Conheça a gestão de produtos e entenda como aumentar as vendas

A gestão de produtos é peça essencial para o funcionamento eficiente de todas as empresas. Apenas por meio desse gerenciamento é possível aliar o potencial das suas mercadorias com as reais necessidades dos consumidores que buscam a marca.

Então, se você lida com uma quantidade e variedade de produtos que precisam ser bem gerenciados para garantir a venda, precisa saber como otimizar a gestão. Você verá grandes impactos nos seus resultados!

Vamos lá!

Importância de uma boa gestão de produtos

A gestão de produtos é a área que gerencia os produtos em todas as etapas do ciclo de vendas,  desde a sua concepção até a sua retirada, tendo sempre como foco melhorar a experiência do cliente e ajudar o trabalho diário da equipe.

Afinal, esse gerenciamento permite a reunião de informações claras e acessíveis sobre produtos físicos, serviços, infoprodutos, softwares e mais. Tudo o que pode ser produzido e vendido pode ser objeto de uma boa gestão de produtos.

O objetivo dessa metodologia é facilitar o processo de criação do produto até que ele atenda às necessidades do consumidor e ganhe valor no mercado, desde o seu lançamento.

É uma área multidisciplinar, que engloba variados colaboradores (desde gerentes de produtos e projetos até engenheiros, desenvolvedores, analistas, designers, profissionais de marketing e mais), onde é preciso entender as dores, interesses e necessidades dos seus clientes.

Em resumo, a gestão de produtos ajuda a empresa a entregar um real valor ao mercado, obtendo retorno financeiro com isso, facilitando a tarefa da equipe até esse objetivo e atendendo ao que o cliente deseja. Por fim, atingindo a lucratividade e alcançando metas.

Para isso, a gestão deve entender também o mercado, as suas mudanças, tendências e inovações, incluindo as variáveis da era digital. Além disso, os fluxos definidos pela equipe devem ser de qualidade, cumprindo os aspectos técnicos do ciclo de criação e vendas.

A gestão de produtos é essencial para o sucesso da empresa, alinhando a oferta da marca com as necessidades do mercado e dos clientes, otimizando a experiência do consumidor desde a criação da solução, fazendo o melhor uso dos recursos, agilizando entregas, melhorando estratégias de vendas e mais.

Com a área de gestão de produtos, as estratégias de vendas costumam ser mais consolidadas, o conhecimento sobre o público é mais apurado e os argumentos de vendas são mais alinhados às dores do público.

Como melhorar a gestão de produtos para vendas?

Primeiro, é preciso lembrar que a gestão de vendas acompanha o produto desde o início, portanto, essas são as suas fases:

Pesquisa e desenvolvimento

A equipe deve realizar pesquisas de mercado e análises para identificar oportunidades e necessidades dos clientes. São criadas ideias para novos produtos ou melhorias em produtos existentes, criação de protótipos e a realização de testes.

Lançamento 

O produto é preparado para o lançamento no mercado, com planos de marketing, estratégias de posicionamento e vendas, precificação e ações de divulgação. 

Crescimento 

O produto começa a conquistar clientes, e a equipe deve monitorar o desempenho, analisar os feedbacks e identificar áreas de melhoria, além de criar estratégias de expansão para alcançar novos mercados.

Maturidade

O produto alcança um nível de saturação e as vendas atingem um pico. A competição pode ser mais intensa. A equipe deve focar nos clientes e considerar atualizações ou extensões.

Declínio e retirada

A demanda pelo produto pode começar a diminuir, e a equipe deve pensar se é hora de retirá-lo, elaborando planos de descontinuação.

Inovação

Após a retirada de um produto, a equipe deve iniciar novamente o ciclo, pesquisando novas oportunidades de mercado.

Para gerenciar cada fase de forma eficiente, melhorando sempre a sua gestão, confira as nossas dicas:

  1. Conheça bem os produtos

A equipe de vendas deve ter um conhecimento profundo sobre os produtos que eles estão gerenciando, as suas características, benefícios, diferenciais, pontos fortes e fracos, e como eles atendem às necessidades dos clientes. 

  1. Defina personas 

Como você já sabe, elabore as personas de compradores que representam o cliente ideal dos produtos. Isso ajuda a entender as preferências dos clientes, permitindo que a equipe de vendas personalize abordagens.

  1. Desenvolva materiais eficientes de vendas

Forneça à equipe materiais de vendas bem elaborados para que estejam treinados sobre os clientes, os produtos e o mercado. Esses materiais ajudam os vendedores a comunicar os produtos de forma confiante e convincente, respondendo às objeções.

  1. Utilize um sistema de CRM

Um sistema de CRM (Customer Relationship Management), ou seja, de gestão de relacionamento com o cliente, é uma ferramenta poderosa e essencial para gerenciar dados sobre os produtos e clientes, além de monitorar a jornada de compra, acompanhando o histórico de vendas, feedbacks, desempenho dos produtos e mais.

  1. Monitore o desempenho dos produtos

Monitore o desempenho de cada produto para identificar quais soluções estão performando bem e quais podem precisar de ajustes, renovações, promoções adicionais ou até descontinuações.

  1. Realize treinamentos 

Ofereça treinamentos específicos sobre como vender cada produto, quais argumentos usar, como responder às objeções, como exercitar empatia e escuta ativa, tudo da forma mais eficiente possível. 

Destaque os argumentos-chave, os diferenciais e as estratégias de vendas específicas para cada solução vendida.

Com essas estratégias, a gestão de produtos será otimizada, o que irá gerar uma equipe de vendas mais capacitada para cada uma das etapas que você conheceu anteriormente. Um processo de vendas mais eficiente significa aumento nas vendas e na satisfação do cliente.

Entenda as etapas do seu ciclo de vendas!

Otimize a gestão de produtos com o Zoho Bigin!

O Zoho Bigin pode te ajudar nessa jornada para otimizar a gestão de produtos para vendas de forma eficiente, poupando muito trabalho. Veja como você pode aproveitar o Zoho Bigin em cada uma das etapas que já conhece:

A plataforma tem grande capacidade de armazenar informações em um lugar centralizado, onde todos os departamentos podem ter acesso aos mesmos dados, mantendo o alinhamento das equipes.

Isso inclui detalhes sobre produtos, os seus benefícios e diferenciais. A equipe de vendas terá fácil acesso a essas informações atualizadas, ficando sempre bem informados sobre os produtos que vendem.

O software também permite o rastreamento do ciclo de vida do produto, desde o lançamento até a retirada do mercado. Os colaboradores poderão acompanhar a evolução para tomar decisões informadas sobre o futuro das soluções vendidas.

No Zoho Bigin, as informações sobre os produtos podem ser facilmente acessadas, permitindo uma visão mais abrangente dos clientes e das soluções, além do pipeline de vendas personalizado, com etapas específicas para a sua organização.

O software também permite automação de tarefas, monitoramento de métricas, do ciclo de vendas, análises, feedbacks dos clientes e relatórios.

Com a plataforma, a gestão de produtos da sua empresa se torna mais organizada, eficiente e estratégica. Conheça o Zoho Bigin!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas