Boas práticas para envio de email

boas praticas para envio de email - zoho

Para criar a melhor entrega de marketing por email, você precisa seguir algumas diretrizes específicas para ajudá-lo a construir relacionamentos de sucesso com os consumidores. É aqui que entram as boas práticas de envio de email no marketing.

Você quer entender quais são as melhores práticas e quão importantes são para garantir uma boa taxa de abertura de e-mail? Continue a leitura!

O que são as boas práticas para envio de email

Por boas práticas de e-mail marketing entende-se representar tudo o que é criado pela mensagem de forma adequada, tanto em termos de formato do conteúdo como em termos dos interesses do público.

Criar e-mail marketing alinhado com as boas práticas é respeitar os interesses de cada consumidor e disponibilizar o melhor conteúdo possível para produzir bons resultados.

Dicas de boas práticas para envio de email

Por boas práticas de envio de email marketing entende-se representar tudo o que é criado pela mensagem de forma adequada, tanto em termos de formato do conteúdo como em termos dos interesses do público.

Criar e-mail marketing alinhado com as boas práticas é respeitar os interesses de cada consumidor e disponibilizar o melhor conteúdo possível para produzir bons resultados.

1. Entenda seu público-alvo

Antes de continuar a enviar emails, é importante entender a função do seu comprador, que é um perfil de cliente ideal para você.

Depois de entender as preferências dos consumidores que já seguem sua marca e entender os segmentos de mercado em que eles atuam, o envio de bons e-mails fica mais fácil.

2. Cuidados com o e-mail de remetente utilizado

O email usado para enviar a mensagem também deve estar em conformidade com as boas práticas. Portanto, tome cuidado para não usar termos relacionados a vendas.

Outro ponto importante é que o endereço do remetente utilizado (ou email retornado) deve ter uma caixa de correio válida, pois isso permitirá que o destinatário responda ao seu email.

3. Não use listas para envio e-mail compradas

Algo me diz que você já ouviu por aí que “a pressa é inimiga da perfeição”. Por mais que seja uma frase amplamente utilizada, ela se encaixa perfeitamente quando o assunto são as boas práticas para envios de e-mail marketing.

Comprar listas de e-mail pode até parecer um caminho mais curto, mas acaba saindo caro: uma lista comprada consiste em:

● Contatos que não estão interessados ​​em receber seu e-mail, para que você receba relatórios de spam;

● Endereços de e-mail inválidos ou inativos, o que resultará em uma baixa taxa de entrega, o que afetará negativamente sua reputação.

4. Melhore a captação de leads

Saber onde estão seus clientes potenciais e saber que o edifício da lista de e-mail é um processo orgânico, este é o primeiro passo para melhorar o processo de geração de leads.

Por meio da análise de qualificação do público que entra em sua empresa, seja por meio de inbound marketing ou outros meios, você está alinhado com as boas práticas de envio de email.

Insira formulários de inscrição em espaços como sites e redes sociais para que os usuários possam notificar seus e-mails para participar de atividades de marketing digital.

Criar um domínio para o seu envio e garantir que ele esteja configurado corretamente também ajudará na sua mensagem. Se você não sabe, o domínio é o endereço do seu site.

6. Defina o melhor assunto para seus e-mails

Definir os tópicos antes do envio de email é a primeira conexão entre o público e seu comportamento, por isso é importante gastar tempo fazendo boas ligações.

No entanto, você deve ter cuidado ao criar tópicos de e-mail: tópicos como foco excessivo em vendas ou urgência inadequada podem ser classificados como spam.

7. Alinhe os textos e imagens

Para garantir o seu sucesso, crie um e-mail que equilibre imagens e texto. Embora as imagens facilitem o entendimento do conteúdo exibido no e-mail e mostrem aos destinatários informações mais detalhadas sobre o produto promovido, o conteúdo de texto é essencial para que o provedor analise a mensagem enviada.

8. Monte peças de email responsivas

E-mail responsivo é um e-mail que pode ser exibido corretamente em vários dispositivos. Segundo estudo da Adobe, 85% dos consumidores visualizam suas caixas de entrada por meio de dispositivos móveis.

Se uma parte significativa de sua lista de clientes em potencial costuma ver mensagens enviadas por telefones celulares, você deve criar um conteúdo responsivo. Afinal, uma boa experiência de leitura estimula o consumidor a interagir com as notícias.

9. Segmentação de contatos

Além de estabelecer uma base de consumidores qualificados, também é necessário entender que eles têm um interesse específico pelos produtos oferecidos. Outro ponto que deve ser enfatizado é que cada cliente potencial pode estar em um estágio diferente da jornada de compra.

Para seguir as melhores práticas de envio de email marketing, crie ações específicas para cada tipo de público inserido na lista. Os critérios para participação em envios e outras atividades de marketing, produtos de interesse e localizações de clientes em potencial são apenas alguns exemplos que você pode explorar para criar marketing por e-mail personalizado.

10. Faça automação de e-mails

A automação de marketing é crítica para determinar sua comunicação com a lista de contatos. Usando essa ferramenta, você pode desenvolver estratégias de marketing por e-mail com base em todas as etapas do funil de vendas e tudo que leva em consideração o comportamento do público.

Com a automação, você pode criar email marketing de boas-vindas, ações baseadas em produtos visitados em uma loja virtual, remessas de carrinhos de compras abandonados e outras possibilidades!

Além disso, a automação de marketing por e-mail pode ajudá-lo a criar comunicações pós-venda mais eficazes. Por isso, basta saber quando e quais produtos o cliente adquiriu para explicar detalhadamente a operação.

Se você quer saber como criar o melhor email e fazer todos os testes antes de enviá-lo, nossa plataforma pode te ajudar. Faça sua conta de teste e saiba mais!

Publicações relacionadas