Motivos para usar sistema de nuvem para empresas

Motivos para usar sistema de nuvem para empresas - zoho

As realidades mundiais e os sistemas de trabalho estão passando por uma grande mudança. Organizações de todos os portes já buscam investir com mais intensidade em sistemas de nuvem para empresas porque oferecem diversos benefícios interessantes e otimizam os processos de trabalho não presenciais.

Isso fica ainda mais claro na otimização de tarefas e na eficiência do projeto aprimorada pela tecnologia. Muitas vezes, indexar, armazenar, pesquisar e acessar dados em uma empresa exige, em última análise, recursos que podem ser melhor usados ​​para tarefas focadas nos negócios.

Nesse caso, ter um CRM na nuvem se mostra uma estratégia muito eficaz para lidar com tecnologia sem gastar mais do que deveria. Ainda tem dúvidas sobre como fazer esse investimento? 

Então o artigo de hoje é para você! Aqui estão 7 razões pelas quais você deve decidir adotar um sistema nuvem para empresa agora mesmo. Veja a seguir!

Razões para ter um sistema de nuvem para empresa

1. Garantir escalabilidade e flexibilidade para a empresa

O objetivo de toda empresa é o crescimento. Para isso, porém, precisa estar preparada para suportar o crescimento sem perder a qualidade de seus processos. Se sua empresa crescer significativamente em um curto período de tempo, você precisará de uma equipe e infraestrutura de TI para acompanhar esse crescimento.

Isso pode significar custos muito altos, o que prejudicará seus resultados. A computação em nuvem para empresas pode fazer isso sem muito investimento porque você não precisa de uma infraestrutura poderosa para armazenar seus dados e software. Você pode aumentar ou diminuir seus requisitos de espaço ou programa a qualquer momento.

2. Se destacar em competitividade no mercado

Há algum tempo, era inimaginável que pequenas e médias empresas tivessem acesso aos mesmos tipos de tecnologia das grandes corporações. Somente essas empresas podem contar com tecnologia de ponta, deixando os pequenos e médios empreendedores ainda mais para trás em controvérsias voltadas para o consumidor.

No entanto, isso muda com a computação em nuvem. Tanto as pequenas quanto as grandes empresas têm igual acesso à mesma tecnologia, garantindo um mercado mais equilibrado.

3. Melhora a comunicação e dá mais mobilidade à equipe

Uma das principais necessidades dentro de uma empresa moderna é a mobilidade. Hoje em dia é necessário estar conectado a qualquer hora, em qualquer lugar – e é isso que a nuvem oferece. Sua equipe pode acessar dados corporativos de seus dispositivos móveis, mesmo quando não estiver nas instalações da empresa.

Ao usar um ambiente de nuvem, toda a responsabilidade pela conectividade e disponibilidade é do fornecedor. Você e sua equipe de TI só precisam se preocupar em garantir que o acesso seja fornecido de acordo com suas políticas de segurança.

4. Com a computação em nuvem para empresas você tem um novo ambiente

Um ambiente de TI desatualizado aumenta o risco de incidentes, geralmente apresenta mais problemas de desempenho e requer mais suporte da equipe de TI. A obsolescência também aumenta os custos operacionais da equipe interna ou de serviços de terceiros, seja em hardware ou software, e muitas vezes é incompatível com versões mais recentes de sistemas ou aplicativos usados ​​pelas empresas.

Um dos grandes benefícios da computação em nuvem é que ela permite reduzir o custo do seu ambiente de TI: ela não vai desatualizar.

Dependendo do tipo de serviço contratado, o fornecedor é responsável pela atualização de hardware e software, garantindo que você tenha um ambiente sempre atualizado e pronto para atender às necessidades do seu negócio.

5. Garantir mais segurança para os seus dados

A segurança da informação é uma das principais preocupações das organizações atualmente. À medida que o número de ameaças aumenta e a dependência do uso de servidores cada vez mais poderosos para suportar as grandes quantidades de informações geradas, aumenta também o risco de violações ou perda de dados.

Armazenar informações em um ambiente on-premise – que exige uma equipe dedicada para operar – parece a forma mais segura, mas a nuvem foi criada justamente para garantir a estabilidade e a proteção das informações de uma organização.

Com a computação em nuvem para empresas, seus dados são copiados automaticamente, o que significa que você não perderá informações importantes devido a falha de hardware ou falta de energia.

Todos os dados são distribuídos em vários servidores. Isso significa que, se um deles der errado e falhar, o outro lhe dará acesso aos seus dados o tempo todo.

6. Mais economia no uso de um SaaS

Software as a Service — ou SaaS — é um jeito novo de comprar os programas necessários para auxiliar na gestão de um negócio. Sendo assim, ao invés de pagar taxas exorbitantes por uma licença para utilização de um software, você paga mensalmente pelo direito de usá-lo sem ter que comprá-lo à vista.

Essa é uma metodologia que traz diversos benefícios. Entre eles podemos citar o fato de que não existe a necessidade de instalar programas pesados ​​em sua máquina e pode contar com a versão mais recente do software disponível no mercado sem pagar nada por isso.

E ainda tem mais: se você decidir que não precisa mais da ferramenta, basta cancelar sua assinatura do serviço.

7. Sua equipe fica mais focada nas estratégias de negócios

O core business é o que sua empresa planeja e executa. É extremamente necessário que sua equipe se concentre em melhorar os processos e a qualidade de sua empresa, não em problemas e incidentes de infraestrutura de TI.

Quanto maior o ambiente, mais complexo é gerenciar. É por isso que a computação em nuvem para empresas pode ajudá-lo tanto: para oferecer suporte do fornecedor e disponibilizar uma equipe profissional e experiente para resolver todos os seus problemas relacionados a TI.

Suas equipes internas terão mais tempo para focar no que realmente importa, pois a maioria das necessidades dos usuários pode ser realizada remotamente. Além disso, muitos ambientes em nuvem já disponibilizam alguns aplicativos prontos e pré-configurados, reduzindo bastante o gerenciamento e o tempo de execução desses serviços.

Atendimento para serviços essenciais também podem ser automatizados ou executados mais rapidamente em um ambiente de nuvem.

Conte com o CRM adequado para esse processo. O Zoho Workplace é uma excelente opção para gerenciar processos internos, e pode testá-lo gratuitamente.

O que achou deste artigo? Para ter acesso a mais conteúdos como este continue nos acompanhando.

Publicações relacionadas