Como fazer a gestão do tempo e do jeito certo

  Como fazer a gestão do tempo do jeito certo - zoho

Quantas vezes você já pensou que seu dia precisa de mais de 24 horas para fazer tudo? Você realmente seria capaz de fazer tudo se tivesse mais tempo no seu dia? Ou você tem mais tarefas para fazer?

A verdade é que temos tempo suficiente para o dia a dia, o que pode faltar é o nosso controle sobre o tempo, ou melhor, a forma como o administramos.

Aqui está a história: duas horas podem ser suficientes para escrever um relatório, mas provavelmente muito pouco tempo para processar todas as abas abertas em seu computador. Entre outras coisas, o foco da decisão estará no foco em cada atividade que está sendo realizada.

Falando em ambiente corporativo, sabemos que agora precisamos lidar com as atividades cotidianas ao lado daquelas que surgem inesperadamente. É aí que entra a gestão do tempo: de acordo com ela, seu trabalho diário pode ser organizado e planejado mesmo com situações inesperadas em mente.

Para discutir mais sobre esse assunto, preparamos um artigo com as melhores estratégias de gestão de tempo que você pode adotar.

Você sabe o que é gestão do tempo?

Esse é um assunto menos complexo do que muitos acreditam. A gestão do tempo nada mais é do que um conjunto de métodos que são utilizados para melhorar o desempenho das tarefas para manter a produtividade e a eficiência.

De forma resumida, a gestão do tempo inclui a adoção de uma série de processos e ferramentas para ajudar a concluir atividades e projetos dentro de prazos determinados e alcançar resultados satisfatórios.

Por que a gestão do tempo é importante?

Não é só no ambiente corporativo que a gestão do tempo é importante, isso é válido para toda vida. Embora essa preocupação seja mais comum no trabalho, ela também se aplica muito bem ao seu dia a dia pessoal.

Quando você consegue administrar melhor seu tempo, sua renda aumenta. Isso, por sua vez, ajuda a melhorar a qualidade de vida – o que garante a proximidade da felicidade total.

Já em uma empresa, os benefícios também podem se refletir nos resultados da organização, nos objetivos alcançados e em um clima organizacional mais descontraído.

6 métodos para uma gestão do tempo eficiente

Primeiro, você precisa entender que tudo começa com a organização. Por isso, o segredo é organizar suas tarefas e usar seu tempo com eficiência para concluir as atividades que surgirem (exceto aquelas que caem na rotina). 

Sabemos que planejar a gestão do tempo da noite para o dia é muito difícil porque não há um plano a seguir. O que funciona para uma pessoa pode ter o efeito oposto em outra. A chave é encontrar o que é bom para você e o que é certo para o seu estilo de trabalho e rotina do dia a dia. 

Para guiá-lo nessa jornada, confira nossa estratégia de separação:

1º – Não tenha medo de delegar

Para a maioria de nós, é muito comum acabar com tarefas que estão além da nossa capacidade (ou deveriam estar). Você deve ter experimentado isso e sabe o estresse que isso cria. Aprenda a delegar e entenda que isso não é uma fuga da responsabilidade. By the way, a delegação é uma função importante de uma gestão ou posição de liderança. Aproveite e dê mais responsabilidade aos seus subordinados ou outros da sua equipe, sempre respeitando suas habilidades e conhecimentos.

2º – Categorize as tarefas do dia

Antes do início do dia, faça uma lista de tarefas que requerem atenção imediata. Tenha em mente que tarefas menos importantes podem consumir mais tempo do que tarefas que precisam ser executadas/concluídas rapidamente. Sem contar que algumas tarefas devem ser concluídas no mesmo dia, enquanto algumas tarefas podem esperar um pouco mais. Resumindo: priorize suas tarefas e foque nas mais importantes.

3º – Não procrastine

Muito tem sido escrito ultimamente sobre o mal da procrastinação. Não é à toa, afinal, é um dos projetos que tem maior impacto negativo na produtividade e pode levar a desperdícios desnecessários de tempo e esforço. Geralmente, procrastinamos as tarefas mais complicadas ou menos agradáveis. 

Uma dica aqui é sempre considerar por que aquela determinada tarefa é importante e quais são seus resultados a curto, médio e longo prazo. Além disso, claro, peça ajuda quando achar necessário ou divida as tarefas em atividades menores, delegando-as (não é à toa que o item “Delegando Tarefas” é o número um dessa lista).

4º – Anote as tarefas

Seja um aplicativo para gerenciar tarefas, uma planilha ou um bloco de anotações, você pode listar todas as tarefas que puder imaginar. Faça uma simples “lista de tarefas” antes do início do dia, priorize as tarefas (como já mencionado anteriormente) e certifique-se de que sejam tangíveis (por exemplo: pense que você concluirá X atividades naquele dia se souber) é inútil e exigirá mais do seu tempo.

5º – Não emende os horários

Quando você sentir que chegou a um beco sem saída, ou quando estiver olhando para as várias guias abertas em seu computador e não souber onde clicar, dê um tempo. Tome um café, um copo de água, faça um brainstorming com os colegas ou ouça música.

6º – É extremamente importante dizer não

Talvez essa seja a regra de ouro e deva ser adotada por todos. Se você já está se sentindo sobrecarregado, aprenda a dizer “não” educadamente e explique o porquê. Antes de pegar todas as tarefas ou projetos em sua mesa, dê uma olhada na sua lista de tarefas. Não adianta assumir mais responsabilidade se tiver que deixar algumas coisas de lado, né?

Essas são algumas coisas que você pode colocar na sua rotina para ter uma gestão de tempo melhor. Outra coisa é contar com uma ferramenta para ter ainda mais controle no seu negócio.

Acesse o Workplace da Zoho e teste gratuitamente! 

1 Reply to “Como fazer a gestão do tempo e do jeito certo”

  1. ótimas dicas que podem ser colocadas em prática usando o Workplace! faz parte do meu dia a dia no trabalho remoto e presencial!

Comments are closed.

Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas