Sistema de controle de vendas: entenda por que é tão necessário

O controle de vendas define uma sequência de ações para organizar processos comerciais. Mas, ao contrário do que se pensa, não é apenas a área comercial que deve se preocupar com esse controle.

A maioria dos setores da empresa acabam envolvidos no controle diário das vendas, desde o marketing ao financeiro. Para que sejam eficientes, é preciso integrar as equipes, de forma que todos trabalhem em conjunto.

Apenas dessa maneira é possível alinhar dados, estratégias, registros e gerenciamentos para obter bons resultados e não acabar em prejuízos. 

Continue nesse post para entender mais sobre como fazer controle de vendas, quais os benefícios e quais ferramentas vão te ajudar. Boa leitura!

Controle de vendas: um diferencial para bons resultados

O controle de vendas é fundamental para a empresa que depende das vendas de produtos ou serviços. A estratégia engloba os setores para aumentar a organização dos processos, desde a matéria-prima e envio do produto até o suporte ao cliente no pós-venda.

O conceito é usado para planejar ações com base na coleta de dados. A tomada de decisões empresariais passa a ser baseada em históricos e informações reais. Esse controle facilita a descoberta de falhas e oportunidades para otimizar resultados. 

Assim, o controle de vendas envolve o acompanhamento e a gestão de todas as etapas do ciclo de vendas, desde o começo da geração e qualificação de leads, encaminhando-os para vendedores adequados.

O controle economiza tempo, aumenta as chances de conversão, prioriza as tarefas importantes, evita redundâncias e negligências, facilita a comunicação entre equipes, monitora métricas, otimiza a alocação de recursos, analisa tendências e padrões de vendas.

As empresas que usam um sistema de controle de vendas podem competir com mais eficiência em seus mercados, identificando fraquezas e ajustando o necessário. Quando bem implementado, o controle é um diferencial para alcançar o crescimento sustentável.

Entenda quais são as etapas do seu ciclo de vendas para partir para a otimização!

Como um sistema de controle de vendas pode ajudar seu negócio?

A estratégia de controle de vendas, quando aplicada através de um bom sistema, trabalha com controle financeiro, detalhando valores de fluxo de caixa e documentando cada acontecimento, de forma que a gestão pode saber todas as despesas e lucros.

Assim, será mais fácil entender o capital de giro para fazer investimentos, orçamentos para contratações ou até para adquirir novas ferramentas. 

O controle de vendas ajuda na gestão de estoque, que é o armazenamento e gestão de matéria-prima, produtos e maquinários da produção. Documentar o estoque é parte de um controle eficiente, evitando perdas de insumos, pausas na produção e cuidando do espaço, limpeza e segurança.

Reduzir despesas com o estoque enquanto mantém a qualidade pode diminuir o preço de venda, tornando o seu produto mais competitivo no mercado.

O sistema de controle de vendas também pode te ajudar a parar de emitir notas fiscais manualmente, com risco de ocorrer erros e sofrer com burocracias. Automatizar a emissão de notas fiscais é simplificar a rotina.

Aproveite o sistema para diversificar os meios de pagamento para os clientes, que podem preferir crédito, boleto ou dinheiro, por exemplo. É provável que o número de vendas da empresa aumente, já que o cliente pode escolher o meio mais confortável para pagar.

Você irá fortalecer a sua marca ao oferecer uma experiência mais satisfatória para os consumidores. Com um bom sistema de controle de vendas, você terá mais controle dos feedbacks e métricas para otimizar esforços e fidelizar o público-alvo.

A verdade é que o sistema de controle de vendas pode, ainda, ajudar o seu negócio de várias outras formas, automatizando tarefas repetitivas, como a criação de orçamentos, envio de propostas e atualização de dados de clientes. 

Rastreie e gerencie as etapas, com informações centralizadas e acessíveis para as equipes, do marketing ao SAC. Veja dados de desempenho, taxas de conversão, custo de aquisição de clientes, tempo e valor médio de vendas, quantas vendas são feitas por cada colaborador, por exemplo, e use os dados para melhorar as negociações.

Como escolher um sistema de controle de vendas?

Você sabe quais funcionalidades buscar em um bom sistema para controle de vendas? Na hora de escolher o melhor software e otimizar os processos diários do seu negócio, você se depara com várias opções no mercado, e essa tarefa não parece nada fácil. 

Para escolher um sistema de controle de vendas, existem vários fatores que devem ser considerados, sempre entendendo as necessidades específicas da empresa, o tamanho da equipe de vendas, o tipo de produtos ou serviços que você vende, o volume de vendas, os processos e as metas. 

O sistema de controle de vendas deve oferecer recursos essenciais, como gerenciamento de clientes, acompanhamento da jornada do início ao fim, automação do fluxo de trabalho, geração de relatórios e faturas, armazenamento de dados e mais.

A avaliação dessas características irá te ajudar a identificar as funcionalidades necessárias. Também leve em conta a reputação do fornecedor e as avaliações dos seus clientes. Os depoimentos fornecem informações úteis sobre a qualidade do software.

Considere os custos, inclusive os adicionais, como treinamentos e integrações. Verifique se o sistema oferece recursos de segurança de dados para proteger as informações confidenciais dos seus clientes e da própria empresa.

O sistema deve ser intuitivo e fácil para que a sua equipe não tenha dificuldades. Considere a interface e a disponibilidade de suporte ao cliente, bem como o uso no formato mobile. 

Se preciso, solicite testes para ver o sistema em ação, pensando sempre nas possibilidades de escalabilidade futuras caso o seu volume de vendas aumente. Mire em um sistema que possui fácil implementação e requer pouco esforço para a mudança.

Coloque o controle de vendas em prática com o Zoho Bigin!

O seu time precisa ter autonomia para tomar decisões sem interferência da gestão, mas baseados em dados precisos. As informações centralizadas no sistema formam o verdadeiro controle de vendas, com tudo rigorosamente documentado para evitar qualquer erro.

Otimize a performance da sua equipe de vendas, aumentando as taxas de conversão com a ajuda do Zoho Bigin. É o sistema que tem funcionalidades perfeitas para a sua empresa!

O CRM (Customer Relationship Management) Zoho Bigin foi projetado especificamente para entregar valor, permitir o gerenciamento de contatos e leads, armazenar e gerenciar informações detalhadas sobre seus contatos e leads, como histórico de interações e notas.

  • Registre automaticamente todas as interações com seus contatos, como e-mails, chamadas e reuniões, para rastrear o acompanhamento das conversas e negociações. 
  • Aproveite fluxos de trabalho automatizados para simplificar tarefas diárias, como envio de e-mails, atribuição de leads e lembretes.
  • Ganhe uma visão clara do seu pipeline de vendas, identificando oportunidades e gargalos para evitar prejuízos. O sistema ainda fornece análises do desempenho das vendas: crie relatórios personalizados para obter insights.
  • Integre o Zoho Bigin a outras ferramentas e aproveite o aplicativo móvel para acessar suas informações de vendas e gerenciar leads a qualquer momento, em qualquer lugar. A sua equipe poderá colaborar facilmente, com comunicação facilitada e atribuição de tarefas a profissionais específicos.
  • O Zoho Bigin também oferece recursos avançados de segurança para proteger seus dados e as informações dos seus clientes. 
  • Tenha ainda um suporte ao cliente altamente eficiente e disponível para ajudá-lo a configurar e usar o software.

O Bigin é a escolha certa para empresas que desejam um sistema de controle de vendas acessível e fácil de usar. Você poderá melhorar a gestão de relacionamento com o cliente, otimizar processos de vendas e impulsionar o crescimento da empresa. 

O software tem recursos que suprem as reais necessidades das pequenas empresas, atendendo ao seu negócio como um todo e particularmente no controle de vendas e de clientes. Conheça o Zoho Bigin

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas