Comunicação e produtividade para empresas

Produtividade para empresas: a comunicação interna deve ser considerada como um fator de prioridade, sendo primordial para uma execução ágil e qualitativa de atividades. Quando esse diálogo não traz bons frutos, a probabilidade de que algo não saia como planejado é muito alta. Por isso, saiba como a comunicação e a produtividade guardam uma relação direta entre si. Com o intuito de evitar a baixa produtividade, menor desempenho e má execução de tarefas, é primordial que a comunicação interna seja transparente, clara e eficaz envolvendo todos os setores. Com base nesse cenário, os gestores devem buscar melhorar e otimizar o compartilhamento de informações. Desse modo, a comunicação interna faz com que os seus colaboradores tenham um trabalho em conjunto e alinhado. Outra consequência positiva ao investir na comunicação interna é o aumento da produtividade dentro da empresa. Se você deseja descobrir quais são as melhores técnicas que podem melhorar a comunicação interna para empresas, continue com a leitura e conheça o Zoho Connect.

O que é uma comunicação interna no contexto empresarial?

A comunicação interna para empresas pode ser entendida como um conjunto de ações em que o principal objetivo é a transmissão de informações com maior relevância entre setores. Além de cada departamento, essas informações serão, posteriormente, repassadas aos colaboradores que integram uma empresa. Dessa maneira, essas ações trazem como finalidade a transmissão da informação de uma forma que ela seja totalmente compreendida pelos colaboradores. Essas informações podem ser sobre:
  • valores da empresa
  • objetivos a serem alcançados
  • feedbacks individuais ou coletivos
  • estratégias que cada setor deve adotar
  • reconhecimento por alguma execução de tarefa
  • e demais questões que possam ser importantes para os colaboradores.
Com isso, essas informações podem ser repassadas por meio de diversos canais de transmissão. O que realmente importa é que essa comunicação tenha como prioridade a transparência, de forma que os colaboradores, por mais que sejam de setores diferentes, sintam que estão conectados e que fazem parte da empresa. Sendo assim, a ideia é que eles saibam que possuem um papel importante na organização, podendo se sentir mais motivados a trabalhar da melhor maneira.

Como é possível otimizar a comunicação interna nas empresas?

Com o intuito de otimizar a comunicação interna dentro da sua empresa, é necessário compreender que todas as ações têm o poder de afetar os funcionários, seja qual for a posição que eles ocupam. Isso porque a comunicação interna serve para ser efetiva, e para isso é preciso trabalhar em algumas otimizações. Confira a seguir como é possível melhorar a sua comunicação interna com a equipe.

Transmissão de notícias e informações de forma clara e objetiva

Pode ser muito complexo se comunicar com diversos setores e departamentos, no geral, dentro de uma empresa. Engana-se quem pensa que apenas empresas de grande porte sofrem com esse problema. Se tiver mais de duas pessoas em um setor, já é preciso investir na comunicação interna. Mensagens muito técnicas podem confundir os leitores, e se elas forem interpretadas de forma equivocada, correm o risco de gerar boatos e fofocas ou a má execução das tarefas. Qualquer tipo de dispersão já pode atrapalhar a transmissão de informações, e a comunicação.

Invista nos melhores canais de comunicação

Toda a comunicação precisa de um canal para ser executada, e é pensando sobre isso que você precisa escolher os melhores canais que facilitam essa comunicação. Até porque a mensagem deve chegar a todos os colaboradores da empresa. Nesse sentido, invista em canais de transmissão de qualidade e dê preferência àqueles que promovem a interação entre os setores e funcionários. O e-mail é um exemplo de canal para a transmissão de avisos importantes, porém, é apenas uma das ferramentas a serem adotadas. Um investimento que pode ser feito é na intranet corporativa. Essa rede é capaz de conectar todos os setores em um único espaço virtual, promovendo a interação e melhor comunicação interna.

Reconhecimento dos profissionais

A comunicação interna é primordial para o reconhecimento daqueles profissionais que exercem um ótimo trabalho dentro da empresa. Com isso, é essencial identificar os funcionários que estão em dia com as metas e os objetivos da empresa. Esse é um feedback extremamente importante, podendo motivar ainda mais o colaborador. Além de agregar uma melhor imagem à empresa, ela será vista como uma organização que encoraja seus funcionários, uma prática conhecida como employer branding.

Permita a interação entre os funcionários

Promover conversas entre seus funcionários e fazer com que eles se conheçam cria um ambiente harmônico para a execução de tarefas. Dessa maneira, invista em ferramentas que promovam esse contato entre os colegas de trabalho. É muito importante que ocorra essa interação na equipe, pois, assim é mais fácil ter uma comunicação acessível a todos. Mantenha a sua equipe sempre engajada e usando frases motivacionais no ambiente de trabalho. Isso cria um local mais agradável e incentiva a comunicação.

Como o Zoho Connect pode ajudar a sua empresa?

O Zoho Connect é a solução ideal de intranet para a sua empresa impulsionar a comunicação interna, bem como a experiência dos colaboradores. Com essa plataforma, é possível ter uma cultura de abertura e engajamento, com o fornecimento de um hub centralizado. Essa é uma opção de fornecer ao seu funcionário um app para que ele possa receber as informações relativas ao trabalho. Através dessa solução, é possível o compartilhamento de newsletter, atualizações e demais informações que o funcionário precisa com uma certa urgência. Diante disso, saiba como a sua empresa pode criar um espaço de trabalho digital acessando o nosso site Zoho e conhecendo as nossas soluções!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas