Saiba a importância de gerar relatórios insights

Os relatórios de CRM permitem que você analise as tendências e padrões de comportamento do cliente ao longo do tempo. Dessa forma, você pode entender melhor a eficácia de suas campanhas de vendas e marketing.

Além dos benefícios para toda a empresa, os relatórios insights de CRM agregam valor a todas as funções da sua empresa.Um gerente de vendas pode acompanhar o desempenho de sua equipe e elaborar técnicas eficazes de coaching de vendas para melhorar o desempenho de cada profissional de vendas

A importância de gerarrelatórios insights são inúmeras, listamos neste artigo as principais. Boa leitura!

5 Principais relatórios insights de CRM  para melhorar suas vendas

Em particular, os relatórios de CRM ajudam você encontrar  quaisquer pontos de dados ausentes que possam resultar em resultados de negócios adversos. A realizar acompanhamento de desempenho de vendas. Ou seja, os relatórios insights ajudam você a identificar quais representantes de vendas estão alcançando clientes em potencial e quantas oportunidades estão perdendo devido à falta de dados.

Outra vantagem significativa do relatório de CRM é que ele ajuda a nunca perder nenhum de seus clientes, melhorando assim a retenção de clientes. Agora que você entende o que são relatórios de CRM, vejamos a lista dos 5 principais relatórios a serem considerados para impulsionar as vendas em sua empresa:

1. Relatórios insights de funil de vendas

Quando se trata de converter leads, o processo de vendas geralmente segue um curso único. Não há duas empresas operando no mesmo contexto, portanto, seus gerentes de marketing e representantes de vendas precisam entender bem a jornada do seu lead.

Um relatório insightde funil de vendas claro e bem definido é a chave para fazer previsões precisas sobre como seus clientes em potencial estão se movendo pelo funil de vendas e entender quaisquer pontos fortes ou fracos em cada fase do processo. Isso ajuda você a criar uma comunicação mais eficaz com eles e a levar seus clientes em potencial até o estágio final.

Nesse contexto, os relatórios de CRM do funil de vendas são essenciais para a otimização da taxa de conversão . Eles são úteis ao analisar segmentos de leads, negócios e possíveis gargalos ao longo da jornada do cliente. Um relatório abrangente de funil de vendas fornece um instantâneo preciso de tudo relacionado ao progresso geral de suas campanhas de marketing e vendas.

2. Relatório de rentabilidade

O cliente que paga mais pelo seu produto ou serviço pode não ser o mais lucrativo . Embora eles paguem mais, você não pode concentrar os recursos da sua empresa apenas neles, pois dessa forma, você pode passar por outros clientes em potencial que têm potencial para se tornarem seus clientes de alto nível. É um jogo paradoxo que pode lhe custar lucros perdidos.

Um relatório insight de lucratividade pode ajudá-lo a identificar os clientes realmente lucrativos para que eles não sejam deixados sozinhos em um mercado competitivo.

Tendo acesso a informações específicas sobre perfis de clientes, seus representantes de vendas, profissionais de marketing e liderança podem avaliar adequadamente as taxas de lucratividade de todos os clientes por um determinado parâmetro (por exemplo, categoria de produto ou localização geográfica) e concentrar esforços nesses clientes.

3. Relatório de atividades

Você deve ser capaz de integrar seu CRM em todas as partes do negócio para manter registros abrangentes.

Com relatórios insights de atividades, você pode monitorar e-mails enviados, ligações, compromissos e ações subsequentes de seus representantes de vendas combinados com registros nos respectivos sistemas de banco de dados diariamente ou semanalmente.

Esses relatórios permitirão que você se familiarize melhor do que nunca com quem está entrando em contato com quais clientes e meça as taxas de sucesso ao entrar em contato com clientes em potencial. Além disso, eles ajudam você a rastrear e-mails de contatos desconhecidos que podem prejudicá-lo e tomar as medidas correspondentes, por exemplo, implementar um serviço que o ajudará a ficar seguro contra esses tipos de e-mails arriscados.

Com esses relatórios insights, seus representantes de vendas podem economizar muito tempo e esforço valiosos e obter insights claros sobre suas conversas com cada lead — para que você possa ver quais aspectos precisam melhorar .

4. Relatório insights de produtos com melhor desempenho

Uma das melhores maneiras de maximizar as margens de lucro , especialmente para uma empresa de comércio eletrônico, é se concentrar em produtos de alto desempenho .

Um relatório de produtos de alto desempenho ajudará os proprietários de pequenas empresas a entender com quais produtos eles devem priorizar e trabalhar. Dessa forma, quando chegar a hora de promoções de vendas ou vendas cruzadas de outros itens de estoque, esse conhecimento os ajudará a tomar uma decisão informada sobre quais produtos vendem melhor do que outros.

Você pode conferir atualizações semanais sobre diferentes 'vencedores' se quiser relatórios insights rápidos sobre como certos itens estão sendo vendidos em sua empresa.

Esse relatório permitirá que você gerencie melhor seu orçamento de marketing e aumente a base de clientes em menos tempo.

Com essas informações valiosas, é fácil maximizar os resultados de qualquer campanha ou estratégia medindo seu impacto na alocação de orçamento e nas métricas de taxa de crescimento , como o número de vendas por dia durante os períodos de promoção em comparação com os de não promoção.

5. Relatório de previsão de vendas

Dependendo da jornada do comprador, pode haver vários segmentos que demonstram interesse em comprar um serviço ou produto.

Um relatório insights de previsão de vendas permite classificar potenciais compradores com filtros altos e médios para ver quem pode convertê-los em breve e quem precisa de estratégias de marketing mais personalizadas ou métodos de acompanhamento, para que eles avancem no processo de conversão mais rapidamente.

Este relatório ajuda você a se concentrar nos leads com maior probabilidade de se converter em clientes compradores e motivar clientes em potencial menos preparados com todas as formas possíveis de comunicação, lembrando-os sobre suas ofertas especiais ou incentivos, para que eles se apressem em concluir as transações.

Gostou do conteúdo?

A Zoho garante resultados em CRM para o seu negócio. Conheça nossas soluções!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas