Economize tempo automatizando processos de vendas

Economize tempo automatizando processos de vendas - Zoho

Automatizar processos de vendas para você economizar tempo em suas atividades, pode ser essencial para seus negócios.

Sua equipe de vendas foi projetada para levar seus leads e conduzi-los pelo pipeline de vendas. Você investe em sua equipe de vendas porque espera que eles capturem esses leads e forneçam um retorno. Mas quanto tempo sua equipe de vendas está realmente gastando convertendo esses leads?

O vendedor médio gasta apenas um terço do seu tempo realmente vendendo – e não, isso não foi um erro de digitação. Com base em uma semana de trabalho de 40 horas, são pouco mais de 13 horas gastas vendendo por semana.

Isso levanta a questão: o que seus representantes de vendas estão fazendo com as 27 horas restantes e o que você pode fazer para mudar isso de volta para as vendas?

Em um momento, vamos mergulhar no que são algumas dessas tarefas demoradas, mas, mais especificamente, como o fluxo de trabalho e a automação dos processos de vendas podem ajudar.

Com a ajuda da automação dos processos de vendas, você pode reduzir o tempo que sua equipe de vendas gasta com tarefas administrativas repetitivas e aumentar o tempo gasto na conversão de leads.

1. Economize o tempo gasto no envio de e-mails personalizados

E-mails — eles desempenham um papel fundamental na condução de leads pelo pipeline de vendas. O único problema é que sua equipe de vendas está gastando muito mais tempo na caixa de entrada do que o necessário.

A boa notícia é que, graças ao aprendizado de máquina , nem todo e-mail precisa ser selecionado e enviado de forma exclusiva para cada um de seus clientes. Com a ajuda da automação de e-mail, sua equipe de vendas pode automatizar alguns dos e-mails enviados com mais frequência.

Pense nisso. Quando você é contatado pela primeira vez por um lead, você pode enviar imediatamente um e-mail automático de “boas-vindas”. Dessa forma, você aumenta suas chances de manter uma liderança, mantendo-se à frente da concorrência!

Para os e-mails que exigem um pouco mais de atenção, sua equipe pode salvar modelos que incluem dados predefinidos que podem precisar apenas ser ajustados para atender adequadamente às necessidades dos clientes em potencial.

Mas, independentemente de o e-mail ser totalmente ou parcialmente automatizado, incorporar a automação de e-mail nos processos de vendas da sua equipe de vendas pode eliminar grande parte do desperdício de tempo do e-mail matinal.

2. Qualifique e distribua leads mais rapidamente

Agora que você criou e enviou um e-mail para seu mais novo lead, como sua equipe de vendas decide com que intensidade buscar esse cliente em potencial? Além de ler e responder aos leads, sua equipe de vendas provavelmente gasta muito tempo qualificando esses leads.

Talvez o problema não seja qualificar esses leads, mas convertê-los . Em ambos os casos, sua equipe precisa gastar menos em leads que não irão converter e mais tempo em leads que irão.

Com a ajuda do software de pontuação de leads baseado em IA, sua equipe de vendas pode automatizar o processo de qualificação.

Ao criar um modelo de pontuação de leads com base em seus clientes ideais, você pode inserir imediatamente informações sobre um lead em potencial, desde o setor até a receita estimada, para receber uma pontuação sobre o quanto você deve (ou não) empurrar um cliente para converter.

Se a conversão de seus leads for o maior problema, você pode considerar o uso de um software de distribuição de leads para simplificar ainda mais os processos de vendas.

Com base na pontuação de um lead, seu software pode atribuir esse lead ao representante de vendas apropriado. Com a pessoa certa fazendo a venda, você deve ver uma mudança positiva em suas taxas de conversão.

3. Simplifique a entrada de dados e a geração de relatórios

Quando sua equipe de vendas não está gastando tempo enviando e-mails ou identificando leads, há apenas mais um fator consumindo uma boa parte do tempo: entrada de dados.

Infelizmente, se você deseja que sua equipe de vendas acompanhe numericamente o que está acontecendo em seu departamento, a entrada de dados é necessária.

Ao automatizar a coleta de dados, sua equipe de vendas pode eliminar a entrada de dados e essa chamada de vendas de uma só vez, por exemplo. O

registro automático de chamadas pode registrar o tempo de chamada automaticamente, enquanto as ferramentas inteligentes de leads podem preencher automaticamente os dados (da empresa para o setor) no perfil de um lead.

Com os dados sendo inseridos automaticamente, você não precisará mais se preocupar com o desperdício de tempo, nem com as possíveis repercussões de um erro humano.

Da mesma forma, com esses dados em seu CRM de vendas, seus vendedores poderão gerar facilmente relatórios sobre leads que podem começar a usar imediatamente.

4. Deixe outra pessoa agendar compromissos

Depois de reduzir pelo menos alguns dos e-mails, qualificação de leads e entrada de dados e relatórios, há apenas uma última coisa a considerar: o tempo gasto agendando e gerenciando compromissos.

Em muitos casos, agendar apenas uma chamada requer de 9 a 10 e-mails de ida e volta antes de serem definidos em um horário – isso é apenas mais tempo que sua equipe está gastando em sua caixa de entrada do que eles realmente não precisam.

Embora você possa começar a usar essas ferramentas de automação de compromissos imediatamente, geralmente é mais fácil usá-las quando integradas ao seu CRM de vendas.

Dessa forma, seus representantes de vendas nem precisarão pular de um aplicativo para outro; em vez disso, seu e-mail e software de agendamento favorito estarão em um só lugar.

Pronto para trazer a automação para seus processos de vendas?

Agora que você sabe quanto tempo sua equipe de vendas pode economizar automatizando apenas alguns aspectos de seu fluxo de trabalho, você pode estar se perguntando como sua equipe pode começar a colher os benefícios.

Se a automação for totalmente nova para o seu negócio, você pode querer considerar o uso de software de prateleira primeiro.

Depois de testar algumas de suas opções prontas para uso, se achar que precisa de algo mais, talvez seja necessário atualizar para um software personalizado.

Ao criar um CRM de vendas personalizado, você pode criar uma ferramenta de automação dos processos de vendas adaptada ao fluxo de trabalho e às necessidades exclusivas de sua equipe.

Pronto para começar? Acesse o Zoho Bigin e automatize seus processos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas