Boas vindas colaborador! Dicas para receber novos colaboradores

Resultados excelentes dependem de uma gestão excelente. Nele, você verá como gerenciar sua equipe de vendas para melhorar o desempenho da equipe.

Em algumas situações, você pode se lembrar de momentos importantes de sua vida, sejam positivos ou negativos. É inegável que quando falamos em grandes “primeiros momentos”, eles ficam mais gravados na nossa memória.

O primeiro dia de trabalho pode ser um período estressante e essa ansiedade é de difícil controle na visão dos novos funcionários da empresa.

Tente se colocar na perspectiva do colaborador recém-contratado: Como você deseja que os outros o tratem? Ou lembre-se de como foi no seu primeiro dia em uma determinada empresa. Você tem boas lembranças desse momento?

Se não, tente se perguntar: Como sua experiência está melhor?

Ninguém quer entrar em um ambiente caótico e foi levado diretamente para sua cadeira para trabalhar.

Mesmo na gestão de equipes remotas, receber novos colaboradores mudará o clima organizacional, a qualidade de vida no ambiente de trabalho vai atrair e reter talentos.

Portanto, existem muitas ideias e práticas criativas sobre como receber novos funcionários de forma adequada para você implementar no processo da empresa. Para entender o que são, continue lendo!

Formas de dar boas vindas colaborador

Mas, na prática, como você deixa uma primeira impressão tão excelente em quem está prestes a ingressar na equipe? Por favor, veja nossas dicas separadas abaixo:

1. Faça um comunicado oficial de boas-vindas

Como gerente, a primeira boa prática que você deve ter é comunicar a todos os funcionários que novos funcionários se juntarão à equipe. Uma declaração simples é o que você deve pelo menos fazer.

Neste caso, esta atitude visa permitir que os funcionários seniores compreendam os processos da empresa e transmitam um sentimento de pertença e participação.

Mesmo se sua equipe estiver remota, o anúncio oficial de boas-vindas ainda é importante. Compartilhe via email, chat ou qualquer canal de comunicação oficial!

Se quiser algo mais simples, você também pode escolher algumas palavras de boas-vindas para novos funcionários, como:

● “Seja bem-vindo! Acreditamos que você vai agregar muito ao nosso time e aos nossos projetos.”;

● "Nossa equipe toda lhe dá as boas-vindas. Estamos muito felizes que você se juntou a nós e esperamos progredir com você.";

● “Acabamos de ouvir que nossa empresa contratou um novo funcionário incrível para fazer parte da equipe. Adivinhe? É você! Bem-vindo.”;

● “Sinta-se em casa e seja bem-vindo ao escritório! Suas incríveis habilidades irão se somar à nossa equipe de talentos.”;

● Bem-vindo e parabenizá-lo pelo seu novo cargo, é uma grande honra para você fazer parte de nossa equipe, e estamos buscando um maior sucesso. "

2. Ofereça um kit de boas-vindas

Que tal dar as boas vindas colaborador com um kit personalizado com o logotipo visual da empresa?

Por exemplo, a iFood tem um processo de integração de funcionários muito claro a esse respeito. Eles possuem um conjunto de procedimentos que visa apresentar novos colaboradores e adaptá-los ao ambiente e cultura organizacional.

Os destaques dessa integração incluem o kit de boas-vindas, que inclui:

● Material de escritório, como caneta, caderno, mouse pad e outros;

● Cartão com créditos para serem utilizados em aplicativos de entrega;

● Carta assinada pelo CEO;

● Adesivos para personalizar o notebook da companhia.

3. Convide para um tour de apresentação

Na ideia principal de receber novos colaboradores, não podemos perder o clássico tour de apresentação da empresa. O objetivo aqui é apresentar novos colaboradores aos veteranos e vice-versa.

Você também pode levar os recém-chegados para visitar as instalações da organização, seja no escritório ou na própria área de produção.

Tudo depende da função do novo funcionário, mas se possível, mostre como o processo funciona e explique a missão, os valores e a visão da empresa.

Pense na apresentação como uma experiência única para novos funcionários e esclareça como funciona a cultura organizacional.

4. Integre o novo funcionário aos canais de comunicação

Essa forma de receber novos funcionários é particularmente importante na era do escritório em casa. Colocar os funcionários nos canais oficiais de comunicação da organização é uma prática que não deve ser ignorada ainda no primeiro dia!

Na verdade, não importa quais ideias você use no processo de integração, todo o treinamento inicial não demorará muito. Aproveite esta oportunidade para utilizar o canal e deixar uma mensagem de boas-vindas a cada novo colaborador.

5. Entregue uma carta de boas vindas colaborador

Assim como o boletim, enviar uma carta de boas vindas colaborador é um ato simples, mas pode mudar a própria adaptabilidade do funcionário e estimular seu senso de lugar.

Uma ideia muito legal é incluir uma mensagem de boas-vindas para novos funcionários escrita por colaboradores experientes. Crie uma cultura para que isso sempre aconteça quando novos membros entrarem na equipe!

6. Seja acessível

Os novos funcionários têm muitos problemas, e a empresa precisa estar preparada para excluí-los todos para que os novos funcionários tenham um bom desempenho.

Além de esclarecer todas as dúvidas, você também precisa estimular dúvidas e organizar chats regularmente para mostrar seu interesse no desenvolvimento profissional e fornecer oportunidades de esclarecimento de dúvidas.

Por que dar boas vindas colaborador é fundamental?

Um bom processo de introdução de novos funcionários ajuda:

● Melhorar a relação entre colaboradores;

● Aumentar a produtividade e o engajamento;

● Gerar confiança e sinergia entre a equipe;

● Remover obstáculos de comunicação;

● Acelerar a adaptação à empresa;

● Aumentar as chances de resultados positivos;

● Reduzir o índice de rotatividade, absenteísmo e turnover.

As empresas que estão comprometidas em fazer com que os novos funcionários sejam realmente bem-vindos durante o processo de integração criaram grandes empresas.

Para te ajudar nesse processo o Zoho Workplace tem ferramentas de integração valiosas para o gerenciamento de antigos e novos colaboradores.

Um novo modelo de trabalho vem surgindo, o formato 100% remoto. A sua empresa está preparada para essa mudança? Baixe o nosso checklist e conheça os 5 passos iniciais para iniciar essa transformação. Clique aqui e acesse.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas