Zoho Workplace: a solução em nuvem para o seu negócio

A Zoho Workplace tem conquistado cada vez mais adeptos por sua solução em nuvem, entre elas o poder de processamento que oferece, memória, tráfego rápido de dados, segurança de armazenamento e até preço – já que é mais caro do que servidores dedicados de processamento são mais acessíveis e armazenam arquivos.

Mas antes de se aprofundar nos benefícios da computação em nuvem, vale lembrar a natureza da tecnologia: os serviços de computação são prestados pela Internet por meio de empresas provedoras, e os serviços geralmente são cobrados com base no uso, com uma lógica semelhante às contas de serviços como gás e água. 

Com essa redução no número de arquivos físicos e espaço para armazenar documentos, a nuvem se mostra uma alternativa bastante prática, pois pode ser acessada remotamente e até mesmo contornar possíveis falhas das máquinas que normalmente a alocam.

Podemos resumir o quadro de funções básicas da nuvem em 5 pontos:

● Hospedar as páginas do seu site;

● Disponibilizar software sob demanda;

● Avaliar dados;

● Armazenar, fazer backup e recuperar dados;

● Realizar transmissões de áudio e vídeo.

Como funciona a solução em nuvem?

O conceito de computação em nuvem está relacionado a uma infraestrutura de TI construída para facilitar o armazenamento de documentos e conveniente a recursos de computação compartilhados ou dedicados, como servidores, redes ou aplicativos, em um ambiente externo com esforço mínimo e serviço de programa de gerenciamento necessário.

De forma resumida, isso significa que toda essa estrutura não precisa necessariamente estar dentro da empresa - não existe a necessidade de usuários configurarem software e hardware no local, mas acessar aplicativos por meio de uma conexão com a Internet com o objetivo expresso de otimizar toda a comunicação interna.

Hoje em dia você não precisa mais de um ambiente cheio de servidores, e equipamentos para armazenar documentos. Os acessos a todos os dados estarão em outro local, acessível direta ou indiretamente aos usuários de forma rápida, funcional, segura, escalável e sob demanda. 

O conceito pode não ser muito simples às vezes, mas as vantagens que traz são significativas. Tanto que sua aplicação já aparece em nosso cotidiano há vários anos.

O que analisar antes de ir para a nuvem?

Mais e mais empresas estão adotando serviços em nuvem para otimizar os processos relacionados ao TI. Essa mudança representa uma nova fase importante na forma como as empresas operam, e aquelas que não se adaptarem acabam correndo o risco de ficarem para trás no mercado. No entanto, é comum ter algumas dúvidas sobre o processo.

Por esse motivo, vamos apresentar os tipos de solução em nuvem e o que você deve avaliar.

Tipo de nuvem

As empresas que entendem as forças estratégicas do setor de TI, lideram a transformação digital e aproveitam as novas tecnologias são as empresas que mais crescem nos últimos anos. A computação em nuvem pode ajudar a iluminar essa vantagem competitiva, criar valor e até mesmo redefinir modelos de negócios. Portanto, tome cuidado ao adotá-lo. Isso pode ser feito de três maneiras: nuvem privada, nuvem pública e nuvem híbrida.

Solução em nuvem privada

Nuvens privadas são auto projetadas e implementadas. Todos os recursos computacionais são dedicados à sua empresa. Esta é geralmente a opção mais cara, porque você realmente precisa adquirir e criar uma rede de servidores, configurá-los e gerenciá-los, mas você terá o mais alto nível de controle. Também exige muito de pessoas com formação específica em cada área de TI.

Solução em nuvem pública

Uma nuvem pública é quando você aproveita os recursos e serviços de computação de um provedor de solução em nuvem. Ele fornece a empresas de todos os tamanhos tecnologia de provedor de nuvem de ponta a um custo acessível.

A necessidade de especialistas em infraestrutura é bastante reduzida, a TI economiza tempo e desloca seu foco para questões diretamente relevantes ao negócio, o que lhe confere maior visibilidade e é gerado pelo uso da tecnologia para benefícios das atividades principais do negócio, como a expansão de seus negócios utilizando sistemas de aumento de produtividade.

As equipes internas de TI são ampliadas por equipes de especialistas em infraestrutura nesse modelo, que não precisam gastar muito tempo e esforço em atividades do dia a dia, como backups ou rotinas, para avaliar a disponibilidade e o desempenho do ambiente. Essa equipe se torna uma extensão da sua equipe de TI, trazendo inúmeros benefícios e economia para sua empresa.

Nuvem híbrida

Enquanto a nuvem privada é dedicada, podendo ser totalmente personalizada e tem alta demanda de pessoal e investimento, a nuvem pública acaba sendo uma opção mais em conta, exigindo menor nível de customização, tendo uma estrutura mais enxuta que facilita os processos no dia a dia.

Contudo, pode ser interessante aproveitar os dois mundos com um modelo híbrido, tendo que investir um pouco mais para ter mobilidade. Por exemplo, ter um servidor em uma nuvem pública para backup enquanto outros aplicativos são centralizados em um único data center ou nuvem privada pode melhorar o desempenho.

Essa é uma opção normalmente usada por empresas e organizações que precisam habilitar recursos de uma nuvem privada ou infraestrutura local para se comunicar de forma que a empresa ganhe mobilidade e flexibilidade em diferentes cargas de trabalho, segurança, seja custo, disponibilidade ou até mesmo alavancagem serviços de agregação, como machine learning.

Nesse caso, basta identificar os requisitos que você precisa e encontrar alguém que atenda às suas necessidades. Neste ponto, no entanto, você deve prestar mais atenção.

Solução em nuvem Zoho Workplace no dia a dia das empresas

Existem algumas funções básicas na ferramenta Zoho Workplace que podem ser essenciais para quem quer utilizar a nuvem para armazenamento e backup de e-mail, transmissão de vídeo e planilhas online. Essas são algumas das funcionalidades mais comuns se tratando de computação em nuvem presentes no mercado.

Mas com o passar do tempo, a Zorro Workplace trouxe mudanças profundas na forma como a tecnologia é utilizada, de modo que até mesmo as pequenas empresas podem agora contar com solução em nuvem com baixo investimento para que você não tenha gastos desnecessários.

Se você é uma pessoa que gerencia e pensa no seu negócio como um todo, então com esta solução em nuvem você ficará menos dependente das máquinas e passará a aproveitar melhor a tecnologia e os recursos que ela oferece, permitindo que você se concentre no core business da sua empresa . Para analistas e administradores de infraestrutura de TI, há uma oportunidade de acessar recursos praticamente inesgotáveis ​​a um custo inaceitável para investimento direto.

Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este e faça o teste gratuito da ferramenta Zoho Workplace.

Comments

1 Replies to Zoho Workplace: a solução em nuvem para o seu negócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas