Entenda como conectar todos canais de vendas na sua estratégia Omnichannel

A estratégia Omnichannel é o uso interligado de variados canais de comunicação para que a empresa consiga oferecer a melhor experiência para o cliente.

Assim, seja no online, offline, nas redes sociais, no site, por ligação ou por e-mail, é possível padronizar a forma como o consumidor é tratado, sempre com a maior eficiência e precisão nas informações.

Se você quer oferecer essa jornada otimizada ao seu cliente, entenda o seu significado, benefícios, o papel do CRM na estratégia e mais. Vamos lá!

O que é uma estratégia omnichannel?

Uma estratégia omnichannel é baseada na integração dos canais de marketing e vendas de uma empresa. Ou seja, trata-se de uma preocupação em proporcionar uma experiência contínua e consistente aos clientes, independentemente do canal usado para a comunicação.

Afinal, hoje em dia, as empresas podem ser acessadas a partir dos mais variados dispositivos, e precisam manter a linearidade no atendimento.

O termo "omnichannel" significa "todos os canais", justamente por causa dos diversos canais de comunicação nos quais a marca deve mostrar a sua presença, desde lojas físicas até aplicativos móveis.

Esses canais estão interconectados pela marca, e devem ser coerentes em seu discurso, de forma a oferecer uma experiência fluida e personalizada a todo cliente.

É importante ressaltar que omnichannel não é o mesmo que multicanal - que é uma estratégia que oferece ao cliente uma série de pontos de contato individuais, geridos por equipes diferentes e independentes. 

No método omnichannel, quando o consumidor compra pelo e-commerce e opta por ir buscar na loja física, precisa que seus dados estejam integrados. Afinal, atualmente, todas as opções de compra estão interligadas de forma simultânea, e a sua empresa precisa acompanhar essa tendência.

Quais são os benefícios de uma estratégia omnichannel?

Os benefícios da estratégia omnichannel são significativos para as empresas. No mercado digital, apenas uma empresa bem integrada pode ter um bom relacionamento com os clientes, otimizar as vendas e impulsionar o crescimento do negócio. 

A boa estratégia omnichannel:

  1. Otimiza a experiência do cliente

Ela proporciona uma experiência mais fluida e padronizada, independentemente do canal usado para se comunicar com a empresa. Não serão geradas desinformações, falhas ou distorções.

  1. Permite a personalização

A boa estratégia omnichannel é feita com base em dados coletados sobre os clientes. Essas informações servirão para personalizar a experiência nos canais, fazendo com que a marca entregue uma melhor jornada como um todo. 

  1. Gera maior conveniência

Os clientes passam a achar mais fácil contatar e comprar na sua empresa. Poderão escolher o canal de preferência, no momento que quiserem, e ainda assim terão o melhor atendimento, com comodidade.

  1. Reflete no aumento das vendas 

Adotar a metodologia omnichannel pode resultar em aumento nas vendas, já que os clientes ganham uma experiência mais positiva e se sentem mais propensos, além de terem mais oportunidades, para fazer a compra.

  1. Gera redução de erros

Ao integrar todos os canais de comunicação, a estratégia omnichannel reduz o atrito nas interações com os clientes. Isso significa menos problemas de comunicação e uma jornada do cliente mais suave.

  1. Cria uma vantagem competitiva

Com a concorrência acirrada, uma estratégia omnichannel oferece grande vantagem competitiva, além de melhorar a imagem da marca no mercado. Ela passa a parecer mais confiável, consistente e positiva para os clientes.

  1. Ajuda na retenção de clientes

A abordagem omnichannel fortalece o relacionamento com os clientes, já que ele é colocado no centro das ações. A empresa passa a entendê-lo melhor, personalizando cada experiência, com mais flexibilidade, consistência e capacidade de monitoramento.

É inegável que o método omnichannel contribui para a construção de relacionamentos duradouros e a fidelização dos clientes. Por isso, a estratégia é cada vez mais relevante para o sucesso das empresas. Mas como, na prática, você pode adotá-la?

O papel do CRM em uma estratégia omnichannel

O software de CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de relacionamento com o cliente) é fundamental na estratégia omnichannel, atuando como uma peça-chave para integrar e gerenciar o relacionamento com o cliente nos diversos canais.

A plataforma de CRM é capaz de centralizar todas as informações importantes sobre os leads e clientes em um único sistema - como o histórico de compras, interações, comportamentos e mais.

Ela possibilita a integração de canais muito usados como e-mail, chat, telefone, redes sociais e lojas físicas, já que todas as mensagens passam a ser registradas e atualizadas para que as equipes tenham acesso.

Assim, o CRM viabiliza o acompanhamento do ciclo de vendas de ponta a ponta, e os dados armazenados permitem que a empresa personalize a experiência fornecida ao usuário em cada canal, seja com conteúdos, ofertas, mensagens ou recomendações, por exemplo.

Além disso, o software permite a automação de diversas tarefas, desde o simples envio de e-mails até o agendamento de ações que são essenciais para que as interações sejam eficientes em todos os canais.

Os relatórios gerados pelo CRM ajudam a equipe a obter insights, e seus recursos facilitam o suporte ao cliente, a coerência na mensagem passada e muito mais.

A verdade é que a plataforma CRM é crucial para qualquer estratégia omnichannel, independente do porte ou setor do negócio, atuando como o coração que reúne todos os dados e recursos para que a metodologia aconteça.

Zoho CRM: a plataforma ideal para conectar todos os canais de vendas 

O Zoho CRM é uma plataforma altamente eficiente para conectar todos os canais de vendas da sua empresa em um único sistema otimizado, completo e integrado. 

Todos os recursos e funcionalidades oferecidas pelo software irão facilitar a gestão diária das suas vendas e da nutrição do relacionamento com os clientes, independentemente do canal de vendas que eles utilizarem. 

A plataforma permite a completa centralização de informações relevantes sobre os seus leads e clientes, e os dados são coletados a partir dos mais diferentes canais de vendas, seja e-mail, redes sociais, chat ao vivo, telefone ou outros.

Ela também integra esses mesmos canais e muitos outros. Assim, todas as interações são registradas, monitoradas e automatizadas.

Os recursos de automação de processos agilizam e otimizam as vendas, o envio de e-mails e diversos outros fluxos e tarefas repetitivas nas quais, antes, as suas equipes precisavam despender esforços.

As suas equipes de vendas, marketing e atendimento ao cliente serão reunidas em um só lugar, com colaboração facilitada, para que trabalhem juntas e ofereçam as melhores experiências possíveis ao cliente.

Além disso, para que nada seja perdido, você pode usar o CRM para se manter atualizado sobre os projetos e seus desenvolvimentos. Receba notificações instantâneas para reuniões, tarefas, clientes e muito mais. 

Todo o ciclo de vendas pode ser acompanhado através do Zoho CRM, do primeiro contato até o pós-venda e o suporte ao cliente, sempre de forma personalizável e escalável. 

O Zoho CRM é a solução completa que você precisa para conectar todos os canais da sua empresa em uma estratégia omnichannel. Visite o nosso site e conheça todos os recursos do Zoho CRM!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas