Conheça 9 estratégias para a redução das despesas comerciais

Fazer mais com menos é um desafio, mas também um desejo para a maioria dos gestores. Neste contexto, a redução das despesas comerciais é necessária para evitar prejuízos desnecessários e aumentar a eficiência dos processos.

Nesse artigo, você irá entender quais são as estratégias ideais para o sucesso nesta empreitada. Entenda quais desafios enfrentar, quais ferramentas usar e o passo a passo para diminuir as despesas comerciais. Boa leitura!

As despesas comerciais são um desafio na sua empresa?

É comum que os gestores enfrentem dificuldades na gestão das despesas comerciais. Afinal, é  preciso equilibrar resultados e custos. Manter a eficiência enquanto evita gastos indevidos pode parecer difícil. 

Na maior parte das vezes, os gestores têm um orçamento limitado, precisando maximizar o capital que possuem. Em meio a pressão para alcançar metas, investir em novas tecnologias, estratégias de marketing e manter a satisfação dos colaboradores, é preciso priorizar as despesas.

A empresa deve entender quais recursos são mais importantes e têm o maior impacto nos resultados, mesmo com as muitas áreas que requerem investimento. A tomada de decisão para alocar os recursos demanda acompanhamento e controle das despesas.

O grande desafio é minimizar as despesas comerciais sem afetar o desempenho de vendas alcançado. Apesar de parecer uma missão desafiadora, é perfeitamente possível aplicar isso com algumas boas práticas.

Como reduzir as despesas comerciais?

A chave para reduzir despesas comerciais é promover a melhora da eficiência na organização das atividades e no próprio funcionamento dos processos. Assim, você diminui custos, mas ganha em qualidade. Confira as dicas:

  1. Não use estratégias ultrapassadas

O mercado requer que as empresas se adaptem e inovem nas estratégias, acompanhando as mudanças e tendências do comportamento do consumidor. Se a empresa seguir sempre com os mesmos métodos, provavelmente estará investindo em estratégias ultrapassadas.

Para isso, baseie-se sempre em dados, busque a inovação, conhecendo as necessidades e dores dos seus prospects. Estude o mercado e use tecnologias para manter a eficiência e reduzir custos.

  1. Automatize os processos e use um CRM

Você tem um parceiro na redução de custos e aumento da eficiência: o CRM (Gestor de relacionamento com o cliente). Essa tecnologia, que automatiza fluxos, irá ajudar a equipe a não perder tempo com atividades repetitivas ou pouco produtivas.

É um meio de economizar tempo para que os colaboradores possam focar no que realmente importa, gerando agilidade, aumentando a prospecção de clientes, investindo esforços direcionados em leads segmentados, de fato relevantes.

Use o CRM para personalizar e monitorar cada etapa das vendas em tempo real, gerenciando os contatos com os clientes.

  1. Ajuste o marketing

O marketing é o grande aliado das vendas, capaz de alcançar clientes a baixo custo e com muita eficiência. Ele deve estar alinhado com as estratégias de vendas para converter os leads qualificados em compradores, o que resulta na economia de tempo e na diminuição das despesas comerciais indevidas com abordagens de baixo desempenho.

  1. Crie um processo pré-venda

Tenha um time focado na prospecção e qualificação de contatos, para monitorar as taxas de conversão e avaliar em quais leads realmente é interessante focar esforços. A qualificação gera tanta eficiência para as vendas que compensa os gastos adicionais, poupando tempo e dinheiro no futuro.

  1. Otimize o tempo da equipe 

Não desperdice o tempo da equipe com prospects sem qualificação, segmentação inadequada, marketing desalinhado com a estratégia e processos manuais, repetitivos. Elimine as atividades que tornam a venda menos eficiente, se possível, passando tarefas para os times que dão suporte.

Com a automatização, por exemplo, você aumentará a probabilidade de vendas, já que a produtividade será maior.

  1. Invista em monitoramento

Mantenha a análise dos relatórios de vendas para corrigir erros, redirecionar estratégias, descartar metodologias ineficientes e avaliar o que está sendo feito com os investimentos. Faça diagnósticos para evitar prejuízos com processos falhos e aplicar os ajustes necessários.

Saiba como identificar pontos fracos no processo de vendas!

  1. Examine os custos 

Como anda a alocação de recursos de vendas? Leve em conta a rentabilidade real de cada cliente para definir os gastos de produtividade. Entenda quais são as despesas comerciais de atendê-los, quais recursos ele demanda e se são ou não estáveis.

  1. Personalize o serviço

Entenda as necessidades dos seus clientes, as suas exatas demandas, para oferecer exatamente o que eles precisam. Personalize o serviço para não ter despesas desnecessárias e, ao mesmo tempo, entregar satisfação ao público-alvo.

  1.  Evite custos por erros 

É preciso implementar um monitoramento para identificar oportunidades de reduzir as despesas comerciais e criar estratégias de otimização do uso dos recursos. 

Não se trata de demitir colaboradores ou cortar gastos sem o estudo do impacto: tudo deve ser previsto, muito bem avaliado, com o auxílio da tecnologia para que dados precisos sejam obtidos.

O papel do CRM na redução de custos

Mas afinal, como um CRM pode te ajudar a dar mais eficiência ao setor de vendas e reduzir custos?

Basicamente, um software para Gestão de Relacionamento com o Cliente vai te ajudar a fazer mais com menos, reduzindo custos, mas mantendo ou até aumentando a produtividade. 

O CRM fornece dados valiosos sobre as vendas para que todas as etapas sejam otimizadas, economizando tempo e recursos, e entregando informações para correção de falhas. Segundo pesquisa da Harvard Business Review, empresas com decisões orientadas por dados são mais produtivas e até 6% mais lucrativas.

A ferramenta ajuda no monitoramento da satisfação dos clientes, acompanhamento das etapas da venda, aumenta a produtividade, melhora a comunicação, colaboração e gera relatórios sobre os processos.

O CRM também vai ajudar a diminuir a burocracia, tornar as informações importantes acessíveis para todos os usuários autorizados, contatar leads enquanto ainda estão quentes e priorizar o que de fato importa.

Você terá uma análise profunda das dores dos clientes e poderá personalizar as ofertas, gerando o fechamento mais ágil das negociações. 

Reduza despesas comerciais a médio e longo prazo com a ajuda do uso do CRM, eliminando tarefas burocráticas, otimizando tempo, retendo clientes, aproveitando oportunidades de Cross-Sell e Up-Sell e mais.

Mantenha seus custos equilibrados com o Zoho CRM!

O software Zoho CRM é a ferramenta certa para te ajudar a manter as despesas comerciais equilibradas enquanto impulsiona resultados, aumentando a produtividade, precisão e eficiência das estratégias.

O software oferece recursos avançados de automação, ajudando a sua empresa a superar as tarefas repetitivas e otimizando o acompanhamento de leads, o envio de e-mails, a geração de relatórios e muitas outras demandas.

Economize tempo e se concentre em atividades essenciais, enquanto faz o gerenciamento eficiente de leads e clientes em uma interface fácil, centralizada e ágil. Os recursos também irão te ajudar no aumento das conversões e na redução dos custos de aquisição de clientes (CAC).

Obtenha análises aprofundadas, relatórios, acompanhe o desempenho das equipes de vendas e marketing, identifique áreas de ineficiência e saiba como tomar medidas corretivas para reduzir os custos.

O Zoho CRM pode ser integrado a outras ferramentas, como o suporte ao cliente, por exemplo. Com a troca eficiente de informações entre departamentos, a colaboração é otimizada, evitando redundâncias e ineficiências, gerando redução dos custos operacionais.

Você terá recursos avançados de suporte, como rastreamento de problemas, obtendo uma resolução mais rápida e podendo evitar as solicitações repetitivas que danificam a satisfação e produtividade. 

Automatize processos, gerencie clientes, não perca o tempo de contato e otimize a sua operação. Com o Zoho CRM, não há um contrato de permanência nem custos surpresa adicionais. Você paga pelo que obtém. O preço também é flexível, você pode optar por pagar por mês ou uma vez ao ano.

Reduza as despesas comerciais com o Zoho CRM!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas