Relatórios personalizados com BIGIN Zoho

Relatórios personalizados com BIGIN Zoho - Zoho

Neste artigo, falaremos sobre como personalizar através do BIGIN Zoho os relatórios de sua empresa.

As ferramentas que criam relatórios sem personalização são projetadas para prever as informações que os gerentes precisam com mais frequência. Em alguns casos, eles podem fazer isso – mas nada melhor do que criar relatórios diferentes para cada situação.

Os relatórios personalizados permitem que você escolha as métricas e KPIs que fazem mais sentido para o seu negócio e o progresso das vendas. Afinal, você sabe melhor o que precisa.

Os relatórios personalizados são projetados para serem flexíveis e refletirem as informações que você considera mais relevantes. Você pode elaborar conforme necessário. Com apenas alguns cliques, você pode visualizar dados gerais de vendas do ano inteiro ou filtrar dados específicos, como quantas ligações um vendedor fez no trimestre anterior.

Compreender os insights que você coleta dos dados de seus clientes é a chave para o sucesso dos negócios. Os relatórios do Bigin Zoho permitem que você analise, monitore e rastreie a saúde da sua empresa e forneça a munição necessária para tomar decisões importantes. Você pode escolher mais de 40 relatórios padrão ou criar um relatório personalizado do zero em minutos.

O que você precisa saber para criar um relatório personalizado?

1. Saiba quem é seu público

O primeiro passo para criar um relatório eficaz é entender quem é seu público. Ou seja, quem tem acesso às informações que você está gerando? Saber disso é crucial para que você possa fazer com que eles entendam seu ponto da melhor maneira possível.

Os gerentes de marketing podem estar interessados ​​em relatórios de vendas detalhando os resultados de vendas gerados por campanhas de marketing específicas. No entanto, se você apresentar os resultados à alta administração, poderá se concentrar mais no “quadro geral”, como o crescimento geral da empresa, em vez de se aprofundar nos detalhes.

Seu trabalho é criar relatórios com seu público em mente para que eles possam encontrar informações relevantes e ter o conhecimento necessário para tomar decisões futuras.

2. Junte todos os dados

Agora que você entende a finalidade e o público-alvo dos seus relatórios personalizados, é hora de coletar, filtrar e analisar os dados relevantes.

Certifique-se de que seu processo de coleta de dados seja o mais orientado a objetivos e o mais simples possível. Comece descrevendo as métricas que você está particularmente interessado em incluir em seu relatório.

Um relatório de vendas padrão deve incluir indicadores-chave de desempenho, número de itens vendidos, vendas líquidas, lucro e custos de aquisição de clientes. Dependendo de suas necessidades, você também pode incluir crescimento de vendas, vendas regionais, novas oportunidades, desempenho da equipe e outras métricas.

Nesta etapa, você também precisa definir o período de tempo para focar. Geralmente, é uma boa ideia usar dois períodos de tempo diferentes (o período de tempo atual e o período de tempo anterior) para comparação.

3. Recursos visuais são sempre excelentes aliados

A forma como os dados são apresentados ao público é tão importante quanto os próprios dados. É por isso que é tão importante explorar o visual. Em vez de esperar que os gerentes vejam tabelas cheias de números, é mais fácil absorver informações com gráficos mais atrativos visualmente.

Por exemplo, um gráfico de linhas pode ajudar a mostrar um aumento ou diminuição na receita ao longo do tempo. Um gráfico de pizza pode ilustrar o quanto cada produto contribui para as vendas totais. Os gráficos de barras podem ser usados ​​para comparar o desempenho dos funcionários.

4. Coloque os números em contexto

Quando você divulga apenas números, o público pode tirar conclusões erradas. Portanto, é importante sempre colocar os dados que você apresenta em contexto.

Por exemplo, uma grande queda nas vendas em um mês pode levar os executivos a tomar decisões precipitadas. No entanto, se você explicar que as vendas caíram devido às más condições climáticas na área, poderá evitar interpretações errôneas e indicar o caminho de decisão correto.

Ou seja, você precisa destacar não apenas as informações, mas também o conteúdo por trás de cada número em seu relatório de vendas personalizado.

5. Utilize uma ferramenta que facilite a geração de relatórios personalizados

Por fim, também é importante usar um sistema que facilite a criação dos relatórios personalizados de que você precisa. Quanto mais intuitiva for a ferramenta, mais fácil será gerar informações realmente relevantes. 

O ideal é construir um sistema como o Bigin Zoho em que os dados sejam inseridos, processados ​​e analisados ​​de forma rápida e eficiente.

Como o Bigin Zoho pode ajudar neste processo?

Seus relatórios estarão sempre organizados e acessíveis

Use filtros de pesquisa avançada para encontrar relatórios rapidamente ou adicione-os aos seus favoritos para acesso imediato. Todos os relatórios que você cria são organizados automaticamente em pastas como Relatórios de atividades, Relatórios de previsão e Relatórios de negócios.

Encontre oportunidades ocultas analisando profundamente seus dados

Mude de visualizações de alto nível de dados de vendas para detalhes. Os relatórios do Bigin Zoho oferecem total liberdade para organizar seus conjuntos de dados para gerar os insights necessários para tomar decisões críticas de negócios.

Faça relatórios personalizados do zero

O construtor visual fácil de usar facilita a geração de relatórios complexos e precisos. Basta clicar para selecionar o módulo do qual deseja criar o conjunto de dados, adicionar os campos obrigatórios ao relatório e até mesmo visualizar o relatório em tempo real antes de salvar.

Amplie sua perspectiva combinando relatórios

Combinado com vários relatórios, você pode obter uma compreensão mais profunda de seus dados de CRM e como isso afeta diretamente suas decisões de negócios. Por exemplo, você pode combinar seu relatório de despesas com seu relatório de negócios e analisar o custo de cada atividade em relação ao número de transações geradas.

Transforme relatórios em painéis e analise seus dados em segundos

Converta relatórios em tabelas ou gráficos totalmente personalizados e adicione-os ao seu painel personalizado. Você pode converter seus relatórios em gráficos de coluna, rosca, pizza, barra, linha, tabela, funil, área e mapa de calor com o clique de um botão.

Compartilhe e agende relatórios com acesso refinado

Compartilhe seus relatórios com controle total sobre sua visibilidade: opte por compartilhar com usuários individuais ou grupos de usuários com base na função ou área do usuário. O Bigin Zoho permite agendar automaticamente relatórios diários, semanais, mensais ou anuais para seus colegas, gerenciamento executivo e até mesmo para usuários que não são do Bigin Zoho.

Tenha uma visão 360º dos seus gastos com o AdWords

Descubra quais de suas campanhas do AdWords estão gerando o maior ROI com relatórios dedicados do AdWords no Bigin Zoho. Obtenha informações sobre o desempenho de sua equipe de vendas executando chamadas ou relatórios de atividades. Os relatórios de visitantes ajudam você a entender seus clientes com dados detalhados sobre os contatos que visitam seu site.

Viu como é simples? Acesse e teste o Bigin Zoho gratuitamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas