Relatório de vendas para pequenas empresas: entenda os benefícios

O seu negócio já aproveita os benefícios do relatório de vendas? 

O relatório de vendas é capaz de compilar informações de todo o processo de vendas, desde as propostas iniciais a documentações importantes. Assim, a empresa pode levantar informações que irão ajudar a otimizar a conversão de clientes.

Mas, para criar o relatório de vendas, não basta reunir dados. Confira aqui algumas dicas, entenda os seus benefícios, quais são os principais dados esperados e mais.

Boa leitura!

A falta de informações está afetando os seus resultados de vendas?

Sim, a sua empresa pode enfrentar grandes problemas com o desempenho de vendas devido à falta de informações. 

Para obter o sucesso comercial, é preciso entender que existem diferenças importantes entre consumidores, as suas dores, comportamentos de compra e necessidades. Cada público tem as suas particularidades, e as negociações precisam ser distintas e personalizadas.

Isso só é possível através de dados. Com a reunião das informações necessárias, é possível ter subsídios para melhorar os resultados das vendas, corrigir as falhas, encontrar possíveis gargalos que estão prejudicando a operação, identificar reais oportunidades e muito mais. 

Analisar informações significa ter a base necessária para controlar a sua empresa, montar um planejamento estratégico sem achismos, fazer adaptações quando necessário e ter uma visão gerencial ampla da organização. 

O seu planejamento e objetivos a curto, médio e longo prazo serão otimizados, evitando um trabalho árduo e cansativo de correções de estratégias baseadas em achismos, sem conhecimento real sobre o consumidor, o mercado, a empresa e os concorrentes. 

Os dados presentes no relatório de vendas entregam a capacidade de avaliar diversos fatores para que as negociações sejam sempre bem-sucedidas. 

O que é um relatório de vendas?

Mas afinal, o que é a ferramenta “relatório de vendas”?

O relatório de vendas é um documento que registra as informações de vendas de uma empresa. Nele, constam dados referentes, por exemplo, ao volume de vendas realizadas em um período, a receita, o ticket médio e mais. 

O relatório costuma ser preenchido pelo vendedor, mas também pode ser feito por supervisores ou gestores, por exemplo. O interessante do atendente ou vendedor realizar o preenchimento é por causa da proximidade com o público-alvo, demonstrando a qualidade dessa relação.

A ferramenta permite a visualização dos indicadores da transação em questão, dos clientes e dos colaboradores. Com o relatório, você pode ter um controle de vendas mais assertivo.

Você consegue descobrir questões como qual é o tempo de atendimento, qual produto é mais vendido, como anda a produtividade, como aprimorar as habilidades da sua equipe, o quanto você está faturando, qual estratégia precisa de ajustes e mais.

É importante que os relatórios de vendas sempre guardem dados atualizados e relevantes sobre o negócio. Assim, as informações são obtidas através de fontes confiáveis, com agilidade, como uma fonte rápida de consulta para tomadas de decisão.

Principais dados de um relatório de vendas

Você já viu alguns dados que constam em um relatório de vendas, mas há muito mais. Ele normalmente contém uma variedade de dados que fornecem uma visão detalhada do desempenho das vendas.

Sendo assim, é normal que os principais dados variem de acordo com as características do negócio, os seus objetivos e os indicadores que deseja monitorar. Confira os dados mais comuns que podem ser encontrados em um relatório de vendas:

  1. Receita de vendas 

A receita total gerada pelas vendas é uma informação fundamental, pois demonstra o valor monetário das vendas de um período.

  1. Número de vendas

Essa informação mostra o número total de vendas concluídas durante o período que você delimitou. 

  1. Ticket médio

O valor médio das vendas é a divisão da receita total pelo número de vendas concluídas.

  1. Taxa de conversão

Essa taxa mede a quantidade de leads transformados em clientes ou oportunidades de vendas que viram vendas reais. 

  1. Pipeline de vendas

O pipeline de vendas torna visualizável o conjunto de oportunidades em diferentes estágios do fluxo de vendas, desde o primeiro contato com o cliente até o fim da negociação.

  1. Principais fontes de leads

Entenda quais são as principais fontes ou canais que geram leads para a empresa.

  1. Desempenho da equipe

Confira o desempenho individual dos membros da equipe, como número de vendas obtido, a receita gerada e mais.

  1. Análise de soluções vendidas

Saiba quais as informações sobre os produtos ou serviços mais vendidos e o quanto contribuem para a receita total da empresa.

  1. Taxas de churn ou cancelamento

Identifique a porcentagem de clientes que cancelaram seus contratos ou deixaram de fazer negócios.

