Dicas para aumentar a produtividade no home office

Dicas para aumentar a produtividade no home office - zoho

Depois da pandemia muitas empresas passaram a considerar o home office para se adaptar às mudanças que afetam milhares de pessoas. Mas infelizmente para muitos, trabalhar em casa pode ser sinônimo de desafio, afinal, algumas pessoas não acham tão simples trabalhar em casa.

Daqui em diante não vai ter para onde fugir, pois essa é uma tendência que está ganhando cada vez mais corporações e chegou para ficar, por isso vamos dar uma olhada em algumas dicas que podem ajudar os colaboradores da sua empresa a melhorar a produtividade no home office.

Os benefícios não faltam, mas é necessário um trabalho de adaptação, pois no final das contas o home office proporciona um menor desgaste e também redução de custos para as empresas, em parte, mesmo para funcionários que não precisam gastar horas de viagens para irem ao trabalho, ou pagarem gasolina.

Não vamos apenas romantizar, até porque quase tudo tem prós e contras, trabalhar em casa não será diferente. O trabalho remoto pode ser tão produtivo quanto o presencial? Mas a estrutura da casa é suficiente?

Fique conosco para ver algumas das principais dicas que são essenciais para que você consiga aumentar a produtividade no home office!

Saiba como aumentar a produtividade no home office

1. Tenha uma rotina mesmo em casa

Qual era o horário que você costumava entrar na sua empresa? Quando se trata de home office, é fundamental seguir a mesma rotina de trabalho para que seu corpo entenda que está trabalhando, não descansando.

Claro que, os horários de deslocamento são muito mais flexíveis e acabam otimizando o tempo, mas é importante lembrar a necessidade de controlar esse tempo com as outras tarefas domésticas, como levar os filhos à escola, ir ao mercado ou preparar as refeições.

Normalmente a administração da empresa já estipula o horário, mas caso não aconteça, faça seu próprio gerenciamento de tempo de quando começar a trabalhar e quando precisar entrar no “modo home office” ao acordar. Então tenha as seguintes regras em mente:

Não emende os horários

No home office, é muito normal focar em uma atividade sem perceber quanto tempo já se passou, e em alguns casos, até o almoço passa da conta. Então, não se esqueça de realizar uma pausa de 10 a 15 minutos ao longo do dia antes de se levantar, caminhar pela casa ou fazer um lanche. Sua saúde agradece e com certeza vai aumentar a produtividade no home office.

Nada de hora extra

Por estarmos em casa, muitas vezes ficamos aquelas horinhas a mais, que no final serão prejudiciais. Quando você trabalha muito em um ou dois dias, no meio da semana já estará cansado para focar nas atividades e automaticamente, sua produtividade no home office cai.

Para não perder a linha entre os horários, a dica é criar uma agenda com os horários de entrada, pausas e o horário que deve encerrar o dia de trabalho, assim você conseguirá fazer uma aula na academia, uma aula online ou assistir a uma série sem estar com a cabeça no trabalho.

Se arrume para trabalhar

Um grande erro é você trabalhar de pijama, isso porque seu cérebro tende a associar seu home office a momentos de descanso e relaxamento. Isso não quer dizer que você tenha que colocar uma gravata ou salto alto em casa, apenas que você entenda que está trabalhando, e como todo trabalho, às vezes pode surgir uma reunião por teleconferência da equipe durante o dia.

O trabalho em equipe permanece

Algumas pessoas têm a impressão que trabalhar em casa é trabalhar sozinho, o que não é verdade, por isso é importante manter o contato através de reuniões com toda a sua equipe por videoconferência, pelo menos uma vez por semana. Com isso você não terá apenas as expectativas serão alinhadas, como os objetivos serão definidos e, o mais importante, as ideias serão compartilhadas e a sensação de trabalhar mais isolado não pesa tanto.

Sabemos que os humanos são criaturas sociáveis e o trabalho colaborativo é uma forma de manter a motivação, por isso o home office apresenta um desafio ainda maior à produtividade no home office. Além das reuniões de rotina, mantenha os colegas de plantão e peça ajuda sempre que precisar. Por isso, uma ferramenta de chat, por exemplo, pode ajudar e muito na comunicação.

2. Defina um ambiente para home office

Home office não significa que você pode trabalhar na cama com o notebook no colo. Embora isso seja vendido como a melhor coisa, nosso cérebro não associa dessa forma, então separe um ambiente de sua casa para transformá-lo em seu escritório, como você terá  que trabalhar em horários determinados todos os dias, isso vai te ajudar muito.

Ter um espaço separado para o trabalho remoto pode ajudar seu corpo a entender o que é um ambiente para trabalhar, o que vai te manter mais focado e aumentar a produtividade no home office. Lembre-se das seguintes dicas para organizar este ambiente:

Tente um lugar mais silencioso, ou que não tenha distrações

O local que você trabalha precisa minimizar as distrações: sons da rua, barulho de construção, televisão ligada,  e atividades domésticas podem dificultar o processo. Sabemos que isso pode parecer impossível, mas minimizar os efeitos já vai ajudar, trabalhar na mesa de jantar com louça na pia com certeza não será um incentivo.

Converse com seu cônjuge e filhos sobre o horário de trabalho, e peça que não entrem no ambiente de sua escolha neste momento. Desse modo, você pode evitar interrupções e se concentrar em uma atividade por mais tempo.

Ergonomia é importante

Fique muito atento a como você está executando os trabalhos. Trabalhar em casa também exige se preocupar com a ergonomia, a relação entre o espaço de trabalho e sua saúde física. Na prática, você precisa prestar atenção na sua postura e na sua cadeira, mesa e caderno.

Todas as orientações estão contidas na Especificação Normativa 17 (NR-17) da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

● Cadeira: Além de ser confortável, uma cadeira deve manter os joelhos dobrados a 90 graus e os pés apoiados no chão. Os móveis também precisam apoiar as costas e os antebraços.

● Mesa: A altura ideal de uma mesa de trabalho varia entre homens e mulheres. Para eles, a mesa deve ter 65 cm. Para eles, a altura deve ser de 70 cm.

● Notebook: Para maior conforto visual, seu notebook deve estar a uma distância de 45cm a 70cm de seus olhos. Para encontrar a altura certa, alinhe a parte superior do monitor ao nível dos olhos. Evite inclinar a cabeça enquanto digita.

Dicas bônus

Não seja multitarefas

Ninguém consegue ser multitarefa: seu cérebro está simplesmente mudando sua atenção de uma tarefa para outra, o que acaba sendo mais cansativo do que a atividade em si. Ainda assim, tentar realizar várias tarefas ao mesmo tempo é outro estressor que pode prejudicar sua saúde mental.

Defina suas expectativas

Assim como você, seus colegas se preocupam em manter a produtividade no home office. Por isso é importante deixar claro para eles, principalmente se você for um gerente, o que se espera deles e vice-versa. Dessa forma, evitam-se ruídos de comunicação e o ambiente de trabalho, mesmo em locais remotos, torna-se mais calmo e produtivo.

Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este. E para centralizar as atividades, nada melhor do que ter uma ferramenta em que você consiga agendar suas atividades, realizar as reuniões por videoconferência e ainda controlar seus horários.

Acesse a ferramenta Workplace da Zoho e confira!

Publicações relacionadas