientes em um cadastro de clientes, delineando um perfil para cada oportunidade.

Como consequência, surge a possibilidade de filtrar as negociações pela data de criação, pelas etapas do funil de vendas, pelo tamanho do ticket, pelo segmento, entre outros filtros.

Assim, você pode selecionar aquelas que foram as melhores oportunidades para priorizar as informações.

4. Manter o histórico de relacionamento com o cliente  

Diante de tantas mudanças na comunicação com o cliente, para ser profissional em vendas complexas, como em vendas B2B, construir um relacionamento com o cliente é pré-requisito para o sucesso.

No geral, sabe-se que a qualidade do relacionamento com o cliente irá determinar a sua fidelização à sua empresa ou, em outro caso, procurar outra solução.

Para garantir essa qualidade, o mais indicado é ter um lugar para registrar e armazenar o histórico de relacionamento com o cliente, ou seja: um CRM B2B.

A concentração de informações adicionadas pelos vendedores a cada contato com os clientes, fica muito mais fácil entender suas necessidades e oferecer a resposta certa, para o cliente certo e na hora certa.

O CRM B2B, dessa forma, funciona como um ‘’gerente de alinhamento’’ do setor de vendas do seu negócio.

5. Indicadores e relatórios de desempenho  

Os indicadores de vendas são considerados essenciais para monitorar a saúde do setor de vendas de uma empresa, principalmente no modelo B2B.

Afinal, medindo só a lucratividade não é possível ter uma visão geral do processo.

Existem indicadores como o churn rate, a taxa de follow ups, a taxa de conversão, o CAC (custo de aquisição do cliente), o ticket médio, e outros, capazes de auxiliar o gestor a ter mais conhecimento do processo em andamento.

Como resultado, isso é considerado útil tanto para gerar previsões de vendas mais precisas quanto para ser mais assertivo em suas tomadas de decisão.

Um CRM B2B adequado, torna possível que os indicadores sejam gerados automaticamente, e livra-se da necessidade  de tratar os dados manualmente.

Dessa forma, tudo pode ser feito de forma simples e prática direto no sistema.

Caso seja de sua necessidade, também será possível importar e exportar indicadores em planilhas e utilizá-las como achar melhor.

Um sistema de CRM B2B é a solução ideal para simplificar suas vendas complexas e melhorar seus resultados de empresas modernas.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog e receba mais dicas para vendas B2B.

Publicações relacionadas