  1. Comparação com períodos anteriores

Compare o desempenho atual da empresa com períodos anteriores, seja o mês ou trimestre de um ano anterior.

  1. Análise territorial

Dados segmentados por localização, caso a empresa venda para diferentes locais.

  1. Previsões de vendas

Obtenha previsões futuras de vendas com base em tendências históricas e oportunidades existentes.

  1. Métricas de satisfação do cliente

Obtenha dados de satisfação do cliente, como as suas avaliações, feedbacks e índices de satisfação. Essa métrica é essencial para fornecer experiências cada vez melhores para os consumidores.

Esses são apenas alguns exemplos, então, outros indicadores podem ser incluídos no seu relatório de vendas. 

6 benefícios de usar relatórios de vendas

É através dos relatórios de vendas que você pode identificar os ajustes pontuais ou sistêmicos necessários para melhorar resultados. Assim, é possível aumentar a produtividade, encontrar gargalos que param a equipe e mirar em problemas reais. 

Sem essas informações, fica difícil otimizar os seus resultados. Um bom relatório de vendas vai te ajudar a:

  1. Coletar dados relevantes

O relatório reúne diversas informações, e te ajuda a analisar dados relevantes sobre seus clientes, mercado, concorrência, tendências e desempenho de vendas. Essas informações contribuem para a tomada de decisões estratégicas, sem achismos, além de identificar áreas de melhoria.

Além disso, os relatórios estimulam o aprendizado de todos na empresa, pois, quando um vendedor com bom desempenho compartilha suas técnicas de venda no relatório, todos podem adotar a mesma estratégia.

  1. Definir metas

As informações de vendas vão te ajudar a construir metas claras, realistas e alcançáveis para a sua equipe. Sem expectativas que serão frustradas ou direcionamento falho dos esforços, o que resultaria em prejuízos.

Afinal, toda empresa tem objetivos a serem alcançados. Mas, em alguns casos, os gestores acabam definindo metas com base em ambições impossíveis para a realidade do negócio. 

Com os relatórios, você se certifica de que a meta é algo que o time de vendas consegue alcançar, além de ter como facilitar esse processo.

  1. Treinar e capacitar a equipe de vendas

Estude o relatório de vendas para entender quais são os pontos fracos e fortes do seu time. Então, invista em treinamento e capacitação contínua para fortalecer e habilitar a equipe de vendas dentro do necessário. 

Assim, você ajudará os colaboradores a desenvolver excelentes habilidades de vendas, conhecer melhor os produtos/serviços oferecidos e proporcionar um melhor atendimento ao cliente.

  1. Acompanhar o desempenho 

Os relatórios mensais ajudam a gestão a entender a produtividade da equipe, para trabalhar no intuito de mantê-la com um alto rendimento. 

Com base nesses dados, você conseguirá identificar problemas, visualizar com clareza se os objetivos estão sendo cumpridos.

Então, aproveite o relatório e monitore regularmente o desempenho de vendas, fornecendo capacitação e feedback construtivo. Identifique áreas de melhoria, mas recompense e reconheça o sucesso alcançado.

  1. Segmentar o mercado

Com base em um relatório de vendas, você entende mais sobre o seu cliente. A empresa terá em mãos registros dos seus comportamentos, dores, históricos, necessidades e muito mais.

Fica mais fácil entender os diferentes perfis de clientes e adaptar as suas estratégias de acordo com as preferências de cada segmento, preparando as equipes para receber diferentes consumidores e personalizar o atendimento.

  1. Oferecer excelente atendimento ao cliente

Um bom atendimento ao cliente é fundamental para manter os clientes satisfeitos, encantados, fidelizados e retidos. Concentre-se em proporcionar uma experiência positiva, personalizada e eficiente em todas as interações, usando como base os dados do relatório.

Como começar a usar o relatório de vendas na sua empresa?

Para essa jornada, você pode contar com o Zoho Bigin!

O Zoho Bigin é o CRM que você precisa para centralizar os dados da sua organização. A integração entre esse software e o Zoho Analytics permite que os dados do Zoho Bigin sejam facilmente visualizados, analisados e transformados em relatórios interativos.

Você irá obter painéis de controle avançados no Zoho Analytics, entendendo com facilidade o desempenho das suas vendas e a eficiência das estratégias de negócios.

Com a integração, os dados podem ser sincronizados automaticamente, você ganha análise de dados avançada, com gráficos, tabelas e relatórios personalizados (e automáticos!). 

Facilite a geração do seu relatório de vendas automatizado com Zoho Bigin!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas