Objetivos SMART: entenda como eles atuam na produtividade da empresa

Ter metas claras significa garantir mais produtividade para a sua empresa. A equipe saberá onde precisa ir, qual o planejamento e as estratégias precisas para chegar nos objetivos. Assim, nenhum capital será perdido com metas irrealistas.

Para que você saiba mais sobre como investir em metas inteligentes e não perder investimentos com esforços falhos, precisa conhecer o conceito dos objetivos SMART. Entenda mais a seguir!

O que são os objetivos smart?

SMART é uma sigla em inglês, cujas letras representam os termos: Specific (S), Measurable (M), Attainable (A), Relevant (R) e Time based (T). Em português, significa “Específico, Mensurável, Alcançável, Relevante e Temporal”. 

Trata-se de uma metodologia que direciona e ajuda profissionais dos mais diversos setores a definir e alcançar objetivos com eficiência, de forma realista, produtiva e prática. A sigla SMART tem, em cada letra, um indicador de como as metas devem ser escolhidas.

O conceito resume a metodologia para criação de metas que funcionam para negócios, fluxos, processos e projetos, gerando otimização na sua aplicação no dia a dia dos colaboradores. 

Quais são os 5 fatores do método SMART? 

Para que você entenda o conceito dos objetivos SMART na prática, conheça em detalhes cada item da sigla e entenda a sua aplicação:

O S, de Specific ou Específicas

As metas podem ser “gerais”, mas isso não significa metas genéricas. Anotar, por exemplo, que precisam “melhorar o cenário financeiro”, apenas deixa a equipe perdida e sem saber o que, na prática, precisa ser alcançado.

Isso ocorre porque o objetivo não é específico o suficiente para ficar claro e ser mensurável. Não permita ambiguidades, aponte detalhes, relação de valores, e defina objetivos embasados nas pesquisas sobre a empresa e o mercado.

O M, de Measurable ou Mensuráveis

As métricas de valor são mensuráveis ​​e concretas, o que é mais eficiente e claro para a equipe e para o planejamento empresarial. Por exemplo: “aumentar o faturamento em x reais”, “trabalhar 2 horas por dia no projeto”, “diminuir custos em y reais” e mais. 

Assim, fica mais fácil medir e saber se a equipe está conseguindo alcançar a meta.

O A, de Attainable ou Alcançáveis

As metas não podem ser inalcançáveis, devem ser viáveis economicamente, dentro da capacidade produtiva e de capital humano da empresa. Objetivos difíceis demais podem desmotivar a equipe, gerando resultados ineficientes.

Analise o mercado, os recursos, o histórico da empresa e outros dados, checando com os profissionais o que eles acham sobre os objetivos.

O R, de Relevant ou Relevantes 

Nem todos os objetivos valem a pena, pois alguns não são relevantes para as necessidades da empresa. Por exemplo: por vezes, não é interessante, em meio a uma crise econômica, produzir mais soluções e expandir a indústria.

Comunique à equipe a importância do objetivo para que o negócio prospere e se mantenha sustentável.

O T, de Time based ou Temporalizadas 

Bons objetivos possuem um tempo limite: alcançadas em três meses, um ano ou o tempo que for viável e necessário. Por exemplo: “aumentar as vendas dos novos lançamentos em 30% até o final do primeiro semestre”.

Sempre defina um cronograma realista, de acordo com o que a equipe e a empresa precisam para atingir as metas.

Entenda como fazer a gestão do tempo do jeito certo na empresa!

Benefícios dos objetivos SMART para produtividade de empresas

O uso de objetivos SMART pode oferecer diversos benefícios significativos para aumentar a produtividade da sua empresa e equipe:

Clareza e foco

Os objetivos SMART são específicos, claros, por isso, mais eficientes em ajudar a empresa a direcionar bem os esforços, evitando a dispersão de recursos e os prejuízos.

Mensurabilidade

Os objetivos SMART são mensuráveis, permitindo a avaliação objetiva do progresso, a identificação e correção de falhas, bem como a otimização dos esforços. 

Motivação

Objetivos desafiadores, mas alcançáveis, são parte do conceito SMART. Assim, os profissionais se mantêm engajados para alcançá-los, aumentando a motivação e o comprometimento da equipe.

Gestão de tempo

Objetivos baseados em um prazo são mais claros e eficientes para a conclusão das metas. A empresa pode gerenciar o tempo de maneira eficaz, evitando atrasos.

Melhoria de desempenho

Os objetivos SMART são critérios para avaliar o desempenho dos funcionários, equipes e projetos. Assim, você pode fornecer feedback, identificar falhas e dar benefícios para os profissionais que vão bem.

Priorização

Estabelecer objetivos relevantes é essencial para priorizar atividades e recursos de forma eficiente, evitando desperdício de tempo, materiais e profissionais com tarefas não essenciais.

Comunicação eficaz

Objetivos SMART ajudam a criar uma compreensão clara e uniforme sobre as metas da organização. A comunicação entre os departamentos e níveis hierárquicos fica mais fácil, e todos ficam alinhados.

Alinhamento estratégico

Os objetivos SMART devem estar de acordo com a estratégia geral da empresa, assim, todas as atividades contribuem para a realização da missão, visão e valores corporativos.

Tomada de decisões baseadas em dados

Já que facilita a mensuração das metas, os objetivos SMART fornecem dados valiosos que podem apoiar a tomada de decisões de forma mais informada, precisa e estratégica.

Redução de perdas

Evitando que a sua equipe siga objetivos vagos ou falhos, a empresa reduz o desperdício de recursos em demandas improdutivas, irrealistas ou sem estratégia. 

Inovação e adaptação

Objetivos SMART podem ser ajustados para acomodar mudanças nas estratégias, prioridades ou condições da empresa, dos clientes e do mercado.

Aprendizado e melhoria contínua

O progresso em direção a objetivos SMART permite um aprendizado com sucessos e falhas, sempre em prol das melhores práticas, fazendo ajustes contínuos para alcançar bons resultados.

Conclusão 

O uso de objetivos SMART vai te ajudar a garantir uma abordagem mais estruturada e eficiente para criar metas, melhorar a produtividade, otimizar a alocação de recursos, a motivação da equipe e o foco no essencial para o sucesso da empresa.

Em pesquisa do Reclaim.ai com cerca de 2.000 profissionais, desde a liderança até outros membros das equipes, foi constatado que apenas 12% dos profissionais são totalmente produtivos por mais de seis horas no trabalho.

Então, o que mais você precisa para combater esse problema? Para o mercado moderno, é preciso investir nas melhores ferramentas de produtividade, garantindo o auxílio da tecnologia para te ajudar a otimizar o tempo e o uso dos recursos.

O Zoho Workplace é a plataforma de colaboração ideal para garantir uma variedade de recursos que irão te ajudar na produtividade diária e na definição de metas precisas. Com a plataforma, você terá ferramentas de planejamento e colaboração, rastreando o progresso da equipe e atualizando a situação das demandas.

Você terá ferramentas de análise de dados eficientes para acompanhar o progresso de suas metas, visualizando dados de várias fontes em uma única interface, automatizando e gerenciando tarefas relacionadas às metas. 

Defina prazos, agende reuniões, solicite respostas, envie relatórios, lembretes e receba notificações de várias interfaces de forma unificada, em um dashboard centralizado, personalizável e em tempo real. 

O Zoho Workplace é poderoso para te ajudar a definir objetivos SMART com os dados necessários e de forma eficaz. Conheça o Zoho Workplace!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas